terça-feira, 19 de maio de 2020

PALAVRA DE FÉ – ATÉ ONDE SUA FÉ TEM TE LEVADO?

Casamento Por Toda Vida!: Olhando o horizonte
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. 
Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. 
Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. 
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.  
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:1-6  –  grifos meus).
Os heróis da Fé devem ser nossa referência de como agir a Fé e usá-la para fazer a diferença em nossas vidas. Eles ouviram a voz de Deus e creram nela. Seguiram a direção que Ele havia lhes dado.

Entendendo a Fé

Algo além dos conceitos


A fé não é um sentimento cego nem um ato de confiança afetiva em Deus, mas sim uma atitude da inteligência, que, movida pela vontade livre, diz sim a Deus que se revela. Não se pode crer em qualquer crença, "apenas para se ter uma vida espiritual ou uma religião". Não se pode crer em algo vago, indefinido, sentimental; só se pode crer em algo que a inteligência examinou e aprovou.

Não se pode, portanto, cultivar qualquer anti-intelectualismo diante da fé. A fé é o ato mais nobre do homem, pois aplica a faculdade mais digna do ser humano (a inteligência) ao objeto mais elevado e perfeito, que é Deus.

A fé é um ato da inteligência, mas é também uma atitude da inteligência movida pela vontade. As proposições da fé não podem ser vistas e provadas como as da ciência, mas, pela análise da inteligência, essas proposições podem ser tidas como aceitáveis. Assim, depois de examinadas as propostas da fé, a inteligência pode consentir em crer e passar para a nossa vontade a decisão final: crer ou não crer.

A inteligência pede credenciais para crer, e essa baseia-se na autoridade e credibilidade de quem ou do que transmite a mensagem. Assim, a fé é um ato livre, um gesto voluntário prestado à autoridade de Deus que se revela. É um ato mais nobre do que os outros, cujo objeto é tão evidente que eles se tornam obrigatórios. O ato de fé supõe reflexão e decisão consciente e responsável. Pela fé o homem se entrega todo a Deus.

A voz de Deus hoje


Hoje a voz de Deus é a Palavra dEle. Quando você houve a Sua Palavra, quando você lê as Escrituras Sagradas, você está ouvindo a voz de Deus. Infelizmente a maioria não acredita nisso, mas os que creem são beneficiados.

A palavra "profeta" vem do grego "prophetes", e significa "falar antes", provavelmente devido a denominação antiga pela qual se chamava os profetas de "vidente": 
("Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: 'Vinde, vamos ao vidente'; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente")  – 1 Samuel 9:9.
Ou seja, achava-se que o profeta saberia das coisas, receberia visões de Deus, por isto Saul queria achar Samuel, para saber de seu animal perdido.

Biblicamente os profetas são "a voz de Deus" para os homens, assim sendo: os sacerdotes são a intermediação do homem para com Deus e os profetas são os porta vozes das mensagens de Deus para o homem. Resumir as profecias a predições do futuro é no caso reduzir ao mínimo a intenção das profecias de Deus.

Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação (1 Corintios 14:3). Com este texto fica claro que a intenção principal da profecia é a edificação da igreja. Através dos antigos, Deus profetizava sobre vários acontecimentos, mas principalmente sobre a vinda de Cristo que é o ponto central das profecias do Antigo Testamento.

Como é a profecia hoje


Todas estas profecias escrita na Bíblia são a Palavra de Deus enviada a nós, através do relato Fiel dos Profetas que escreveram pela Inspiração do Espírito Santo. Note o que o Apóstolo Pedro escreveu:
"Pois a Profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens, santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo" (Pedro 1:2).
Por sua especial Providência, Deus cuidou que as profecias e escritos bíblicos fossem registrados sem falha até que fossem estabelecidos.

Devido a Bíblia está já completa, o dom da Profecia dado pelo Espírito Santo é diferente das Profecias Bíblicas. O principal propósito da Profecia, revelada sob A Unção do Espírito Santo hoje, não é falar de eventos futuros, mas Edificar, Exortar e Consolar os crentes. A Bíblia ensina claro em 1 Co 14:3. Apesar do ensinamento bíblico, é prática comum a muitos crentes irem atrás de "profecias" e "revelações", tendo, inclusive, muitos o seu (sua) "profeta (profetisa)" de estimação (gurus?).

A fé do ex leproso sem nome

Lucas 17:11-19


Um dos heróis anônimos da Fé, cujo nome não está escrito na Bíblia, era um moribundo. Ele era leproso e seguia com mais nove leprosos. Eles viviam fora da cidade, em desertos, nas cavernas e não tinham a quem pedir ajuda.

Quando eles ouviram falar de Jesus, O invocaram de longe, e Jesus disse:
"...Vai lá, mostre-se ao sacerdote" (v. 14).
Naquela época o sacerdote tinha a função de examinar os doentes e separar quem podia ou não viver em sociedade. Os leprosos ficaram curados antes mesmo de chegarem até ele.

Nove deles retomaram a vida de antes. Apenas um deles voltou sozinho para agradecer a Jesus. E o Senhor disse a estes que os demais tiveram fé para serem curados, mas não para salvos. E que ele havia sido salvo.

Conclusão

Fé limitada


Nós vemos na passagem de Lucas 17:11-19, além de um ensinamento sobre a importância da gratidão, dois tipos de fé: uma pessoa crê enquanto está recebendo bênçãos; e a outra crê não apenas nas e/ou para as bênçãos, mas no fato de ter sido agraciada pelo Senhor Jesus.

Qual tem sido sido a sua fé? Até onde ela pode te levar? A sua fé é só para receber bênçãos ou para receber bênçãos e se manter firme na fé até ser salvo?

A situação atual nos leva a refletir sobre o contexto dessa passagem bíblica. Assim como aqueles dez leprosos, todos nós hoje nos vimos "obrigados" a nos afastar do convívio social. Por imposição das circunstâncias, fomos cada um de nós, confinados em nossas "cavernas". 

De repente, nos foi tirado o direito às práticas tão simples, corriqueiras, muitas delas às quais não nos atentávamos para sua importância, o que só agora, devido a privação involuntária, nos atentamos para o quão fundamentais elas nos são. 

Mas, e quando tudo isso acabar (se é que vai acabar...)? Será que iremos nos esquecer novamente e voltaremos ao corriqueiro? Especialistas de várias áreas dizem que não. O mundo nunca mais voltará a ser o mesmo e já deram a isso o nome de "novo normal". 

Mas, e nós, os que vivemos nesse mundo, estamos prontos para encarar esse novo normal? E a nossa fé que foi tão aflorada nesses tempos difíceis, ela nos levará além deles? Termino esse texto deixando essas perguntas para que cada um de nós busque as respostas de acordo com o seu nível de Fé.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário