terça-feira, 8 de setembro de 2020

SUAS REDES SOCIAIS E VOCÊ: SERÁ QUE AS PESSOAS SÃO O QUE EXPÕEM NAS VITRINES DAS MÍDIAS SOCIAIS?

Assisti a um debate na televisão, na CNN, com alguns psicólogos sobre o fenômeno das mídias digitais, que, com a chegada da pandemia mundial do novo coronavírus, ficou ainda mais potencializado. Achei bem interessante os posicionamentos dos especialistas sobre o quanto essa inserção abrupta no universo online, fez com que os excessos comportamentais por parte de grande parte dos indivíduos, ficassem ainda mais explícitos, afinal, quando o assunto é aparecer, de anônimos a celebridades, a "disputa" é muito acirrada (a "livemania" não me deixa mentir). Afinal, o cenário glamouroso das redes/mídias sociais/digitais, pode ser facilmente produzido e nem sempre (na quase maioria das vezes) expressam a realidade de quem o protagoniza.

"Quem não se comunica, se estrumbica!"

Abelardo "Chacrinha" Barbosa (1917/1988)


É notório que os meios de comunicação deram uma contribuição enorme para o desenvolvimento do ser humano, isso devido ao alcance significativo que têm. Com a chegada da internet, a comunicação deixou de ser um elemento social importante e passou a ser algo essencial. Agora imagine o processo de comunicação e aprendizagem depois do advento da tecnologia e da internet. 
Para a maioria dos usuários deste conglomerado de redes em escala mundial, o acesso a elas passou a ser uma necessidade constante.

Pelas estatísticas com a quantidade de acessos por dia, podemos constatar que as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de manter contatos, elas passaram a ser fonte de informação, atração de novos clientes, publicidade, oportunidade e também lazer.

E falando mais precisamente sobre as redes sociais, já somos mais de 2,5 bilhões de usuários ativos, como mostram os dados do Global social media research summary 2017. Ou seja: Não tem desculpa para não estar no mundo online hoje em dia. As redes sociais fazem parte de nossas vidas, ocupam um expressivo tempo de nossos dias, se tornaram muito mais do que ambientes de encontros e conversas, mas são canais de entretenimento, de comunicação, de mídia, de marketing, de atendimento e relacionamento. Somos seres conectados, digitais e sociais, isso é inegável.

Nas redes sociais cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. Sua relação com outros indivíduos vai formando um todo coeso que representa a rede e a criação de grupos de interesse como esporte, cultura, entretenimento, educação, etc. Porém, não é só porque estar nas redes sociais é fácil e rápido que devemos sair por aí criando contas em tudo quanto é lugar.

A aldeia global e seus espécimes


Atualmente temos a formação de uma nova sociedade, a qual denominamos de Aldeia Global. Ela exerce influência direta no comportamento social e o comportamento social também exerce influência sobre ela.

Mas você já se perguntou como todas aquelas imagens dos corpos de outras pessoas — sejam elas um clique das férias de um amigo ou a selfie de academia de uma celebridade — podem estar afetando a maneira como você vê sua própria imagem?

Muito tem sido estudado ao longo dos anos sobre como os principais meios de comunicação apresentam padrões de beleza irreais na forma de celebridades retocadas com Photoshop ou modelos de moda extremamente magras. Agora que influenciadores enchem nossas redes sociais, é fácil imaginar que também essa mídia seja nociva quando se trata de imagem corporal.

Cada vez as pessoas dedicam mais tempo nas plataformas digitais. Os smartphones ajudaram muito nessa popularização, mas a história das redes sociais surgiu um pouco antes desse novo meio de acesso online. O fato é que, se você tiver 30 anos ou mais, provavelmente passou a infância sem essa ferramenta nas mãos e viu nascer e morrer muitas dessas mídias.

E se alguém acha que não é influenciado pelo que está nessas mídias, se engana. As mudanças vindas desse meio afetam diretamente o cotidiano, a forma de agir e também a de pensar das pessoas. 

Nossas publicações nas redes sociais são estudadas por potenciais empregadores e gerentes de Recursos Humanos. Nossas(os) ex-namoradas(os) e os(as) ex das(os) nossas(os) namoradas(os) atuais visitam nossas páginas. E não hesitamos em fornecer informações sobre nós mesmos, sem pensar nas fraquezas que isso pode expor ao mundo.

Os psicólogos sociais acreditam que toda publicação representa uma mensagem definitiva para o mundo. E a ausência de mensagens também. Baseados em estudos, esses especialistas comportamentais traçaram os perfis dos internautas, de acordo com o conteúdo de suas postagens em redes sociais. O resultado desse estudo é muito interessante. Veja abaixo em qual (ou em quais) você se enquadra e, se prepare, pois, o resultado pode não ser do seu agrado.
  • 1. O usuário reservado  — O proprietário de uma conta desse tipo não fornece muita informação sobre si mesmo, inclusive para seus amigos. Na sua conta, há apenas algumas fotos e páginas sendo seguidas. Muito provavelmente, neste caso, trata-se de uma pessoa introvertida, que tem dificuldade de falar sobre sua vida e compartilhar informações sobre si mesma.
Além disso, esse tipo de comportamento reservado pode indicar que o usuário está enfrentando dificuldades emocionais. É possível que esteja deprimido e não queira entrar em contato com o mundo.
  • 2. "Somos um casal feliz"  — Os psicólogos estão convencidos de que aqueles que compartilham muitas fotos da intimidade a dois nas redes sociais, na verdade, se sentem inseguros em seus relacionamentos. A quantidade enorme de fotos do casal demonstra a necessidade de convencer a todos que você é feliz e amado. Essa pode ser uma mensagem para a ex, para os possíveis rivais ou até para os amigos menos afortunados. 
Casais felizes não se distraem com as redes sociais para mostrar constantemente ao mundo como são felizes e como se divertem. Eles simplesmente não veem sentido nisso.
  • 3. Miss/Mr. Selfie  — Um grande número de selfies no perfil indica baixa autoestima do usuário. E também egoísmo. "Olhe quem está no centro do mundo", querem transmitir nessas publicações. O proprietário dessa conta precisa de uma grande quantidade de reconhecimento e aprovação de outros na forma de curtidas e comentários lisonjeiros. E ainda tenta se convencer de que é realmente lindo.
  • 4. "Minha vida é um sucesso"  — Hotéis bacanas, restaurantes top de linha e até as academias mais caras. Quando você entra no perfil de um usuário desse tipo nas redes sociais, parece que sua vida é incrível e repleta de felicidade. As imagens, uma após outra, querem mostrar que a vida dele é ótima. Cada uma diz: "Veja como tenho uma vida feliz e ocupada! Veja tudo o que posso me permitir". Atrás dessas imagens está o desejo de que os outros sintam inveja de sua riqueza e sua posição.
E muitas vezes essa demonstração de "boa vida" é apenas uma tentativa de escapar de si mesmo e da sensação de falta de sentido em tudo o que está acontecendo.
  • 5. Notícias em tempo real  — Esse tipo de usuário compartilha em sua página receitas, notícias, imagens, seu humor, detalhes sobre sua vida e fotos pessoais. Os psicólogos dizem que esta forma de publicar mostra que seu autor se sente solitário e rejeitado pela sociedade ou que tem medo e tenta se encaixar no mundo. Se a página estiver cheia de compartilhamento de matérias, pensamentos e citações de outras pessoas, significa que o usuário não é uma pessoa criativa e prefere reproduzir as ideias dos outros. Outra possibilidade é que seja tímido e simplesmente sinta vergonha de se manifestar em público.
  • 6. #SouMãe / #SouPai  — A página está cheia de fotos da criança, suas conquistas, as primeiras palavras e os primeiros passos, vídeos do jardim de infância, do jogo de futebol e muito mais. Muito provavelmente, a(o) proprietária(o) do perfil quer convencer os outros e, a si mesma(o), que há vida durante a licença maternidade/paternidade. Essa é uma tentativa de autopromoção e de auto-afirmação social por meio da criança. Mas não se deve deixar de perceber que essa mãe ou esse pai se esqueceu de si mesma(o) e que, além de ser mãe e pai, ela ainda é mulher, ele ainda é um homem, esposa(o) e profissional. Se você é dona(o) dessa conta, é importante se perguntar de tempos em tempos: "Onde eu estou nisso tudo? O que quero? Com o que sonho?"
  • 7. Miss/Mr. Corpo perfeito  — No perfil desse tipo de gente, você verá um corpo esportivo perfeito, filmado e fotografado nos melhores ângulos. E muitas fotos todos os dias. E não estamos falando de atletas profissionais, mas de pessoas comuns, obcecadas pela aparência. Esse é um indicador de que essa pessoa está insatisfeita com o seu corpo ou talvez esteja super satisfeita, mas não basta ter um corpo perfeito: é preciso mostra-lo. Essas pessoas precisam melhorar continuamente. E, para isso, usam o treinamento esportivo, a cirurgia plástica e a dieta. E também é uma forma de competição. Parece que o proprietário da conta pergunta: "Você tem esta barrida de tanquinho?" Ah, e a quantidade de likes, views e compartilhamentos, obviamente, são o respirador artificial de pessoas assim. Ignorá-los é cometer eutanásia existencial.
  • 8. Miss/Mr. Provocante  — Nestas contas, você pode ver muitas fotos dos proprietários das páginas no ângulo mais favorável e muitas vezes de bikíni ou com pouca roupa. As garotas, fazendo isso, estão passando a seguinte mensagem: "Estou em busca de um(a) namorado(a)". E, independentemente do sexo, isso indica baixa autoestima e que o proprietário do perfil deseja aprovação e que curtam suas publicações.
  • 9. A alma da festa  — Se há muitas fotos desse tipo no perfil, indica que o proprietário da conta gosta de pertencer a algum setor social, ser aceito e reconhecido por esse grupo de pessoas. Esse é o seu caminho para se promover socialmente. E também é um indicador de vazio interior e solidão. Uma grande quantidade de imagens assim aos 30 anos de idade pode ser um indicador de que a pessoa é infantil. Afinal, é típico da adolescência encontrar seu lugar num grupo.
Ficou surpreso com o resultado? Pois é. De acordo com o estudo dos especialistas, pode parecer que quase todas as nossas publicações ou a ausência delas representam um determinado diagnóstico. Na verdade, este não é o caso. Os psicólogos e especialistas no assunto acreditam que se uma pessoa não muda muito seu avatar, não publica fotos repetitivas e prefere viver sua vida de forma plena, em vez de olhar na tela brilhante do aparelho, isso indica maturidade e que tem uma autoestima elevada. Ou seja, o resultado do estudo nos sinaliza para algo que é necessário e importante em todos os aspectos da nossa vida: o equilíbrio.

Conclusão


Dito isso, o uso das redes sociais parece estar relacionado com preocupações com a imagem do corpo. Uma revisão sistemática de 20 artigos publicados em 2016 identificou que atividades baseadas em fotos, como rolar a tela do Instagram ou postar fotos de si mesmo, são particularmente problemáticas quando acompanhadas de pensamentos negativos sobre o próprio corpo.

Outra coisa boa a se fazer seria analisar criticamente quem você está seguindo. Se você se deparar com um fluxo interminável de fotos focadas na aparência da próxima vez que navegar pelo seus feeds nas redes sociais, adicione um pouco de natureza e realidade nessa mistura.

Afinal de contas, abrir mão das redes sociais provavelmente é um passo grande demais para a maioria das pessoas  —  especialmente enquanto os efeitos do uso em longo prazo ainda não estão claros. Mas encontrar paisagens inspiradoras, que correspondam a sua realidade de vida para preencher seu feed do Instagram pode ajudar você a lembrar que há mais coisas na vida do que aparências e ostentações. Difícil? Sem dúvida! Impossível, absolutamente não! 

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 
O uso correto da máscara não é opcional, é obrigatório! 
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações.

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