sábado, 27 de maio de 2017

VOCÊ É UMA ESPOSA SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS?


No artigo anterior, o "toque" foi para os maridos. Agora vamos ver o que Deus tem a dizer sobre o padrão de esposa que Ele idealizou para o matrimônio.
"Disse mais o Senhor Deus: 'não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea'" (Gênesis 2:18). 
"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba" (Provérbios 14:1).
O Senhor, em sua Palavra, dá três mandamentos para a esposa. Vamos estudar um a um:

1) Submeter-se ao marido como a Cristo


"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5:22-24, ler também Colossenses 3:18 e 1 Pedro 3:1-6).
Com a ideologia e os conceitos do feminismo, há mulheres que não admitem sequer ouvir a palavra submissão. Entretanto, submissão está relacionada ao princípio de autoridade que Deus estabeleceu em todas as áreas da vida. Submeter-se ao marido, como ao Senhor Jesus, significa reconhecer nele a autoridade de Deus. Rebelar-se contra o marido é rebelar-se contra o próprio Deus que o estabeleceu como autoridade (Romanos 13:1,2; 1 Coríntios 11:3). 

Conforme vimos no artigo anterior, o fato de haver homens que distorcem e interpretem equivocadamente esse princípio, ele não perde sua essência e muito menos seu valor no conceito divino. Assim, tanto erra o homem ao distorcê-lo quanto a mulher ao negligenciá-lo e certamente, Deus que é justo, não terá nem um e nem outro por inocente. Submeter-se ao marido, como ao Senhor, significa reconhecer nele a autoridade de Deus.

Aspectos sobre a submissão:


  • a. Submissão é o reconhecimento da autoridade estabelecida. Não é penas uma obediência externa, mas uma atitude interior de submissão e respeito.
  • b. A submissão não anula a mulher; ela proporciona as condições para que a mulher cumpra o seu papel.
  • c. A submissão não rebaixa a mulher, mas sim a protege. Deus é bom. Ele quer que a mulher esteja coberta e protegida sob a autoridade do marido. Não deseja que a mulher esteja sobrecarregada e nervosa, mas tranquila e feliz.
  • d. A submissão da mulher não a faz inferior. Jesus, sendo igual ao Pai, se submeteu a Ele em tudo. A mulher não é menor, nem o homem maior. São iguais, mas em funções diferentes, segundo o plano de Deus.
  • e. A mulher deve ser submissa em tudo (Ef 5:24). O marido é o responsável geral por todas as áreas da vida familiar. A mulher só deve desobedecer ao marido se ele lhe der uma ordem claramente contrária à vontade de Deus, conhecida nas escrituras. Se ele quiser obrigá-la a pecar ou a deixar o Senhor, nesse caso, ela deve obedecer a Deus e não ao marido; ainda que sofra consequências (Atos 4:18-20).
  • f. As irmãs com maridos incrédulos devem ser submissas a eles no Senhor. Devem se comportar de tal maneira que, vendo eles o comportamento delas, se convertam (1 Pedro 3:1,2).
  • g. A submissão não implica em que a mulher não fale, não opine e não tenha influência nas decisões da família. Ela não tem que dizer sim para tudo. Ela é a ajudadora, conselheira, portanto deve opinar, concordar, discordar, etc. Mas sempre deve mostrar uma atitude de submissão ao marido e ter disposição para deixar as decisões finais em suas mãos, sem amargura nem rebelião interior.
  • h. Quando uma esposa considera que seu marido (cristão) está abusando da autoridade, deve falar-lhe a sós, com respeito e mansidão. Se ele não a escutar, deve falar-lhe novamente, diante de irmãos espirituais e maduros (Mateus 18:15-17). No caso do marido não crente que abusa da autoridade, a esposa deve buscar o conselho da igreja quanto ao que fazer.
A submissão da mulher não a faz inferior. Jesus, sendo igual ao Pai, submeteu-se a Ele em tudo.

Respeitar ou reverenciar ao marido


"…e a esposa respeite [reverencie] ao marido" (Ef 5:33).
Respeitar (ou reverenciar – em algumas traduções) é ir além da simples obediência. É ter uma constante atitude de acato e honra, na presença e na ausência do marido. O respeito se manifesta na forma de falar, no tom de voz, nos modos, gestos e olhar. Também na maneira de atender ao marido, de escutá-lo e obedecê-lo. Implica em não depreciá-lo ou desprezá-lo; nem a sós, nem diante dos filhos e muito menos diante de outras pessoas. Jamais se deve falar mal dele para outros. 

A mulher é responsável por ensinar aos filhos, pelo seu exemplo, a honrar e respeitar ao pai. Não há nada que irrite tanto um homem como o desrespeito da esposa. A arrogância e a grosseria tornam a mulher indigna e vergonhosa, mas a mulher respeitosa é a alegria do marido. Ela o engrandece e o faz ser um homem honrado diante dos demais. (Pv 12:4; 31:10,11,23). A beleza que o Senhor dá valor na mulher é a interior: um espírito manso e tranquilo.

Ter um espírito manso e tranquilo 


"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração,unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pe 3:3-4). 
A mulher casada deve procurar manter-se bonita e atraente para o seu marido. É bom cuidar do corpo, dos cabelos e vestir-se bem. Mas, sem exageros, como penteados chamativos, joias de ouro e vestidos luxuosos. Também não devem adotar um estilo "mundano" de vestir. Porém, o Senhor diz que a beleza que Ele dá valor na mulher é a do coração, com um espírito manso e tranquilo. 

O homem vê da mesma forma: o melhor atrativo que ele pode encontrar na mulher é um espírito manso e tranquilo, doce, amável e alegre. Uma atitude inquieta comunica insegurança e falta de descanso. Mulheres intranquilas tornam-se inconvenientes, exigentes e rixosas (Pv 21:9,19). A falta de um espírito manso e tranquilo demonstra falta de fé e traz perturbação para o lar, ao invés de harmonia e confiança (1 Pe 3:5,6). 

Que atrativo terá para o marido, uma mulher bonita, bem arrumada, porém nervosa, rixosa, briguenta, rancorosa, amargurada, queixosa e resmungona? (Pv 11:22; 31:30) Todavia, quando o marido tem uma mulher amável, seu lar é um oásis, para onde ele quer voltar logo. Mas, se a mulher é rixosa, ele prefere ficar em qualquer outro lugar (Pv 25:24). E isso não é uma questão do temperamento, mas do caráter. Qualquer mulher, introvertida ou extrovertida, pode ser mansa e tranquila, andando no Espírito a cada dia (Gálatas 5:22-23).

Quanta benção e paz a mulher sábia traz para seu marido e filhos.


A esposa, segundo o padrão de Deus


Tudo o que vimos acima, descreve detalhadamente como deve e/ou não deve ser uma esposa, segundo o coração de Deus. Estaria a Bíblia enganada quando afirmou que "a mulher sábia edifica sua casa"?

O que você acha?

Ao longo dos séculos, milhares de mulheres têm experimentado o amor incondicional de seus maridos. Monumentos foram feitos a mulheres que encantaram seus parceiros. A rainha Ester, por exemplo, conquistou metade de um império.

Será isso somente sorte?

Existe um fato. O que está escrito em Provérbios 14:1 
"Toda mulher sábia edifica sua casa..."
não deve ser encarado como uma cobrança, mas como uma promessa.

Sim, você tem nas mãos o poder de transformar seu casamento. A Bíblia afirma isso. A Bíblia afirma que uma mulher sábia tem o poder de edificar um lar (que é muito mais que uma casa cheia de gente) e com a mesma força e intensidade destruí-lo. Entenda, esse poder foi dado à mulher, não ao homem. Daí a responsabilidade da esposa no equilíbrio conjugal.

Você está usando este poder? Você sabe, ao menos, como colocá-lo para fora? É exatamente por isso que hoje vou lhe falar de um treinamento espetacular.

Estas estratégias pode mudar a percepção sobre casamentos, e muitas mulheres que não conseguem manter uma boa relação com seus companheiros, irão aprender à luz das Escrituras a conquistar o amor e a admiração deles.

Estou falando do Método Esposa Sábia e Virtuosa, o único treinamento prático, 100% bíblico, que quando aplicado ajuda qualquer casal a fugir do divórcio (sem campanhas ou batalha espiritual). Não existe maneira mais fácil e prática de se tornar a mulher sábia a que a Bíblia se refere, e construir um lar feliz. Nele você aprende conceitos bíblicos bem fundamentados, além de noções de neurociência que vão lhe ajudar a:
  • evitar as constantes brigas por causa de desconfiança e ciúmes;
  • resolver os problemas da falta de comunicação do marido;
  • lidar com a frieza e distância do parceiro.
Basta que você pratique o que a Bíblia ensina. A esposa (e a mulher, num entendimento geral) segundo o coração de Deus, na Bíblia, é: bondosa, discreta, respeitosa, bonita sem ser vulgar, valiosa, virtuosa, feliz, trabalhadora, provedora, auxiliadora, acolhedora, humilde, forte, digna, sorridente, esperançosa, sábia, amorosa, esperta, perseverante, cuidadosa, caridosa, pacificadora, doce, alegre, comunicativa, edificadora, conselheira, fiel, linda e, principalmente, temente ao Senhor, acima de todas as coisas. É simplesmente algo extremante precioso, que o Senhor preparou para abençoar uns aos outros, o tempo todo e, acrescentar "vida em abundância" ao seu cônjuge. É este o método. É esta a "fórmula". Não tem nenhum "grande segredo".

Ser uma mulher/esposa assim nos dias de hoje, não é fácil, principalmente, perante as circunstâncias, as trocas de valores e as modernidades, mas, não é impossível. Porém, só é possível se estiver disposta a obedecer e a se fortalecer a ser uma mulher melhor a cada dia, no Senhor, buscando a Sua ajuda, a Sua capacitação e a Sua graça, a cada nova situação. Não se permitindo ser corrompidas pelos comportamentos mundanos da mulher atual, é preciso que sejam fortes e não se preocupem tanto em ser diferentes (ou iguais), mas sim em fazer a diferença sendo quem o Senhor deseja e/ou as preparou para ser.

Por isso, amadas, não desanimem, não desistam, vocês nasceram para vencer e brilhar a luz do Senhor, sendo aquela mulher segundo o coração d’Ele. Busque-O e brilhe.

Conclusão


Muitas esposas que acabaram de ler este artigo, podem, por ventura, tentar se munir das mais diversas desculpas para não concordarem com o que leram. Mas o fato é que se você que é casada, não está sendo uma esposa que pratica esses princípios, você NÃO É uma esposa segundo o padrão de Deus.

Pode até ser que tenham lá suas razões para contra argumentar. Contudo, Deus não lhes dá nenhum escape e nenhum "só que não". É o que está escrito, quer queiram ou não, quer aceitem ou não, quer concordem ou não. Em último caso, se quiserem discutir a questão, que o façam com o próprio Deus, quem sabe conseguem convencê-lO de que Ele está enganado? Fiquem à vontade para tentar.

[Fonte: Fazendo Discípulos - https://www.fazendodiscipulos.com.br/, Confia no Senhor http://confianosenhor.com.br/confia/]

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. A palavra de Deus é infalível!!!! Perfeita!
    Quando vc começa a praticar os príncipios que são de Deus nela contidos a sua vida se transforma!!!! Obs: (não essa loucura inventada por tantos aí de declarar a palavra, " profetizar" , "trazer à existência" e tantas outras bobagens carnais inventadas) Quando vc, marido ou mulher assume o papel que Deus determinou em sua palavra para cada um de nós, Deus, que é fiel à sua palavra, virá com Graça nos ajudando a exercermos nosso papel, independente se a outra parte ( marido ou esposa) for cristão ou não. Quando obedecemos os princípios da palavra de Deus nós vivemos a vida em abundância que Cristo prometeu pra nós, e digo, a vida em abundância nada tem a ver com essa loucura de confissão positiva, prosperidade, bem estar em si mesmo etc... a vida em abundância é a paz, a mansidão, a confiança etc independente das circunstâncias. Como vale a pena se submeter à palavra e ao Senhorio de Cristo. Temos que fazer tudo como se fosse para Deus e não aos homens.

    ResponderExcluir
  2. Quero testemunhar sobre os trabalhos de Dr.agumba. Ele é um grande homem que foi capaz de lançar um feitiço que me trouxe o homem que eu amo. Este homem é capaz e capaz de resolver qualquer problema do seu. Ele é especializado no seguinte: (1) Spell para proteção contra perigo ( 2) Spell para sonhos ruins. (3) Espetáculo para o amor do mesmo sexo (4) Espetáculo para a cura (5) Espetáculo para a invisibilidade (6) Espetáculo para a riqueza e a fama (7) O feitiço para doenças (câncer) fibroma, vírus herpes simple ou qualquer outra doença. (8) Spell para o amor e o relacionamento fortes (9) Spell para trazer seu ex back até lesbain / gay ex back (10) feitiço para gravidez, este homem tem grandes poderes e é incrivelmente generoso. Você pode contatar seu e-mail via: dragumbasolutioncenter@hotmail.com, ou você também pode adicioná-lo no whatsapp: +2348147461232 porque felicidade e sucesso para pessoas de todo o mundo usando os poderosos feitiços e produtos à base de plantas tradicionais. sem estresse, entre em contato com ele hoje.

    ResponderExcluir