quinta-feira, 14 de maio de 2015

NÃO ESTÁ ESCRITO!

Vira e mexe surge no meio evangélico jargões com forte aura de veracidade bíblica, mas que, ainda que sejam biblicamente plausíveis em seus sentidos não estão registrados nas Escrituras Sagradas. Uma coisa é fato, eles fazem verdadeiro sucesso e virão chavões repetidos como mantras pelos crentes, que, como papagaios de piratas, saem repetindo tudo o que ouvem.

É o típico caso de "quem conta um conto aumenta um ponto". O mais triste nessa história é a indisponibilidade dessas pessoas em fazer um exame nas Escrituras, buscando a veracidade dessas frases chamadas de "bíblicas". Abaixo eu listo uma sequência de jargões muito conhecidos - e usados - por crentes e não crentes. Veja qual (ou quais) deles você já usou e, por favor, à partir de agora, não use mais.

1) "O pouco com Deus é muito." - Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece." Pv 11.24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, não está registrada no Livro Sagrado.

2) "Até 1000 irá; de 2000 não passará." - Muitos "profetas apocalípticos" a usaram para alertar acerca da iminente volta de Cristo, antes ou durante o ano 2000. Mas o que a Bíblia realmente diz acerca da vinda de Jesus? As palavras de Cristo quanto ao Arrebatamento da Igreja são mais do que claras: "... daquele dia e hora ninguém sabe..." (Mt 24:36). Leia também Atos 1:7, 1 Tessalonissenses 5:1 e 2 Pedro 3:8. Além do mais, já estamos em 2015!!!

3) "Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente." - O texto de Gn 3:15 não diz o que está acima, veja: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". Não se utiliza o termo esmagar em Gênesis, o que seria uma destruição final de Satanás, mas sim em Rm 16:20: "... o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés."

4) "Deus cegou os entendimentos dos incrédulos." - A Bíblia diz: "... o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2 Co 4:4)

5) "Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és." - Este "versículo" não existe, embora o livro de Provérbios traga a ideia: "O homem violento persuade o seu companheiro, e guia-o por caminho não bom" . (Pv 16:29)

6) "É dando que se recebe." - Acredito que as pessoas que mencionam este pseudo-versículo, o confundem com o seguinte: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." At 20:35

7) "Quem com ferro fere, com ferro será ferido." - Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus a Pedro: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão." (Mt 26.52)

8) "Eu venci o mundo, e vós vencereis." - João 16:33 diz: "Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". Não está no texto: "e vós vencereis"

9) "O amor encobre uma multidão de pecados." - Essa frase possui um acréscimo sutil, o prefixo "en", capaz de torcer a mensagem bíblica. "Encobrir" significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará." (Pv 28.13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... o amor cobrirá uma multidão de pecados." (1 Pe 4.8) Cobrir, neste versículo, quer dizer perdoar. Como também no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); Já com relação a encobrir, vejamos o que diz a Palavra: "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri." (v. 5)

10) "O dinheiro é a raiz de todos os males." - O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. A igreja necessita do dinheiro para se manter. O errado é por o coração nele (Mt 6:19-21). Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" . (1 Tm 6:10)

11) "A voz do povo é a voz de Deus." - Esse é usado desde BBBs à políticos e é uma mentira diabólica. Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), e outros criam que era um profeta (Mt 16:13,14). Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:17). A voz do povo não é a voz do Senhor.

12) "Os viciados não herdarão o Reino de Deus." - Qualquer leitor sincero da Bíblia será capaz de entender que Deus não aprova o vício, mas a questão é que não existe este “versículo” supracitado.

13) "Quem não vem pelo amor, vem pela dor." - Não existe este “versículo”, embora a ideia possa ser verdadeira. O sofrimento muitas vezes é um instrumento eficaz para conduzir o homem ao arrependimento. 

14) "Mente vazia, oficina do diabo." - De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado.

15) "Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus." - A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

16) "Vinde a mim como estás." - Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está e isto realmente pode e deve ser dito. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com frequência por muitos pregadores. Em seu lugar, caso queira citar a fonte bíblica, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

17) "Esforça-te e eu te ajudarei (ou faça sua parte que a minha eu farei)". - A expressão "Esforça-te" aparece na Bíblia, mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". "Esforça-te, e tem bom ânimo..." (Js 1:6,7,9,18; 1 Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos..." (1 Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra..." (1 Cr 28:10); "Esforça-te, e clama..." (Gl 4:27). Apesar disso, não há dúvida de que o Senhor ajuda os que se esforçam.

18) "Fazei o bem sem olhar a quem." - Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". O cristão deve fazer o bem, pois ele deve ter a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra." (Dt 15:11)

19) "Jesus é o médico dos médicos." - Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17.:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos. A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26).

20) "O cair é do homem, mas o levantar é de Deus." - Essa frase é comumente usada para animar os irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24); Fl 2:13 “...porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Porque de Deus provem a vontade e também a força para levantar, mas o homem tem que fazer a parte dele. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar. Tiago 4:8 “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós”.

E outros


"Deus escreve certo por linhas tortas";
"Deus tarda mas não falha";
"A esperança é a última que morre";
"Dá um passo para mim que eu dou dois para ti";
"Deus ajuda que cedo madruga";
"Cada um por si e Deus por todos";
"O futuro a Deus pertence";
"O diabo usa sapatinho de algodão (sucesso no meio pentecostal)";

Estas não merecem nem explicação de tão estapafúrdias que são. São impropérios vociferados por quem tem preguiça de ler a Bíblia. O que a Bíblia diz é, que seu povo perece (é destruído) por falta de conhecimento! E quem quiser que conte outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário