Nesses tempos tão difíceis que estamos enfrentando, onde somos constante e diariamente bombardeados com tanta notícia ruim, o que faz com que aumente ainda mais nossa sensação de impotência e só serve para minar nossas esperanças em dias melhores, vou iniciar aqui uma série de artigos onde irei compartilhar com meus leitores e seguidores palavras de incentivo, que alimenta o espírito, a alma para que eles deem sustentação ao corpo.
Para dar início à série, este texto é o esboço de uma mensagem que eu ministrei no dia 11 de janeiro de 2009.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).
Introdução
A mensagem não tem a intensão de incentivar a ninguém ao conformismo frente às adversidades e nem fazer apologia ao "masoquismo espiritual". No entanto, o propósito da mensagem é antes mostrar que até mesmo em meio às adversidades, o Senhor se faz presente, nos fortalecendo e nos ensinando princípios fundamentais ao nosso crescimento e desenvolvimento espiritual.
Para isso, é fundamental que reconheçamos o tempo no qual estamos (Eclesiastes 3) para que saibamos a melhor maneira de agir. O apóstolo Paulo, que foi um homem bem experimentado em extremos, nos indica o que fazer, veja:
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: 'Aba, Pai.'
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Romanos 8:14-18, grifo meu).
Portanto, se estamos em um tempo de adversidades, melhor que murmurar, é descobri o que podemos aprender com a situação que nos confronta e assim, possamos sair melhores quando esse tempo passar. Para isso, vamos ver uma célebre passagem da Bíblia, registrada no Antigo Testamento, em 2 Reis 4:1-7.
1. Aprendendo a ser humilde
4:2,3
A humildade é um traço marcante no caráter de Jesus.Ele não só foi humilde, como também ensinou a seus discípulos (seguidores) que também fossem (Filipenses 2:5-7): João 13:3-5; 12-17.
2. Aprendendo a importância da comunhão
4:4,5
A comunhão (comunidade) foi uma das principais características da Igreja Primitiva. O maior exemplo que Jesus nos deixou de comunhão foi a realização da Ceia, quando, no momento ápice de seu ministério terreno, reuniu todos os seus discípulos ao redor de Si para ministrá-los. A celebração da Ceia, está além de uma mera liturgia, um mero ritual e não está submissa a deferências teológicas.
Os discípulos absorveram bem essa ministração e não se esquivaram da responsabilidade de ministrar aos novos crentes em Atos – 4:31-35, (Jesus ressurreto, ceia com os discípulos, deixando-nos claro que a Ceia é uma celebração de vida e não um velório, conforme muitos pensam) Lucas 24:29-31.
3. Aprendendo a ter controle
4:6,7
A vida cristã tem um limite: a Bíblia. No entanto, levamos uma vida desregrada, sem controle, sem limites. Jesus nos deu uma aula sobre a importância de não desperdiçarmos as provisões – Jo 6:10-12 (Deus é contra o desperdício – Êxodo 16:4, 16-21).
Conclusão
"Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:15,16).
Para que entendamos o que nos pode ser ensinado em quaisquer situações e circunstâncias é preciso que sejamos espirituais, pois, os olhos da carne (ou seja, o entendimento natural), não só não nos permite tal entendimento, como também limita-nos às incapacidades da razão nos impedindo atingir às possibilidades do sobrenatural.
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário