segunda-feira, 23 de março de 2020

SÍNDROME DE HIGHLANDER: ♫♪"PORQUE IMORTAL, 'NÃO MORRE NO FINAL'"♫♪


Por causa do filme com os astros Christopher Lambert (Connor MacLeod) e Sean Connery (Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez) que todo mundo da minha geração assistiu, classifico como "Síndrome de Highlander" a sensação de imortalidade, própria da juventude, residente na fantasia humana, escondida dentro de cada sonhador, capturada e aprisionada em cada realista que perambula por aí. 

É aquela sensação imortalidade que muitos têm, a estranha mania de acharem que nada acontece a eles, que estão imunes e invulneráveis a tudo. A utópica sensação de invencibilidade. E nesses tempos de quarentena, como combate a propagação da pandemia do coronavírus, essa síndrome pode ser vista através da atitude de muitos que desrespeitam, negligenciam e ignoram as orientações dadas pelas autoridades em saúde e governamentais de se manterem em casa, no isolamento social.

Nesse cenário, adultos são atormentados pelo vão entre a autoimagem, os sonhos, as projeções e a realidade. Lutam para esconder, ou se afundam nesse abismo, constroem pontes e circulam entre o sonho e os fatos.

O resultado é que há otimistas, realistas e derrotistas, respeitando a possibilidade de oscilar, experimentando sucesso, fracasso e desastre.

O que é a "Síndrome de Highlander"


Coincidentemente, é também denominada na Medicina "Síndrome de Highlander", uma doença que retarda o amadurecimento e inibe o envelhecimento. 

A "Síndrome de Highlander" é uma doença rara caracterizada pelo atraso no desenvolvimento físico, o que faz com que a pessoa tenha aparência de criança quando, na verdade, é adulto.

O diagnóstico é basicamente feito a partir de exame físico, já que as características são bem evidentes. No entanto, ainda não se sabe o que realmente causa a síndrome, porém cientistas acreditam que é devido a mutações genéticas capazes de retardar o processo de envelhecimento e, assim, atrasar as alterações características da puberdade, por exemplo.

Sintomas da "Síndrome de Highlander"


A "Síndrome de Highlander" é caracterizada, principalmente, pelo atraso no crescimento, o que deixa a pessoa com a aparência de criança, quando, na verdade, possui mais de 20 anos, por exemplo.

Além do atraso do desenvolvimento, as pessoas com essa síndrome não apresentam pelos, a pele é macia, apesar de pode apresentar rugas, e, no caso dos homens, não há engrossamento da voz, por exemplo. Essas alterações são normais de acontecer na puberdade, no entanto, as pessoas com a "Síndrome de Highlander" não costumam entrar na puberdade. 

Possíveis causas


Ainda não se sabe qual a verdadeira causa da "Síndrome de Highlander", mas acredita-se que é devido à uma mutação genética. Uma das teorias que justificam a "Síndrome de Highlander" é a alteração nos telômeros, que são estruturas presentes nos cromossomos que estão relacionadas com o envelhecimento.

Os telômeros são responsáveis por controlar o processo de divisão celular, evitando que ocorra divisão descontrolada, que é o que acontece no câncer, por exemplo. A cada divisão celular, um pedaço do telômero é perdido, levando ao envelhecimento progressivo, o que é normal. No entanto, o que pode acontecer na "Síndrome de Highlander" é a superativação de uma enzima denominada telomerase, que é responsável por reconstituir a parte do telômero que foi perdida, retardando, assim, o envelhecimento.

Ainda há poucos casos relatados sobre a "Síndrome de Highlander", por isso que ainda não se sabe de fato o que leva à essa síndrome e nem como pode ser tratada. Além de consultar um geneticista, para que possa ser feito o diagnóstico molecular da doença, pode ser necessário consultar um endocrinologista com o objetivo de verificar a produção de hormônios, que provavelmente está alterada, para que, assim, possa ser iniciada terapia de reposição hormonal.

A essência da vida e a imortalidade presumida


O termo "empoderamento", importado do idioma inglês, significa mais que fortalecimento, pois inclui uma mudança da noção de si mesmo. Aí é que mora uma poderosa questão humana: saber-se.

Eu sou a criança que fui. Minha criança cresceu, engordou, emagreceu, sofreu, perdeu, mas ela sonha dentro de mim. Ela me chama, me consola e inspira e "esperanta". Preciso preservar o que há de mais belo em minha essência.

Os jovens, os pais e a adrenalina


Outra característica a ser considerada é a infinitude que transcende tempo e espaço. O conceito de acabar, de desgastar, parece muito distante daquelas crianças e de jovens viciados em adrenalina que perseguem os limites do corpo e da emoção a custos altos. Humanos que têm medo não experimentam, não arriscam. Vivem mais, talvez. Mas, o fato é que ninguém tem maior noção de finitude que mãe... e pai. A noção do tempo é a chave, deste minuto, desta era e da nossa existência.
"Quando se é jovem, os dias voam e os anos se arrastam; quando se é velho, os anos voam e os dias se arrastam",
não dá pra saber a origem deste dito.

Já estou vivendo essa última concepção. O tempo é relativo e nós nos fixamos em determinados pontos. Criamos calos emocionais, tromboses psíquicas, acumulamos material em cima de um trauma, de um erro, de uma culpa. E voltamos repetidamente, viajamos no tempo e visitamos nossas culpas e traumas. Ah! A diferença? Trauma é falta dos outros, culpa é por nossa conta. Talvez...

Entendendo os tempos

Tempo: Chronos


Ensina-nos a contar os nossos dias, pode estar relacionado a medir, registrar, narrar ou administrar o tempo que temos, os dias, os momentos... não os tic-tacs, isto é, o chronos.

Pensando em contagem de tempo, não deixo de considerar que antes do Dilúvio era diferente, ou aconteceu realmente algo que nos encurtou a vida humana. Tipo uma mudança no eixo e no magnetismo da Terra que teria, ao mesmo tempo, provocado o dilúvio universal, criando os atuais pólos Norte e Sul e acabando com uma bruma de vapor e nos expondo aos raios UVA e UVqualquercoisa que nos matasse mais rápido, junto com os radicais livres, a gordura trans e o açúcar, obviamente.

Um ano em novecentos tem um décimo do valor de um em noventa. Deveria considerar a intensidade da vida em detrimento da extensão?... Em música, um parâmetro útil para ilustrar o valor qualitativo da vida é o da Densidade, a quantidade de informações, de som e silêncio, de vibrações de um trecho. Não é pela quantidade que se garante a emoção ou a beleza.

Tempo: Kairós


O profeta Joel diz na Bíblia que os filhos e filhas iriam profetizar, os jovens teriam visões e os velhos, sonhos. 

O contexto dessas visões, sonhos e profecias em Joel está ligado ao "derramar" do Espírito de Deus a partir de um evento: a plenitude da Graça de Deus numa era chamada de Nova Aliança, na qual todos conhecem o Senhor do Universo. Esses jovens veem a realidade, não se enganam? Esses velhos voltam a sonhar? Esses filhos e filhas trazem uma mensagem divina? Uma nova situação? Uma nova organização? Crianças nos dizem o que fazer e como agradar a Deus? Neófitos enxergam, entendem? E velhos entregam-se ao sonho? Parece invertido? Parece loucura? Então é perfeitamente lógico pra Deus: o Kairós.

Tempo: Aión


Perto do Espírito de Deus, mergulhado nEle, envelhecer não é findar, é estar mais perto do sonho de Deus. Ser jovem e forte é ser capaz de enfrentar o mundo, o concreto, sem ser deglutido por ele. Ser criança é trazer a vontade e a voz de Deus. Vivendo hoje o Aión.

Conclusão

O joelho e o protetor solar da juventude


A evolução da noção de imortalidade acontece quando nos voltamos para o metafísico. Sou mais imortal a cada dia que me aproximo do meu derradeiro encontro com minhas certezas e desconfianças sérias. Sou mais eterno quando exercito minha fé. E morro para, finalmente, entrar na vida eterna.

A idade deveria ser uma contagem regressiva, ou uma avaliação estatística de probabilidades da finitude de cada um. Talvez nos preocupássemos mais com o joelho e o protetor solar aos vinte anos.

Então, os jovens sofrem de uma falsa imortalidade física e os mais experientes, de uma depuração metafísica. Ou deveriam.

Ah! Gostaria de viver nessa era. G o s t a... r i... a... Hã? Estou vivendo? Mesmo?... É, estou!


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário