quinta-feira, 19 de setembro de 2019

DISCOS QUE EU OUVI - 56: "ÁGUAS PURIFICADORAS", DIANTE DO TRONO - 3

Acredito que a história do ministério de louvor da Igreja Batista da Lagoinha, aqui em Belo Horizonte (MG) já é mais do que conhecida, uma vez que durante algum tempo, a banda liderada pela pastora Ana Paula Valadão, foi uma das principais referências em todo o Brasil, quando o assunto era a música gospel, com destaque para o louvor e adoração congregacionais, ou seja, hinos com contextos específicos às reuniões de cultos.

Tanto é fato que há algum tempo atrás, era praticamente impossível não constar músicas do Diante do Trono nas playlists das equipes de louvor nas mais diversas denominações e vertentes evangélicas - e até mesmo em missas nas igrejas católicas da vertente carismática.


Saindo para fora


Pois é, a história do Diante do Trono, pode perfeitamente ser dividida em antes e depois do lançamento de "Águas Purificadoras". Em 31 de janeiro de 1998 o grupo de músicos da IBL se reuniu para gravar algumas canções que eram cantadas na comunidade. Nascia assim o primeiro disco, intitulado "Diante do Trono".

O disco foi um estrondoso sucesso e deu fôlego e estímulo para que gravassem no ano seguinte o segundo álbum, "Exaltado", novamente na igreja, em um evento especial, no dia 13 de fevereiro de 1999. 

Com o sucesso consolidado, os limites da igreja deixaram de ser suficientes. Em 15 de julho de 2000, veio a gravação do terceiro CD, "Águas Purificadoras", que reuniu, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, 70.000 pessoas de vários estados brasileiros. A previsão que se fazia era de que aproximadamente 20 mil pessoas prestigiariam a gravação, mas o número real foi triplicado para mais de 70 mil no dia. Um grande palco foi montado, onde ficaram coral, músicos, cantores e dançarinos, diferentemente dos dois últimos álbuns, onde músicos, cantores e dançarinos ficavam em plataformas diferentes. 

As composições passaram a ser exclusivamente assinadas por Ana Paula Valadão. As vendagens surpreenderam e se multiplicaram, consolidando a excelência como padrão do Diante do Trono. Com produção do maestro Sérgio Gomes, "Águas Purificadoras" trouxe belíssimas canções que marcaram a história do DT e ainda hoje são lembradas e cantadas em muitas igrejas Brasil afora. Com o passar dos meses após o disco ser enviado para as lojas do país, múltiplas canções começaram a fazer sucesso.

'O Cheiro das Águas' e 'Águas Purificadoras' se tornaram músicas obrigatórias nos ministérios de louvor espalhados pelas igrejas do país, sendo executadas até os dias atuais. 
"...Ao cheiro das águas brotará. Como planta nova florescerá. Seus ramos se renovarão. Não cessarão os seus frutos. E viverá!..."
quem que viveu essa época não lembra desse refrão e não cantou exaustivamente na sua igreja?

Começando a ser quebrado o tabu de ministérios de dança nas congregações, 'Tempo de Festa' era a escolhida por boa parte dos integrantes para se dançar durante os cultos. Já a faixa de número 4 'A Vitória da Cruz' ganhou várias peças e jograis com sua melodia animada e letra abordando liricamente sobre a ressurreição de Jesus três dias após sua morte na cruz. 

O material apresenta ainda outras músicas de repercussão como 'Quando Deus Escolhe Alguém', 'O Espírito e a Noiva Dizem: "Vem!"' e 'O Bálsamo de Gileade'.

O álbum

Faixa a faixa


O álbum temático é composto por 10 canções, que mostram-nos quão maravilhosas são as águas purificadoras, pois o Senhor é bom e sua misericórdia é eterna.

A espetacular 'abertura' do CD, criada por Paulo Abucater, e a empolgante canção 'Tempo de Festa'. Tanto é que durante muito tempo essa dupla foi tocada em outros CDs do Diante do Trono. A canção versa um tempo de festa, de louvor, onde nosso choro se transformou em riso, onde temos novas vestes de louvor, onde estamos longe do império das trevas, não temos mais feridas, mas só perdão e paz. Queremos cantar, dançar, pular, gritar e celebrar àquele que primeiro nos amou. E o seu nome é Jesus.

Seguindo a mesma linha, temos 'Eu Quero o Avivamento', que continua a versar sobre esse tempo, tempo onde um novo som surge de um povo justo e restaurado, onde um fogo santo queima as fortalezas das trevas e tudo o que é impuro, onde um vento impetuoso, livre do céu sopra em toda a terra, onde a chuva de águas vivas cai na terra seca. Eu quero ouvir esse som, eu quero dançar na chuva desse avivamento. Belo trio de Ana Paula, Nívea Soares e Max Moraes.

Continuando, uma das canções de júbilo mais conhecidas do DT: 'A Vitória da Cruz'. A canção fala da história da morte e da ressurreição de Cristo. Essa morte veio para nos salvar, vencendo o adversário Cristo nos deu vida eterna. Nossa dívida está paga. Cristo nos resgatou da dívida do pecado, se fazendo pecado por nós. Por isso hoje somos livres para amar a Deus e celebrar, pois o pecado não tem mais domínio sobre nós. Destaque para o ótimo dueto de Ana Paula e André Valadão.

Logo após temos 'Quando Deus Escolhe Alguém'. A canção fala sobre a importância de atendermos ao chamado de Deus para conosco. Quando Ele escolhe nos, devemos obedecer, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Ele nos criou pra triunfar, reinar, sermos herdeiros de tudo o que Jesus conquistou. Os planos do Senhor ninguém pode frustrar. Por isso, somos vencedores!

'À Sombra do Altíssimo' é uma das minhas preferidas no álbum. Numa belíssima composição, fala que podemos ficar tranquilos quando estamos à sombra das asas do Senhor, pois nenhum mal nos alcançará. Ele é nossa esperança, refúgio e segurança. Podemos nos segurar nele em todos os momentos, pois seus anjos nos sustentarão. E ao final, venceremos nossos inimigos, alcançando a salvação. Trio alinhadíssimo em técnica e unção: Ana Paula, Helena Tannure e Soraya Gomes. Maravilhosa!!!

As três canções seguintes trazem uma mensagem de cura a quem as ouvem. Começamos com 'O Cheiro das Águas' - outra que destaco como uma de minhas preferidas, perfeita em letra e harmonia -, que fala de Jó 14:7-9. Somos comparados com a árvore do texto bíblico, pois muitas vezes estamos feridos. Mas temos a certeza que seremos renovados por essas águas. Uma belíssima ministração durante a canção.

Águas Purificadoras


Resultado de imagem para IMAGEM DA CONTRA CAPA DO DISCO AGUAS PURIFICADORAS
O auge do disco está numa das 10 mais lindas canções da música gospel: 'Águas Purificadoras'. A canção já fala tudo: 
"Existe um rio, Senhor, que flui do teu grande amor. Águas que correm do trono, águas que curam, que limpam. 
Por onde o rio passar, tudo vai transformar, pois leva a vida do próprio Deus; e este rio está neste lugar. 
Quero beber do teu rio, Senhor, sacia a minha sede, lava o meu interior. Eu quero fluir em tuas águas, eu quero beber da tua fonte, fonte de águas vivas". 
Senhor, tu és a nossa fonte!

É importante falar de que pela primeira vez tivemos uma canção com mais de 15 minutos em um álbum gospel, incluindo a ministração – que por sinal, uma das mais (se não a mais) espetaculares e poderosas ministrações realizadas. Não há quem não seja tocado ao ouvir essa ministração. É, sem dúvida, o registro dos bons tempos do Diante do Trono que já ficaram bem lá atrás.

Por seu grande sucesso, a faixa-título 'Águas purificadoras' foi regravada posteriormente para o álbum comemorativo "Tempo de Festa" (2007), além de estar presente também no álbum "Tu Reinas" (2014) sendo essa versão traduzida para o alemão), e integrar a faixa 'Medley DT' do DVD e CD bônus de "Sol da Justiça" (2011).

Seguimos com 'O Bálsamo de Gileade', que versa Oséias 6
"Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará, [...] nos revigorará, [...] e viveremos diante dele...". 
Saiba que há um bálsamo curador, um remédio milagroso em Gileade, e o médico Jesus Cristo quer te curar!

'Deus Fiel' é um dueto de Ana Paula e André, ao som do piano de Gustavo Soares (o esposo da Nívea). A música fala de um Deus que é fiel para com seu povo. Ele tem planos conosco, e tudo isso Ele quer cumprir em nossas vidas. É um futuro certo, com esperança e paz. Quando pertencemos ao Senhor, podemos viver e sonhar a vontade de Deus. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós. Como diz a canção, 
"...é tão bom fechar meus olhos e contemplar com minha fé todas as tuas palavras, tuas promessas pra mim, Deus fiel...".

Para encerrar, 'O Espírito e a Noiva Dizem: "Vem!"' fala do arrebatamento da Igreja, do nosso anseio em ver nosso Senhor voltando para buscar a sua noiva. Todos celebramos aquele que tem olhos como fogo, voz de trovão, vindo sobre um cavalo branco: o amado das nossas almas! Queremos estar com Ele para todo sempre, queremos lavar as nossa vestes no seu sangue, queremos beber da água da vida. Todos aguardamos o grande dia em que o veremos face a face. Maranata! Ora,vem, Senhor Jesus!

Conclusão


Esse álbum surpreendeu em vendagens. As vendas álbum ultrapassaram um milhão de exemplares se tornando o primeiro de quatro discos do ministério a atingirem a incrível marca - vendeu cerca de 1.500.000 CDs e ganhou o Disco de Platina e o DVD também recebeu o Disco de Ouro. Todas as composições são autorais, assinadas por Ana Paula Valadão, não havendo nenhuma versão. Esse disco consolidou a excelência como um padrão que durante algum tempo foi a marca no trabalho do DT. O álbum é considerado como o melhor da discografia do ministério, assim como um dos melhores da história recente da música gospel brasileira, graças as suas músicas inesquecíveis. 

Infelizmente, hoje em dia, o grupo perdeu muito - senão, toda - sua essência, tornando-se apenas mais um subproduto do famigerado mercado da música gospel, cujo intuito é meramente comercial, sem, necessariamente, ter qualquer interesse ou preocupação com o exercício ministerial e a manifestação da e para a glória de Deus. Vale muito a pena ouvir esse álbum e ser ministrado com canções edificantes em sua essência.
[Fonte: Super Gospel, por Jonatha Cardoso; News Gospel

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário