quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

O QUE ALGUNS CRENTES VÃO BUSCAR NO MONTE, SÓ O DIABO PODE DAR


"Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: 'De onde me vem o socorro?' O meu socorro vem do ETERNO, que fez os céus e a terra" (Salmo 121:1,2 - grifo meu).
Antes de iniciar a reflexão proposta com este texto, devo pontuar alguns detalhes para que ninguém confunda e/ou distorça o entendimento do que eu escrevo:

  • 1) Não tenho absolutamente nada contra orar no monte (nem na praia, nem na rua, nem na floresta... nem seja lá onde for, pois acredito, aliás, a Bíblia me afirma que a onipresença do Altíssimo O permite estar em todos os lugares, assim, não só posso, mas devo orar sempre e em qualquer lugar).
  • 2) Sim, eu já vivi a experiência de ir orar no monte, antes com uma frequência bem maior que hoje. 
  • 3) Não acredito que a oração no monte tenha "poderes especiais" e/ou possam ser consideradas "mais fortes". 
  • 4) Não acredito que o monte seja "um lugar especial" ou "santo". 

Agora vamos ao texto. Com todo respeito aos meus irmãos pentecostais e outros, que gostam de orar no monte e sabem que a oração no monte é de igual modo a feita, por exemplo, no quarto, na igreja, no trabalho ou onde quer que seja - meus parabéns e continuem nessa fé.

Aos demais, ou seja, aqueles que acreditam ser o monte um lugar onde existe um "poder especial", desejo alertar sobre esta pratica. Quer um exemplo? É super comum em muitos montes onde os cristãos costumam subir para orar, os adeptos de religiões afrodescendentes, como os umbandistas, também subirem para realizações de seus trabalhos, de acordo com seus dogmas doutrinários. 

Assim como, muitos montes que são usados como lugar de oração, também serem usados como local para o consumo de drogas e até mesmo para a prática de prostituição. Logo, não é o lugar em si que é santo, mas sim você quem o santifica (ou não...). 

É lícito orar no monte? 


Muitas pessoas relatam experiências maravilhosas quando vão orar nos montes. Mas, é verdade mesmo que orar nos montes traz algum tipo de benefício? A resposta é: Depende e não de Deus. Se a pessoa mora numa cidade caótica, ou se tem dificuldade de ter momentos para ficar sozinha e conversar com o Senhor, ir orar num lugar mais tranquilo pode ser ótimo! 

Como dito anteriormente, eu já fui várias vezes ao monte para orar (e ainda pretendo ir outras tantas...). A igreja na qual me converti, há 25 anos, tinha o hábito de ir semanalmente, toda sexta-feira (até mesmo no inverno ou em período chuvoso). O problema não está em ir orar no monte, mas sim: 

1) Pensar que se é mais santo ou "mais crente" do que aquele irmãozinho que, porventura, não tenha o hábito de subir ao monte para orar. Há muitos que pelo fato de serem frequentes ao monte, acreditam estar acima do nível de Moisés ou de Elias, dois caras, que, convenhamos, eram bem entendidos do assunto.

2) Dar ênfase às supostas experiências ditas espirituais, tais como, gravetos pegando fogo, sobe e desce de anjos... Há muitos que dão uma ênfase exagerada a esse tipo de manifestação, que sim, podem vir a acontecer (tudo vai depender de sua fé), mas que, por si sós, não têm o poder de transformar a vida de absolutamente ninguém.

3) Você está indo no monte fazer o que? Muitos usam como base bíblica para respaldar essa prática, os irmãos do Antigo Testamento, mas, faça uma análise contextual das passagens em que há esses registros e verá que TODOS eles não subiram ao monte para nenhum outro motivo que não tenha sido o de SACRIFICAR.

E, além do sacrifício da subida íngreme, qual outro os crentes fazem no monte? NENHUM! A maioria absoluta sobe ao monte para PEDIR e não para OFERECER algo ao Senhor. E é sobre esse triste fato minha base para dar título a este artigo. As coisas que essas pessoas vão ao monte buscar, o único que se comprometeu a dar foi o diabo: 
"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: 'Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.' Então disse-lhe Jesus: 'Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás'" (Mateus 4:8-10 - grifo meu). 
Isto sem contar as regras que alguns líderes criaram para "legalizar" e/ou "autorizar" que a pessoa suba ao monte, como: tem que ser feito um "conserto (?)" antes, pois não se pode subir ao monte "em pecado" (para isso, baseiam-se em Êxodo 3:5, sendo assim, estão fazendo pela metade, pois, o correto então seria que todos subissem ao monte descalços... ou não?) e há até casos em que é vetada a subida de mulheres quando elas estão no período menstrual (ou seja, tal e qual fazia a sociedade do primeiro século com a mulher que sofria do fluxo de sangue - Marcos 5:25-34). 

Oração no monte não é mais eficaz ou mais "poderosa" 


Sim, orar no monte é muito bom, é muito gostoso. Nos dá uma sensação de liberdade, entretanto, eu percebi que a oração no monte não é mais eficaz do que uma oração no quarto; na igreja ou em qualquer outro lugar. Isto por ser Deus onipresente e estar em todo lugar - do mesmo modo; ou seja, sem uma presença maior ou menor. 

Não há lugar algum que superdimensione Deus, pois Ele é superior a tudo. E ainda tem o fato de que muitos são assíduos no monte, mas ausentes nos discipulados, nas reuniões de estudo da Palavra, na escola bíblica dominical. E muitos são os que "não descem do monte", mas continuam arrogantes, altivos, desobedientes, invejosos, rebeldes, odiosos, fofoqueiros, manipuladores, mentirosos... E sem falar naqueles que sobem ao monte para orar contra a igreja, contra o pastor, contra os irmãos...

Até aqui concluímos que não há nada que nos proíba de ir orar no monte, se assim quisermos, o problema, porém, é quando a pessoa acha que os montes são uma espécie de lugar poderoso, de onde a oração é mais ouvida ou que, por estarem orando no monte "estão mais próximas de Deus". E, na verdade, não é nada disso. 

A Bíblia nos "ensina" a orar no monte? 


Curiosamente, a origem da prática de orar nos montes vem do politeísmo: Nos tempos antigos, os povos do Oriente Médio achavam que nos montes estariam mais próximos dos deuses. Eles observavam os pássaros voando e viam que pareciam pontinhos distantes, mas que as aves em algum momento pousavam no solo ou nas rochas para comer, fazer ninho, dormir e até procriar. 

Eles achavam que, da mesma maneira, as estrelas eram divindades que habitavam literalmente nos céus e desciam sobre as montanhas para comer, procriar, etc. Por isso, faziam seus altares em montes. E, como era comum que nos montes houvesse tanto chuvas e tempestades, quanto nascentes de rios e vegetação mais abundante, eles achavam que os deuses habitavam nas montanhas e que hora estavam contentes e hora estava bravos. 

Eles achavam que se fizessem altares e sacrificassem nos montes, os deuses se agradariam deles, e não só abençoariam como os poupariam de sua fúria. Em Gênesis 17:1, o Criador se apresenta a Abraão dizendo: 
"Eu sou EL SHADAY". 
O termo El significa poder ou autoridade, enquanto Shaday nesse contexto significa montanhas. Ou seja, o Criador se apresenta dizendo: 
"Eu sou o 'Senhor das Montanhas'." 
Isso significa que Ele é diferente dos falsos deuses dos povos vizinhos, pois para os cananeus cada deus escolhia a montanha de sua preferência para fazer morada. Quando o Eterno diz que Ele é o "Senhor das Montanhas", isso significa que Ele era o ÚNICO Deus que existe! Mesmo assim, em diversos momentos o Senhor se manifestou nos montes, porque era a forma como o povo estava acostumado. 

Não adiantava tentar fazer algo diferente da cultura deles, pois eles não iriam entender. Já era dificílimo explicar pros povos primitivos o conceito do Monoteísmo, quem dirá então mudar toda a cultura dele. 

Mas, de acordo com o versículo com o qual abro este artigo, o salmista sabia que o Senhor não está fisicamente nos montes. Ele não está concordando com a tese de que os montes são lugares mais poderosos ou espirituais. Ele está dizendo justamente o oposto disso: Enquanto as pessoas buscavam o seu socorro nos deuses dos montes, ele buscaria socorro no Eterno, que fez os céus e a terra. 

Ou seja, o salmo não é o convite a orar no monte, mas justamente uma proclamação de que ele não acredita nos deuses dos montes, mas apenas no Criador dos céus e da terra. Você pode ir orar no monte, e isso pode ser uma experiência maravilhosa, porque você pode encontrar um ambiente tranquilo que te ajude a ter paz de espírito e se concentrar nas orações. 

Mas, se acharmos que o poder está no lugar, nos montes, estaremos dando um passo para trás, e voltando para a superstição politeísta, para o misticismo! Você pode precisar do monte para ter tranquilidade para orar. Mas o Senhor não precisa do monte para te ouvir, nem podemos manipular o poder do Senhor para que a oração seja mais eficaz. 

Jesus orava nos montes? 


Muitas são as pessoas que vão ao monte como se fosse uma romaria, atribuem um poder, uma unção ou glória ao se orar no monte de uma tal forma absurda, que fazem até propósitos e/ou campanhas, tais como, "7 subidas ao monte em busca da vitória", "buscando santidade no monte" e tantas outras coisas. Mas isto é bíblico ? Vejamos. 

Estas pessoas, normalmente pegam textos isolados da Escritura (que não são doutrinários, normativos) e criam estas coisas. Os fatos mais conhecidos são: 
  1. Os dez Mandamentos dado a Moisés no Monte Sinai (Êx 19-24), 
  2. a vitória de Elias sobre os profetas de Baal no Monte Carmelo (1 Reis 18:16-46) - e muitos outros -, e ainda, 
  3. o próprio Jesus orou no monte diversas vezes
"E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada a tarde, estava ali só" (Mt 14:23). 
Que tal subir ao monte para orar? É desta forma que vários cristãos fazem, inspirados pelo que Jesus fazia quando queria ficar a sós com o Pai (Lucas 9:18). Mas, por que Jesus preferia o monte para orar? Simples, porque para Cristo, não seria possível orar livremente em casa, pelo assédio constante do povo, e menos ainda dentro das sinagogas, onde, aliás, nem era bem-vindo, por isso, Ele se habituou a orar no monte (6:12; 22:38-44). 

Mas, novamente, por que Jesus escolheu orar no monte, por ser lá um lugar especial? A resposta está em Mt 8:20, referenciado também em Lc 9:58
"E disse Jesus: as raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". 
Então, analisando-se o contexto, Jesus subia ao monte para orar sozinho porque não tinha um quarto onde podia se isolar e orar. Ele subia ao monte para orar e, geralmente, fazia isso sozinho e não em grupos

Quando decidiu chamar mais alguém (Pedro, João e Tiago), Ele o fez por saber que era o momento da transfiguração. Podemos encontrar várias passagens bíblicas que falam sobre o assunto (Lc 6:12; 9:28). O maior sermão já pregado, o clássico e célebre "Sermão da Montanha", não podia ter sido proferido por outra pessoa que não Jesus, o maior montanhista. 

Os homens sempre subiram em locais altos para se achegarem a Deus. Foi assim na igreja primitiva e é assim nos dias de hoje. Quando Jesus ia ao monte, não era por ser um lugar espiritualmente especial, mas para fugir da multidão que o cercava e também por uma questão de acústico, pois, como não contava com a tecnologia sonora, o Mestre usou a acústica natural que, através do movimento do vento por entre as rochas, fazia com que sua voz ecoasse, chegando a longas distâncias. 

Então por causa disso, logo concluem que DEVEMOS orar no monte. Ah, já ia me esquecendo, até pedidos de oração e outros objetos são levados ao monte para ser queimados (uma oferta com cheiro suave a Deus - é o que dizem - e eu mesmo já fiz muito isso, diga-se de passagem), quanto equívoco. 

Em lugar algum nas Escrituras tem um MANDAMENTO e/ou um ensino doutrinário que sequer indique que devemos orar no monte, lembre-se do que Jesus disse, isto sim é mandamento. Na verdade Jesus não estava falando de lugares, mas da intenção do coração, isto é, não receber o louvor dos homens. Comunhão entre você e Deus. 
"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mt 6:6). 
Acrescento ainda as palavras de Paulo, onde ele desfaz este misticismo (se apegar ao monte, é misticismo), que a oração no monte é poderosa, ou que deve ser feitas campanhas de subidas ao monte. 
"Orai sem cessar!" 1 Tessalonicenses 5:17 (cf. Efésios 6:18). 
Em nenhum momento o apóstolo se referiu em que lugar se deveria orar, apenas que se deve orar. E tem mais, não há nenhum registro apostólico e nem da igreja primitiva, do costume de se orar no monte. 

E eu não poderia esquecer as palavras de Jesus à mulher samaritana ? 
"'Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar'. Disse-lhe Jesus: 'Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem'" (João 4:20-23, grifos meu). 

Conclusão


Amado(a) irmão(ã), se você ora no monte, tudo bem. Só não atribua mais poder à sua oração (o poder é de Deus), e nem ao monte, e tampouco não se ache mais espiritual por está subindo o monte toda semana, seja em que frequência for. Respeite quem não sobe ao monte, uma vez que subir ou não é uma escolha pessoal. Para ambos, o que sobe ao monte e o que não sobe, o importante é que o que fizer, esteja de acordo com as Escrituras:
"Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31 - grifo meu).
O nosso Deus está em todos os lugares, buscando aqueles que o adoram em espirito e em verdade. O salmista declarou isto perfeitamente no Salmo 139 (7-13). 

Em nenhum lugar na Bíblia está escrito que devemos orar no monte. Creio na importância de se separar um tempo de adoração e intercessão. Isso eu entendo, concordo e pratico. Porém, se é no monte, na praia, no vale ou no deserto, isso não é o mais importante. Jesus recomendou orar sem hipocrisia. Em Mateus 6:5,6, Ele diz: 
"E, quando orares, não sejas como os hipócritas (…). Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que te vê em secreto, te recompensará publicamente”. 
Jesus orientou a orar em secreto ("quarto", dentro deste contexto, significa "intimidade" e não necessariamente um espaço físico). Isso pode ser feito tanto no monte quanto no quarto, ou no ônibus, ou no carro. 

Quando pessoas não compreendem o que estão lendo, criam "doutrinas" baseadas em textos fora dos contextos. Subir ao monte não é uma doutrina bíblica, não há menção a isso nas Escrituras. Trata-se de uma busca individual, que cada igreja administra de uma forma. 

A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário