domingo, 13 de outubro de 2019

FELIZ: SER OU ESTAR?

"Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: 'Vocês entendem o que fiz a vocês?  
Vocês me chamam "Mestre" e "Senhor", e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. 
Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem'" (João 13:12-17).
Com uma compreensão contextual e literal do texto acima, de cara a gente já conclui que na "lógica louca" de Jesus (1 Coríntios 1:18), a felicidade está essencialmente oposta ao que se entende dela na filosofia de vida que nos é tão efusivamente apresentada e tão celebrada por poetas e livres pensadores. Antes vamos verificar o significado dessas palavras para melhor compreensão:

Significado de Felicidade


Felicidade sf (lat felicitate) - 1. Estado de quem é feliz. 2. Ventura. 3. Bem-estar, contentamento. 4. Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.

Significado de Feliz


adj. Ditoso, afortunado: homem feliz. Próspero, bem-sucedido: negócio feliz. Contente, alegre, satisfeito: estar feliz. Abençoado, bendito: destino feliz. Bem combinado, lembrado, imaginado: ideia feliz. Favorável: feliz presságio.

Significado de Bem-aventurado


"adj. Muito venturoso, muito feliz.
Que traz ventura, que favorece. 
S.m. Teologia diz-se daquele que goza no céu a beatitude eterna."

A felicidade sob a ótica filosófica


"Só quero ser feliz" e "ser feliz é o que importa" são frases muito ouvidas em falas de personagens de novelas e de filmes e em postagens nas redes sociais. Há algum, muitos, inclusive cristãos, estampavam nos para-brisas de seus automóveis um sugestivo adesivo com a frase "Você merece ser feliz".

Essas expressões são usadas por muitas pessoas que acreditam que o mais importante na vida é ser feliz, independentemente de como a felicidade será alcançada. 
Elas lutam para atingir esse objetivo custe o que e a quem custar, pois a prioridade é a realização de suas vontades.

Essas ideias parecem ser juvenis, pois os mais jovens são mais imaturos e gostam de viver na maioria das vezes tendo atitudes que aumentam sua adrenalina - e chamam esse estilo de vida "felicidade". Porém muitas pessoas mais velhas também agem com base nesse pensamento, o que normalmente acontece depois que passam por decepções.

Inimigo número 1


O que podemos perceber é que a obsessão pela felicidade é um dos motivos pelos quais muitas famílias estão distantes, já que cada membro quer realizar seus próprios desejos e manter sua privacidade. É assim que muitas crianças estão crescendo sem os pais, que querem muito se desenvolver na carreira e ostentar beleza e, portanto, não têm tempo de cuidar das crianças.

Muitos cônjuges estão sendo traídos porque um ou outro quer muito se sentir atraente aos olhos estranhos do trabalho, da faculdade, dos círculos sociais fazendo com que eles se sintam desejados quando o marido ou a esposa não demonstra isso mais tão bem.

O que as leva a terem essa obsessão pela realização de suas vontades pessoais? A resposta está na passagem bíblica de Jeremias 17:9: 
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"

Quando a pessoa age a favor apenas dos seus desejos está sendo movida pelo seu coração, pois ele é que gera os sentimentos. E, como ele é enganoso e corrupto/corruptível, os critérios dessa busca pela felicidade acabam não sendo os mesmos de Deus. Portanto, se a felicidade surge baseada apenas nos sentimentos, mesmo sem perceber, a pessoa está fazendo as vontades do seu inimigo número 1: não, não é o diabo, como muitos pensam e sim, como a Bíblia claramente diz, o coração. E então ela vai se decepcionar no futuro.

O significado de "coração" na Bíblia


Apesar de muito já ter sido falado e ensinado sobre isso, nunca é demais repetir para dirimir quaisquer dúvidas. Nós lemos muito sobre o coração na Bíblia, porque nos tempos bíblicos pensava-se que nossas decisões, sentimentos e processos de pensamento vinham do coração. O coração da Bíblia foi pensado para ser uma espécie de "centro de controle" do qual todas as nossas decisões foram tomadas. Então, quando lemos sobre o coração na Bíblia, é sobre o lugar onde você tem sua vontade, suas atitudes e intenções, e qual é a fonte de seus pensamentos, ações e palavras.

Este coração é o núcleo de quem você é como pessoa. Seu coração é essencialmente você. Com o seu coração você escolhe entre o bem e o mal. Sua consciência envia uma mensagem se algo está certo ou errado, e seu coração é o que o leva a escolher. O coração que está em conexão com Deus é capaz de escolher o bem a cada vez. O coração que se abre para outras influências impuras torna-se cego e confuso quando se trata de discernir entre o bem e o mal. 
"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmos 119:9).

Conclusão


Ser feliz é muito mais do que a concretização dos sentimentos – afinal, eles são passageiros, efêmeros e, em muitos casos, subjetivos, abstratos. Já a felicidade é absoluta, concreta. Se você quer ser - e não simplesmente estar - feliz, pare de pensar [no] que você precisa sentir. Sou feliz não porque me sinto feliz, mas porque sou feliz. A minha felicidade vem de dentro de mim e, por isso, não preciso que nada no meu exterior que me faça sentir algo. Por isso, faça o que é certo diante de Deus, mesmo que seja contra o que você quer. Sabe como Ele lhe recompensará? Fazendo-lhe mais feliz ainda.


A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário