sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ACONTECIMENTOS — ESPECIAL: "O GALO GANHOU!", 50 ANOS DEPOIS, TIME MINEIRO CONQUISTA REGISTRO HISTÓRICO NO FUTEBOL NACIONAL

Crédito da imagem: Rádio Itatiaia
Não, eu não sou atleticano, registre-se! Aliás, eu sequer sou torcedor e o futebol não é minha modalidade esportiva preferida. Entretanto, não há como negar que a conquista do bicampeonato brasileiro de futebol pelo time Clube Atlético Mineiro, na noite do dia 02/12/2021, merece sim ser repercutido aqui na minha série especial de artigos Acontecimentos.

Uma campanha quase impecável


Atacante Hulk, Placar/Reprodução
A campanha do Atlético-MG foi muito consistente durante todo o ano, mantendo uma regularidade em toda a competição. 

Dos jogos disputados, até a conquista do bicampeonato, a equipe perdeu apenas cinco. Além disso, venceu 25 e empatou seis (carece de fontes). 

Um fator de destaque também é a campanha da equipe no segundo turno. Com essa vitória a equipe alcança a marca de 39 pontos conquistados apenas no returno da competição, ainda restando dois jogos. Números muito positivos e que justificam esta importante conquista.

Ou seja, é unanimidade a afirmação da imprensa esportista, que o Galo fez uma campanha memorável neste Brasileirão. Sob o comando do técnico Cuca, o time apresenta a melhor defesa, o segundo melhor ataque, o artilheiro da competição. Jogando fora de casa, o time manteve suas forças. Foram nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Mas, e sobre a conquista do primeiro campeonato, no Rio de Janeiro, em 1971? Eu estava com apenas cinco anos de idade, portanto, de nada lembro, mas, pesquisando, encontrei alguns...

Fatos e curiosidades sobre o Atlético de 1971, o 1º campeão do Brasileirão


Especial Galo Campeão de 1971, Placar/Reprodução
Há 50 anos, a CBD organizou um inédito campeonato nacional. Coube ao Galo a honra de ter sido o primeiro a levantar a taça, superando favoritos. No ano seguinte à conquista do tricampeonato mundial, em 1970, no México, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidiu organizar o primeiro Campeonato Nacional de Clubes. 

Desde 1959, haviam sido realizadas a Taça Brasil, a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Fluminense, último vencedor do Robertão, o Santos de Pelé, o Botafogo de Jairzinho e o São Paulo de Gérson eram os favoritos, mas quem levou a melhor foi o Atlético-MG.

A organização do primeiro Campeonato Nacional de Futebol 


Especial Galo Campeão 1971, Placar/Reprodução
Vinte clubes, de oito estados, foram divididos em dois grupos de dez. Jogavam todos contra todos, em turno único, com os seis melhores de cada chave passando à segunda fase. Na nova divisão, eram três grupos de quatro equipes. Só o melhor passava para o triangular final. No primeiro jogo, no Mineirão, vitória por 1 a 0 sobre o tricolor carioca com gol de Oldair.
Crédito da imagem: Memorabília do Esporte/Reprodução

Em seguida, no Morumbi, o São Paulo fez 4 a 1 no Botafogo. Assim, no dia 19 de dezembro, no Maracanã, bastava um empate contra o Fogão para dar o título ao Galo. Mas Dario — o Dadá Maravilha — marcou aos 16 minutos do segundo tempo e garantiu a festa da vitória.

No total, foram 27 jogos, com doze vitórias, dez empates e cinco derrotas. Desde então, o clube foi cinco vezes vice-campeão brasileiro (em 2012, isso lhe garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte, conquistada de forma heroica). Por isso, sua torcida apostou pesado na repetição daquele feito inesquecível, de cinquenta anos atrás. Valeu a aposta dos torcedores alvinegros.

Bodas de ouro

Bola de Prata, Placar/Reprodução
Pode comemorar, torcedor atleticano! O Atlético-MG é o grande campeão do Brasileirão Série A 2021. Na noite desta quinta-feira (2), a equipe comandada pelo técnico Cuca venceu o Bahia pelo placar de 3 a 2, com gols de Hulk e Keno para o lado do Galo e Luiz Otávio e Gilberto pelo lado do Esquadrão. 

Embora eu não tenha assistido (não costumo assistir a partidas de futebol), os que o fizeram, disseram que o jogo foi muito emocionante! Com os três pontos conquistados nessa partida, o clube mineiro alcança a marca de 81 pontos e não pode ser mais alcançado pelo Flamengo, que também lutava pelo título brasileiro.

Como foi a partida no Estádio do Itaipava Arena Fonte Nova


Crédito da imagem: Torcedores.com/Reprodução
O primeiro tempo da partida foi bastante estudado. As duas equipes precisavam do resultado e a tensão pela busca dos três pontos pode ter atrapalhado suas formas de jogar. 

O Atlético-MG, favorito na partida, não conseguiu produzir muito na primeira etapa, principalmente por méritos do Bahia. A equipe de Guto Ferreira estava muito bem postada dentro de campo e não deixava muitos espaços para o Galo chegar ao ataque. Nas poucas oportunidades em que chegou, parou no goleiro Danilo Fernandes, da equipe baiana.

Emoção é a palavra ideal para definir o que foi o segundo tempo da partida! Afinal de contas, os cinco gols da partida foram marcados na segunda etapa. O Bahia começou muito bem, indo para cima dos visitantes e conseguindo abrir 2 a 0 com gols de Luiz Otávio e Gilberto. 

Quando o resultado parecia muito bem encaminhado, o Atlético-MG provou mais uma razão de merecer ser campeão. Em um ritmo frenético, a equipe de Cuca conseguiu marcar três gols em um intervalo de cinco minutos e virou o jogo de maneira imponente. Uma grande virada para coroar o Galo com o tão aguardado título!

Conclusão

Fim do jejum!


Crédito da imagem, Globo Esporte/Reprodução
Chega ao fim, portanto, a longa espera dos torcedores atleticanos pelo título brasileiro. Foram 50 anos separando a última conquista de Brasileirão, que aconteceu em 1971, e foi conquistada. O jejum de 50 anos teve momentos de altos e baixos, com o clube chegando perto do título em algumas oportunidades, mas batendo na trave em muitas delas. Em 2021, porém, a história foi outra. Campanha consistente e título garantido com duas rodadas de antecedência.

Apesar da força de seu grande destaque, o atacante Hulk, o Atlético-MG conseguiu brilhar neste Brasileirão principalmente pelo desempenho coletivo de seu elenco, mesclando jogadores jovens e experientes, mas todos muito capacitados. O conjunto foi conduzido e comandado de maneira muito eficiente pelo técnico Cuca. O treinador, inclusive, conquista seu segundo título de Campeonato Brasileiro. O primeiro deles aconteceu em 2016, quando estava à frente do Palmeiras.

Por fim, jogo histórico, emocionante, heroico e decisivo! A festa agora toma conta do time atleticano e dos torcedores, espalhados por todo o Brasil e no mundo. Depois de 50 anos, o Clube Atlético Mineiro é novamente campeão do Campeonato Brasileiro! Conquista que despertou a atenção não apenas do torcedor mineiro, mas, de toda a modalidade futebolistíca mundial.

[Fonte: Ge.globo; Placar, por Gabriel Pillar Grossi — "Fatos e Curiosidades Sobre o Atlético de 1971, o 1º Campeão do Brasileirão"; Torcedores.com]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário