terça-feira, 30 de janeiro de 2024

OS "HERÓIS DESCONHECIDOS" DA BÍBLIA — JETRO

Não há crédito de autoria da imagem
No segundo capítulo da minha série especial de artigos "Os 'Heróis Desconhecidos' da Bíblia", trago um breve resumo sobre a vida desse personagem que foi fundamental na história do grande profeta Moisés e que na maioria das vezes é pouquíssimo lembrado, mesmo apesar de sua importância na narrativa bíblica.

A primeira menção a Jetro ocorre logo após Moisés ter fugido do Egito. Moisés havia matado um egípcio que estava espancando um hebreu (Êxodo 2:11,12) e, consequentemente, fugiu para Midiã. Foi lá que ele se deparou com as sete filhas do sacerdote de Midiã, que vieram tirar água e encher os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai (2:16). 

Quando alguns pastores impediram as filhas do sacerdote de dar de beber às suas ovelhas, Moisés se levantou para salvá-las (2:17). Quando essas mulheres, que por acaso eram filhas de Jetro, contaram a situação a seu pai, Jetro convidou Moisés para ficar com ele, e Moisés aceitou. (20,21). Moisés acabou se casando com Zípora, filha de Jetro, e teve dois filhos, Gérson e Eliezer (18:3,4).

Quem foi Jetro


Ao ler Êxodo 2 e 3, você deve ter notado algo que parece ter uma discrepância no nome do sogro de Moisés. Ele também é chamado na Bíblia de Reuel (2:18). Jetro era um sacerdote entre os nômades midianitas. O pouco que se sabe sobre a história de Jetro está registrado no livro de Êxodo. 
Este artigo, para os propósitos deste blogue, evitará ir muito fundo em todos os lados do debate, pois essa é a área dos estudiosos bíblicos e desnecessária para a pessoa comum que está simplesmente buscando respostas mais objetivas sem os intermináveis imbróglios teológicos.
Jetro, sendo midianita, era descendente de Abraão. Após a morte de Sara, Abraão casou-se com Quetura, que lhe deu seis filhos, um dos quais foi Midiã (Gênesis 25:1-6). Jetro não era apenas um parente distante de Moisés, mas também parece ter continuado a adorar o único e verdadeiro Deus de Abraão. 

A fidelidade de Jetro ao Deus de Abraão pode ser vista no que ele ensinou às suas filhas. Sua filha Zípora estava obviamente familiarizada com o pacto da circuncisão porque ela realizou o rito em seu filho quando se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, aparentemente por não ter cumprido esta ordem (4:24-26). 

Jetro 
"...se alegrou por todo o bem que o Senhor havia feito a Israel..." (18:9) 
e ele 
"...trouxe holocausto e sacrifícios a Deus..." (18:12). 
Parece, então, que Jetro era parente de Moisés tanto de sangue quanto pela fé compartilhada em Deus (18:10-12).

Jetro e Moisés


Após a libertação de Israel do Egito, Jetro desempenhou um papel importantíssimo na vida de Moisés e do povo de Israel. Ele, o sacerdote de Midiã, ouviu falar de todos os feitos que Deus havia realizado por Moisés e pelo povo de Israel, incluindo a libertação do Egito (18:1). Jetro também trouxe de volta Zípora, esposa de Moisés, junto com seus dois filhos: Gérson e Eliezer (18:2-4).

Jetro enviou uma mensagem a Moisés, anunciando sua chegada, e Moisés foi ao seu encontro, demonstrando respeito e consideração, e eles entraram na tenda para uma conversa (18:6,7). A relação entre Moisés e seu sogro Jetro era claramente próxima e afetuosa.

Moisés começou a ajudar o sogro a cuidar de suas ovelhas (3:1). 
Foi durante esse período que Moisés teve seu primeiro encontro com Deus na sarça ardente, um momento que mudou radicalmente sua vida. Deus ordenou a Moisés que tirasse Seu povo, Israel, da terra do Egito e os ajudasse a se libertar de sua cruel escravidão.
Moisés, após esse encontro divino, que deu início ao seu ministério profético, voltou a Jetro, seu sogro, e pediu permissão para retornar ao Egito para ver a situação de seus irmãos (4:18). Jetro respondeu favoravelmente, dizendo: 
"Vá em paz". 
Assim, Moisés partiu para liderar os israelitas na libertação do Egito, uma jornada que levaria quarenta anos.

Característica na personalidade de Jetro

  • Jetro era grato
Quando Moisés fugiu do Egito, ele defendeu as filhas de Jetro de outros pastores que as impediam de tirar água do poço para as ovelhas delas. Eles foram contar a Reuel e ele ordenou que chamassem Moisés para agradecê-lo com comida (2:20).
  • Jetro era respeitoso
Jetro deu sua filha Séfora a Moisés como esposa. Pouco tempo depois, Deus chamou Moisés para libertar Israel da escravidão no Egito. Jetro respeitou esse chamado e abençoou Moisés para ir sem sua família para essa missão (4:18). Depois, Jetro levou a esposa e filhos de Moisés para estar com ele (18:1-7).
  • Jetro ficou feliz pelo bem dos outros
Isso o levou a oferecer sacrifício a Deus pela salvação de Israel (Êx 18:9,10, 12).
  • Jetro era um homem íntegro e um sogro exemplar 
Praticou a hospitalidade convidando Moisés a ficar com ele. Ele desejou paz a Moisés, quando o profeta seguiu o chamado de Deus para retornar ao Egito (4:18). Ele protegeu sua filha e seus netos quando Moisés os enviou de volta a Midiã (Êxodo 18:2–4). Jetro até deu bons conselhos ao genro. Quando ele viu Moisés 
"...sentar-se sozinho [como juiz], e todo o povo ficar ao seu redor desde a manhã até a noite..." (18:14), 
Jetro sugeriu que Moisés delegasse os casos mais fáceis a outros homens capazes e apenas assumisse os mais complexos. Ele explicou: 
"Assim será mais fácil para ti, e eles carregarão o fardo contigo" (18:22). 
Depois de devolver com segurança sua filha e seus netos a seu genro Moisés no Monte Horebe e ver que as coisas estavam em ordem lá, Jetro 
"...foi para sua terra" (18:27). 
Assim, Jetro atua como sogro e avô modelo: acolhendo seu novo genro como parte da família, liberando-os para seguir a orientação de Deus, cuidando e protegendo sua filha e netos conforme necessário, compartilhando bons conselhos para apoiar o sucesso do genro — tudo isso sem ser intrometido ou autoritário.
  • Jetro sabia o valor do trabalho em equipe
Êxodo 18:13-23 descreve a sabedoria de Jetro e sua habilidade administrativa: 
  • primeiro — Jetro avaliou o exaustivo sistema de trabalho de Moisés (v. 13);
  • segundo — ele permitiu que Moisés explicasse o sistema de liderança dele (v. 14-16); 
  • terceiro — ele explicou a Moisés as deficiências de seu trabalho e as consequências que trariam a ele (v. 17,18); finalmente, Jetro lhe aconselhou como estruturar uma liderança eficiente (v. 19-23).
  • Jetro honrou o significado de seu nome porque soube aconselhar Moisés na hora certa
Moisés honrou a Deus porque — com humildade — ouviu, aceitou e pôs em prática o conselho de um homem sábio. A excelência de ambos resultou no bem-estar do povo de Deus. A vida de Jetro nos lembra que sempre precisaremos do conselho de homens sábios e experientes que guiem os líderes mais jovens.

Conclusão


A história de Jetro é uma verdade poderosa de como a fé e a conversão podem transformar vidas, unir famílias e fortalecer relacionamentos. Assim como Jetro encontrou a verdade em Deus, todos nós somos chamados a buscar a verdade e colocar nossa fé em Cristo, reconhecendo nossa necessidade de salvação.

Que Deus nos ajude a ser como Jetro nisso e viver de uma forma que dê glória a Ele em tudo o que façamos para o avanço do evangelho e edificação do corpo de Cristo (Colossenses 3:23,24).

[Fonte: Coalizão do Evangelho, original por Nimrod López (traduzido por David Bello) acessado em 30/01/2024. Personagem Bíblico, original acessado em 30/01/2024.]

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário