segunda-feira, 25 de junho de 2018

ESPECIAL - AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - INTRODUÇÃO

Inicio aqui uma série especial de artigos sobre as sete igrejas que são citadas no livro do Apocalipse (capítulos do 1 ao 3). Nas últimas décadas, cresceu a discussão sobre qual seria o significado das sete igrejas do Apocalipse. Primeiramente é fundamental entender a literalidade de cada igreja descrita no Apocalipse, ou seja, o objetivo primário das sete cartas, bem como do livro do Apocalipse, foi abordar a situação real das igrejas dentro do contexto histórico em que foi escrito.

Apesar deste objetivo primário, as sete igrejas do Apocalipse também possuem um significado espiritual para a Igreja de Cristo como um todo.

As sete igrejas descritas por João no livro de Apocalipse são as igrejas instauradas pelos apóstolos após Cristo ser assunto aos céus. As Igrejas não são exatamente locais fixos, são os membros da obra do Senhor em sete cidades da Ásia Menor, hoje todas localizadas na Turquia.

Contexto bíblico


O livro de apocalipse contém cartas que o apóstolo João escreveu com mensagens de Jesus para os locais onde o cristianismo foi constituído. João conta que foi arrebatado pelo Espirito Santo e ouviu:
"...Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia" (1:11).
E João escreveu os conselhos e percepções de Cristo para cada uma daquelas comunidades fundadas em seu nome, como um boletim de Cristo que descrevia os diversos tipos de igrejas, que se fazem reais até os dias de hoje.

João recebeu ordem de escrever suas visões num livro e enviar às sete igrejas (1:11-20). Os capítulos 2 e 3 do Apocalipse registram as cartas que foram enviadas. Havia mais de sete igrejas na Ásia, como por exemplo, Colossos (Colossenses 1:2) e Mileto (Atos 20:15). Mas Deus, em sua onisciência, escolheu estas sete, pois suas características e estado espiritual nos dias de João representariam sete períodos pelos quais Seu povo passaria desde a primeira até a segunda vinda de Cristo.

O número sete ocorre várias vezes no Apocalipse. Sete igrejas, Sete espíritos, Sete candeeiros, Sete estrelas, Sete selos, Sete chifres, Sete anjos com sete trombetas, Sete trovões, Sete cabeças com sete coroas, Sete pragas, Sete montes, Sete reis. O número sete na Bíblia indica plenitude. Com isso entendemos que a mensagem do Apocalipse se dirige a TODOS os filhos de Deus. Vamos então começar o estudo das profecias do Apocalipse.

A Igreja de Éfeso


A cidade de Éfeso era conhecida pela idolatria a deuses mitológicos e que depois conheceu o amor de Cristo e se converteu. Foi uma Igreja muito abençoada, mas a mensagem de Cristo para esta igreja foi de advertência, após o reconhecimento de suas obras.
"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (2:2-5).
Jesus os advertia por terem esquecido o Primeiro Amor e por fazerem as obras apenas por fazer, para sua própria glória.

A Igreja de Esmirna


A Igreja de Esmirna
Era, assim como Éfeso, uma cidade idolatra. Foi uma cidade perseguida e, inicialmente, de falsos cristãos. Jesus os adverte sobre essa perseguição.
"Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. 
Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (2:9-10).

A Igreja de Pérgamo


Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Atena era a sua maior divindade e na cidade se encontrava um templo dedicado a Zeus. Assim, o Senhor os adverte da necessidade de arrependimento.
"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. 
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. 
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca" (2:13-16).

Igreja de Tiatira


A Igreja de Tiatira
Na igreja de Tiatira, constituída pelos apóstolos, havia uma falsa profetiza chamada Jezebel, que induzia os cristãos a seguirem seus ensinamentos que não eram de acordo com os de Jesus. Na mensagem a está igreja Jesus os advertiu sobre isso, avisando-os e dizendo que perdoaria aqueles que não tinham conhecimento completo de seus mandamentos, mas aqueles que conheciam não seriam poupados caso não se arrependessem.
"Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei" (2:22-24).

A Igreja de Sardes


Conhecida como uma das primeiras cidades a se revoltarem contra o cristianismo. Após a constituição de Igreja de Cristo na cidade, muitas obras foram realizadas, porém, com o tempo, a igreja adormeceu. Na mensagem de Jesus a esta Igreja ele os avisa para despertarem e vigiarem.
"Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. 
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. 
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (3:2-5).

A Igreja da Filadélfia


A cidade de Filadélfia é bem localizada com saídas para diversas outras cidades, sendo conhecida como a cidade das portas abertas para a evangelização. Na cidade ficava provavelmente uma sinagoga de Satanás que era contra os cristãos. A esta igreja o Senhor avisa que somente ele é Santo e que os falsos serão desmascarados.
"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (3:9-11).

A Igreja de Laodicéia


A Igreja instituída em Laodicéia foi considerada à época da carta de João como a igreja morna, sem o fogo do amor de Deus. Jesus os adverte para que se arrependam e sejam quentes para não perderem o Seu amor.
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te" (3:16-19).

 Qual o significado das sete igrejas do Apocalipse?


Basicamente existem duas interpretações teológicas principais sobre este assunto. Uma das interpretações defende que as sete igrejas do Apocalipse representam sete períodos sucessivos da História da Igreja. Essa interpretação é conhecida como "As Sete Eras da Igreja". Geralmente essa interpretação é adotada por quem defende a posição Dispensacionalista, mas isso não é regra. Nessa interpretação o significado das sete igrejas do Apocalipse é o seguinte:
  • Éfeso representa a igreja apostólica (30 – 100 d.C.);
  • Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires (100 – 312 d.C.);
  • Pérgamo representa a igreja que se uniu ao estado (313 – 590 d.C.);
  • Tiatira representa a igreja da Idade Média, corrupta e idólatra (590 – 1517 d.C.);
  • Sardes representa a igreja da reforma (1517- 1730 d.C.);
  • Filadélfia representa a igreja missionária (1730-1900 d.C., sendo que alguns estendem esse período até a volta de Cristo, ocorrendo paralelamente à Igreja de Laodicéia);
  • Laodicéia representa a igreja apóstata (1900 d.C. até a volta de Cristo).
A outra interpretação defende que as igrejas do Apocalipse e, o conteúdo de suas cartas, representam condições que se repetem muitas vezes durante a História da Igreja, ou seja, não descrevem um período especifico da História, mas realidades que sempre estiveram presentes na Igreja.

Particularmente, creio que seja evidente que a última posição é a melhor a ser adotada. Para mim, em relação à primeira interpretação, considero que se trata de uma exegese lamentável, sem lógica alguma, e que implica em sérios problemas, como por exemplo, considerar a Igreja morta de Sardes uma referência à era da Reforma.

Conclusão

As Sete Igrejas hoje


Apesar de todo o controle muçulmano, as ruínas arqueológicas das cidades continuam até hoje na Turquia provando as Escrituras.

O que estas cartas ditadas por Jesus aconselham pode ser usado até hoje para as atuais igrejas de Cristo em todo o mundo.

Já naquela época os problemas dos cristãos para com o Senhor já eram os mesmos e eles já eram avisados de tais erros, mas mesmo assim não deixaram de cometê-los.

A Igreja da Reforma pode significar qualquer coisa, menos uma igreja morta. Outro problema grave é a questão da divisão dos períodos. Para podermos dividir a Igreja em períodos específicos, precisaríamos saber a data da segunda vinda de Cristo, e isto ninguém sabe.

Geralmente (mas não generalizando) quem prefere a interpretação em eras específicas, segue um sistema escatológico que já produziu uma série de estudiosos que marcaram erroneamente a data da volta de Cristo, isso com bases em mapas, fórmulas e códigos, que, segundo eles, foram tirados de dentro da própria Bíblia.

Seguramente podemos dizer que as características encontradas nas sete igrejas do Apocalipse, representam uma realidade presente e repetida em todas as épocas dentro da História da Igreja, podendo ser percebida em cada congregação local, ou seja, existem congregações hoje que se aproximam mais das características de Éfeso, enquanto outras ficam mais próximas da conduta de Pérgamo, como também dentro das próprias congregações podemos perceber pessoas que possuem um comportamento similar ao da Igreja de Laodicéia, enquanto outras claramente se parecem mais com a Igreja de Filadélfia. Nos próximos capítulos dessa série especial iremos estudar específica e minuciosamente sobre cada uma das sete igrejas. Não perca!


A Deus toda glória.
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E nem 1% religioso.

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