sábado, 19 de junho de 2021

PAPO RETO — QUE "TIPO DE VASO" TEM SIDO O SEU OUVIDO?

Neste capítulo da série especial de artigos Papo Reto, te convido a refletir um pouco sobre a importância do "ouvir". Acredito ser sabido por todos, que nossos ouvidos são portas de entradas para nossa alma e que interfere diretamente em nosso espírito e consequentemente em nosso corpo.

Nossos ouvidos têm sido constantemente bombardeados por sons que nem sempre são agradáveis ao Senhor. Hoje em dia se coloca nomes sujos, ou palavrões, como você preferir denominar, até mesmo em jogos de vídeo games tais como um jogo de futebol muito conhecido onde a torcida fica a toda hora gritando um palavrão, enquanto as pessoas jogam, muitas vezes nem se importando com o que está passando, com a justificativa que não está prestando atenção. E o que dizer então do conhecido e tão aclamado por muitos jovens, que não se contentam apenas em ouvir esse lixo sonoro, mas fazem questão de compartilhá-lo em alto volume, o tal do "funk proibidão"?

É possível selecionar o que ouvimos?


Minha dúvida é: os pecados que nos levam para a perdição são apenas aqueles os quais prestamos atenção? Eu acho que não, mas se você não concordar, como os mais idosos falam: "Cada cabeça, sua sentença"

Apresento aqui a minha opinião e sugiro uma reflexão, não se trata de uma imposição. Não posso mudar o mundo e às vezes somos limitados até mesmo para mudar a nossa casa. Tem vezes que, infelizmente, se não quisermos ouvir aquilo que o Espirito Santo está nos mostrando, pontuando e sinalizando, temos como única alternativa sair do lugar, ou colocar tampões nos ouvidos. 

Mas como é triste a sensação de ver uma pessoa a qual você ama não compreender que aquilo é péssimo para todos. Sermos obrigados a nos omitir diate de um erro...

Passividade ou cumplicidade?


É muito comum, infelizmente, que em grupos de homens surjam assuntos bem pouco recomendáveis. Um deles começa a falar, por exemplo, sobre suas peripécias sexuais e os outros vão na onda, às vezes até tornando público o que fazem com as esposas no leito conjugal, expondo-as a quem não tem nada com isso. Daí vem uma cadeia de comentários sobre os corpos das moças que passam por perto, piadas sujas, palavras abaixo de vulgares e por aí vai, cada vez descendo mais.

O problema não é o "clube do Bolinha" em si, pois tais tipos de comentários também acontecem no "clube da Luluzinha", entre mulheres que não cultivam a vida espiritual, algumas até levando isso a público pela mídia, lamentavelmente. O que faz a diferença é a qualidade do grupo. Quem disse que não é possível haver uma reunião saudável de homens?

Sim, é completamente possível um churrasco com os amigos em que os assuntos não descambem para a vulgaridade e o machismo imaturo. Aquele tradicional futebol de sábado não precisa ter assovios e cantadas baratas para com as mulheres que passam. Mesmo no trabalho, há como conviver com respeito pelas colegas, sem elas virarem comentários errados no banheiro, no vestiário ou no refeitório.

Mas de acordo com a Bíblia: Qual a importância do que ouvimos para a nossa vida espiritual? 


Em Romanos 10:17, Paulo vai responder este meu questionamento dizendo: 
"...a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus". 
Segundo Paulo, o ouvido é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, porque é por ele que a fé entra em nós, e "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6a), e não só isto, a palavra de Deus diz que a salvação esta intimamente ligada a fé, por isso em João 3:16 a palavra de Deus vai dizer que 
"Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"
por isso a vida eterna vem pela fé que temos em Cristo.

Será que a falta de fé que tem permeado muitas pessoas não é por causa do que têm ouvido? 

Há muitos assuntos comuns ao universo masculino que merecem o nosso escasso tempo: automóveis, motos, esportes, saúde e por aí afora, incluindo a vida espiritual, razão pela qual existimos, refletindo seus efeitos na vida prática e social. Em outras palavras, homens conversando com homens sobre como ser homem de verdade.

Mas e quando nem todos no grupo têm a vida espiritual com Deus como prioridade? Às vezes você pode até ser o único, dependendo de onde estiver, a priorizar isso. Não vamos pôr panos quentes: sabemos que comentários vulgares acontecem em algumas reuniões evangélicas nas quais o foco de adorar a Deus é perdido:
"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" (1 Coríntios 14:26).
Nesses casos, é hora de colocar em ação um ditado bem antigo que diz 
"palavras loucas, ouvidos moucos (surdos)"
que nada mais é do que selecionar o que se ouve (às vezes não há como evitar) e jogar fora o que não presta. 

Ninguém disse que ser homem seria fácil, mas também pode ser muito bom, um prazer mesmo, se isso for bem conduzido. Num papo saudável, pupilos acham mentores, bons amigos aparecem e até futuro sócio pode ser apresentado se você querer e, claro, não desperdiçar nenhuma oportunidade de anunciar as boas novas do evangelho da paz. Sempre haverão ouvidos para ouvir!

Somos o que falamos, falamos o que ouvimos


Você é o que você fala e até o próprio Senhor Jesus atesta isso:
"Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca" (Mateus 12:34).
Essa boa impressão, se o homem tem o Espírito Santo como seu centro, é mais que somente uma impressão, pois mostra como ele é de verdade e isso lhe dá crédito perante os outros do grupo. O mesmo livro de Mateus permite ver mais longe:
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os disserem hã de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenados" ( 12:35-37).
Ou seja, o fato é que nós somos constituídos pelo que vemos e ouvimos, é disto que o nosso coração se alimenta, por isso, devemos ter muito cuidado com o que estamos ouvindo. 

Estava refletindo estes dias a respeito da queda do homem, lá no livro de Gênesis e uma das coisas que me chamaram a atenção, foi o fato de uma das estratégias de satanás para levar Eva ao pecado, foi conseguir fazer com que ela parasse para ouvi-lo, satanás não alimentou o coração da mulher mostrando simplesmente o fruto proibido, mas sim, falando aos seus ouvidos, o maior erro da mulher foi dar ouvidos ao que a serpente tinha para lhe dizer, aquilo alimentou o seu coração, e lhe conduziu a ruína. A mesma estratégia foi usada pelo gigante Golias contra o exército de Israel (1 Samuel 17:1-27).

Esta tem sido ainda a estratégia de satanás para levar muitos crentes à queda, ele tem falado hoje ao nosso coração, através das músicas com letras sensuais e pornográficas, tem contaminado o nosso coração com os conselhos diabólicos trazido por seus emissários, note o conselho que o apóstolo Paulo vai nos dar em 1 Coríntios 15:33: 
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes".
Por isso cuidado com o quem os teus ouvidos estão ouvindo, selecione bem as conversas que você vai participar, em Efésios 5:6 encontramos outra orientação: 
"Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele"
não se deixe ser enganado como foi Eva, não permita que satanás fale ao teu ouvido, pelo contrário, como disse o Senhor Jesus em Mateus 11:15: 
"...quem tem ouvidos para ouvir, ouça…" (e Ele repete essa frase várias vezes no livro do Apocalipse: 2:7, 11, 29; 3:6, 13, 22; 13:9; 22:17).
mas não é ouvir qualquer pessoa, ou qualquer coisa, mas ouvir a voz de Jesus, ouvir as suas palavras, pois isto ira edificar a nossa vida.

Selecione as músicas que você ouve, e tudo o mais as quais podem te afetar. Minha pergunta para você refletir é: o que tem alimentado a sua vida espiritual através de seus ouvidos? Desabafo permeado de tristeza: Eu sei que muitas pessoas podem não concordar com a minha opinião, mas pelo menos eu tenho uma opinião e procuro respeita-la. 

Conclusão


É, meu/minha caro/a leitor/a, as consequências de simplesmente abrir a boca e dizer algo vão bem além do que imaginamos. Mas, para quem se diz conduzido pelo Espírito de Deus, isso acontece naturalmente e de uma forma boa.

Para terminar, por falar em Bíblia, ela também traz um conselho que resume tudo o que foi dito aqui:
"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor,e nessa lei eles meditam dia e noite" (Salmo 1:1,2).
Quando há possibilidade de escolha, é melhor evitar as rodinhas daqueles que tornam ridículo o ser de Deus e dar um significado muito melhor a esse enorme privilégio.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário