sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

DISCOS QUE EU OUVI - 40: "AO VIVO - VOL. 1", NOVO SOM

Se você também viveu o auge da música cristã nos anos 90, você provavelmente já curtiu, em algum momento você cantou alguma música deles, ou pelo menos ouviu na rádio, em algum lapso de memória você tem a voz de Alex Gonzaga gritando 
“Canta, Rio Sampa!!!” ou “Só vocês!!!, 
estou errado? Não precisa responder.

Pois bem, nesse capítulo da nossa série especial de artigos Discos Que Eu Ouvi, vamos falar de uma das maiores bandas que o Pop/Rock cristão já teve notícias no Brasil - quer você goste ou não, quer você concorde ou não, estou falando de fatos -, vamos falar de Novo Som.

Nesse artigo não vou me aprofundar nos detalhes da banda e muito menos nas polêmicas em que eles se envolveram, está cheio de sites na internet que faz isso bem melhor do que eu (Graças a Deus!). 

Aqui quero falar um pouco do álbum “Ao Vivo Vol. 1” lançado em 1994 e gravado na casa de shows Rio Sampa na cidade do Rio de Janeiro.

Esse disco conta com os maiores sucessos dos primeiros 4 álbuns lançados anteriormente - faltou a emblemática 'Luz', mas a falta foi suprimida, quando em 1999 a banda lançou o Ao Vivo - Vol.2 - e veio para carimbar de vez o nome da banda como um dos mais importantes conjuntos musicais da música cristã até então.

Independência competente


O Novo Som em sua primeira formação na década de 1980,
quando lançou seu primeiro LP "Um Novo Som Para o Brasil" (88)
O trabalho foi lançado pela NS Records e trás consigo toda a emoção necessária para um bom álbum ao vivo: interação com o público, espaço definido para solos e improvisações e alguns novos arranjos para músicas antigas.

Por mais “metaleiro” que você possa se considerar hoje, é impossível não reconhecer que Alex Gonzaga tem o seu lugar entre os melhores e mais versáteis vocalistas do Brasil, principalmente para o som que ele se propõe a fazer. Sem falar do seu carisma e presença de palco. 

Podemos até dizer que para a época e o contexto da música cristã no Brasil, o Novo Som surgiu como um “super grupo”, pois conta com músicos de altíssimo nível reconhecidos tanto no meio “gospel” como no meio “secular”.

Quem é quem


Nesse trabalho a todo tempo temos as chamadas para os solos individuais de cada um deles: Mito e o saudoso Ney (que morreu vítima de um câncer pouco antes do lançamento do álbum, o qual gravou já bastante debilitado pela doença) nos teclados, Natinho na guitarra, Lenilton (compositor da maioria das músicas da banda e que hoje já é mais integrante do grupo e segue em carreira solo) nos baixos e o grande Geraldo Abdo na batera. 

Há quem diga que o Novo Som seja o nosso Roupa Nova pela similaridade melódica de algumas canções e pelo formato da banda, de modo geral. Nada de comparações, por favor, ambos os grupos são excelentes, cada um no seu segmento.

Infelizmente não existe registro em vídeo para esse show de 1994. O que aconteceu foi que em 1997 a banda fez um show de lançamento do álbum “Meu Universo” que em 2005 foi lançado em VHS/DVD como “Ao Vivo no Imperator”, e em 1999 eles gravaram o “Ao Vivo Vol.2” em Vitória/ES, também sem registro em vídeo.


Os destaques


Destaque para as músicas 'Passaporte' que conta com um solo surpreendente de bateria (solos de bateria são raros em registros ao vivo), 'Jesus Cristo Vem' com sua pegada disco/rock cheia de metais, 'Acredita' que foi um dos hits que mais tocaram nas rádios na época, tanto na versão de estúdio, presente no álbum Passaporte e mais ainda na versão ao vivo, 'Autor da Verdade' que também tem um conjunto de metais bem construído, a balada romântica 'Foi Você', ótima para ser cantada em cerimônias de casamento, e por fim, fechando o álbum, 'Para Sempre' que provavelmente é a música mais conhecida da banda até hoje, quase um hino para os fãs de Novo Som.

Conclusão


Apesar de o Ao Vivo - Vol. 2, também ser muito bom, o volume um é incomparavelmente melhor. Válido salientar que o disco foi lançado quando ainda não havia essa “modinha” de gravar disco ao vivo e, ainda mais em se tratando de um grupo gospel, que naquela época não contava com todo o aparato tecnológico e midiático de atualmente, tanto para gravação, quanto para divulgação. Por tudo isso, este  é o típico disco que todos os que têm bom gosto musical, sem preconceitos e rotulação, devem ter em sua discoteca. Se eu tenho? Com certeza! E vai levar uma carimbada de

A relação completa das músicas do show:


01) Abertura / Passaporte – 07:08
02) Jesus Cristo Vem – 04:22
03) Viver e Não Sonhar – 04:46
04) Acredita – 05:54
05) É Assim – 04:16
06) Eu e Você – 03:39
07) Elo de Amor – 05:51
08) Autor da Verdade – 02:30
09) Pra Você – 04:43
10) Certeza da Vitória – 05:25
11) Deste Sentido ao Meu Viver – 03:57
12) Para Sempre – 05:09

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário