segunda-feira, 28 de outubro de 2019

PERIGO À VISTA: PESSOA TÓXICA NA ÁREA

Resultado de imagem para Gif de pessoa tóxica"

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).
Pode ser parente, irmão em Cristo, amigo, conhecido, vizinho, colega de trabalho, da faculdade..., não importa. Livre-se de pessoas tóxicas. Você vai saber que está perante uma pessoa assim porque ela vai sempre fazer o possível para lhe colocar para baixo e buscará o maior número possível de obstáculos para a solução que você encontrar.

Como identificar a toxidade de uma pessoa?


"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
  • Olhos altivos [soberba],
  • língua mentirosa [mentira],
  • mãos que derramam sangue inocente [homicida],
  • O coração que maquina pensamentos perversos [pessoa maquiavélica, falsa, hipócrita, que vive armando ciladas],
  • pés que se apressam a correr para o mal [tem prazer em fazer o mal aos outros],
  • A testemunha falsa que profere mentiras [falso testemunho, pessoas que deturpam e pervertem a verdade em benefício próprio],
  • e o que semeia contendas entre irmãos [joga uns contra os outros, provoca divisões, joga um contra o outro]
(Provérbios 6:16-21, acréscimos meus entre [ ]).

Falar de pessoas tóxicas é algo muito complexo, pois elas não têm uma característica padrão. Muitas vezes, elas parecem aos olhos do mundo ótimas pessoas, dando apenas aos mais próximos a chance de conhecê-las profundamente.

Dessa forma, quando ficamos um longo tempo próximos de alguém que tem o poder de nos intoxicar, é comum que comecemos a ter dificuldades de discernimento, falta de ânimo, problemas psicológicos e físicos devido a somatização de problemas. Problemas que, à princípio, poderiam ser até mesmo pequenos, mais que se avolumaram devido ao contato com uma ou mais pessoas tóxicas. E, sim, infelizmente e, por mais incrível que possa parecer, existem sim pessoas tóxicas - e não poucas - nas fileiras evangélicas.

Principais sintomas de toxidade


Pessoas tóxicas são indivíduos que prejudicam sua autoestima. Eles são egoístas, manipuladores e não se responsabilizam por suas ações. Na maioria das vezes, essa pessoa e você não sabem disso. Usando palavras e frases sutis fará todo o possível para prejudicar sua autoestima, a fim de te derrubar.

Pessoas tóxicas são notórias por projetar e/ou introjetar suas inseguranças e baixa autoestima nos outros. Se você conhece uma pessoa tóxica, é importante que você entenda que nada do que ela diz deve ser tomado pessoalmente.

Na realidade, as pessoas tóxicas são infelizes e, por alguma razão, difíceis de entender, usam os outros em uma tentativa vã de se sentirem melhor.

Uma pessoa tóxica não é pessimista, nem invejosa, ela apenas transmite aquilo que possui e por serem sentimentos contaminados, o resultado disso nunca é bom.

A pessoa tóxica não vai ser como um pessimista ou um invejoso que está sempre ali lhe incomodando e dando suas contribuições em sua vida sem você pedir, não. Ela vai aparecer somente às vezes, mas quando isso acontecer vai descarregar toda a energia tóxica acumulada. Ah! E ela costuma aparecer quando tudo vai bem com você.

Como lidar com pessoas tóxicas?


Por isso, quando der de cara com pessoas assim, livre-se o mais rápido possível. Não precisa evitar encontrar, excluir ou deixar de conversar. Ser livre é também saber a hora de se passar por prisioneiro. Basta que você desenvolva confiança em si mesmo, admiração e força para saber que nenhum sentimento tóxico é capaz de atingir, pois, você não merece isso.

E cuidado, porque muitas pessoas que você conheceu durante uma vida toda podem ter deixado seus sentimentos adoecerem no meio do caminho. Abra o olho, a mente, o coração, mas feche os ouvidos para pessoas tóxicas. Que a felicidade incomoda, a gente sempre soube.

Conclusão


A questão é: como será que separamos quem é tóxico do resto das pessoas que estão, sem querer, fazendo algum mal para os outros? Afinal, qualquer um de nós eu  você ou o Gandhi — em algum momento machucou alguém. É pouco provável que exista um(a) chefe que nunca foi indelicado(a) com um funcionário. Um marido e uma esposa que nunca disseram coisas desagradáveis um para o outro no meio de uma briga. Ter machucado alguém sem querer é quase que uma consequência natural da nossa vida em sociedade. 

Entretanto, isso (por si só) não faz de nós "tóxicos". Faltam alguns ingredientes. Falta a frequência, a repetição dos atos danosos. Falta a raiva. Falta a violência, às vezes passivo-agressiva. Falta a convicção de que estamos certos. Falta prazer quando vemos alguém se ferrando. Falta o comportamento cujo combustível é o dano ao próximo. Falta inveja. Faltam as mentiras sucessivas. Falta a capacidade de reconhecer o erro e de pedir desculpa. 

Se você está na dúvida se uma pessoa tóxica faz parte da sua vida — como amigo(a), namorado(a), colega de trabalho, familiar... — repare em como se sente quando ela está por perto. 
  • O ambiente fica pesado? Você se sente desconfortável, tenso, pisando em ovos para evitar alguma briga ou desentendimento? 
  • Outros, além de você, relatam se sentir da mesma forma quando estão por perto dessa pessoa? 
  • Você sai de parte importante da sua conversa se sentido escutado, mas a pior pessoa do mundo ao mesmo tempo? 
  • Mais importante ainda, como fica o clima quando essa pessoa vai embora?
Às vezes a toxicidade de alguém só se torna clara quando ele está ausente. Com a repentina leveza no ar que a sua ausência traz. Se você respondeu sim para essas perguntas, provavelmente você está convivendo com uma pessoa tóxica. Em geral, ela pula de emprego em emprego, de grupo de amigos em grupos de amigos. É aquela que, quando não junta gente em torno de si para destruir alguma coisa, fica sozinha. E, dessa pessoa, meu conselho espiritual é bem simples: fuja!
"Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer" (2 Timóteo 2:16,17a).
A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário