quarta-feira, 9 de outubro de 2019

ACONTECIMENTOS - ESPECIAL: A COMUNIDADE CATÓLICA MINEIRA SE DESPEDE DE D. SERAFIM FERNANDES DE ARAÚJO

Morreu na manhã desta terça-feira, 8 de outubro, o bispo emérito de Belo Horizonte (MG), cardeal Serafim Fernandes de Araújo, aos 95 anos. 

Falecimento entristece e comove a comunidade católica


Com profundo pesar, a comunidade católica - não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil - na Arquidiocese de Belo Horizonte se despede do cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito, que faleceu nesta terça-feira, 8 de outubro, aos 95 anos, vitimado por uma pneumonia. 

O Arcebispo Dom Walmor de Oliveira Azevedo e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte para se despedir de dom Serafim. 

"Na palma da mão de Deus"


é uma expressão tão, bonita, tão significativa, tão profunda e tão marcante, foi muitas vezes dita, de forma serena, por Dom Serafim. 

O cardeal é presença admirável no coração de toda a comunidade católica. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. 
"Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos da Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja"
como bem descreveu Dom Walmor em sua nota oficial sobre o falecimento de Dom Serafim. 

De posicionamento conservador e tradicional, sem, contudo, se abrir ao diálogo com o novo, Dom Serafim ficará marcado na história da Igreja Católica, como um dos mais importantes nomes em suas fileiras de líderes, sendo respeitado, inclusive, por seguidores de outras crenças e outras vertentes do cristianismo, como os protestantes, por exemplo.

Por isso também, não é exagero dizer que 
"no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim"
conforme bem disse Dom Walmor, em sua nota oficial. 

Vida dedicada à Igreja 


Dom Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG). Foi o terceiro arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, sucedendo dom João Resende Costa, no governo da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 5 de fevereiro de 1986. Viveu sua infância em Itamarandiba e aos 12 anos de idade foi estudar no Seminário de Diamantina, onde se formou em Humanidades em 1942 e em Filosofia em 1944. 

Foi escolhido para ir estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Ordenado padre no dia 12 de março de 1949, na Catedral de São João Latrão, em Roma, retornou ao Brasil em 1951. Foi pároco em Gouveia (MG), onde ficou de 1951 a 1957. 

Nesse mesmo período, exerceu ministério de capelão da Companhia Industrial de São Roberto. De 1956 a 1957, assumiu o posto de capelão militar do 3º Batalhão Militar da Polícia Militar de Minas Gerais. Também foi diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Diamantina e professor de Direito Canônico no Seminário Provincial. 

Em Curvelo, onde foi pároco em 1957 e cônego de 1958 a 1959, também atuou como professor em várias escolas. Sagrado bispo em 7 de maio de 1959, com apenas 34 anos (foi o mais novo bispo do Brasil), transferiu-se para Belo Horizonte para ser auxiliar de dom João Resende Costa. 

Assumiu também os cargos de vigário geral, administrador e diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de tornar-se professor de Cultura Religiosa da PUC Minas. A partir de 1960, dom Serafim toma posse como reitor da PUC Minas. 

Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. O Cardeal também viajou para vários países, em visita a universidades, para participar de seminários e congressos sobre educação. Entre 1978 e 1981, foi membro do Conselho Federal de Educação. 

Ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte 


A posse como arcebispo coadjuntor – com direito à sucessão do arcebispo de Belo Horizonte – aconteceu no dia 31 de março de 1983, no Ginásio do Mineirinho. Em 1986, dom Serafim tomou posse como arcebispo metropolitano, sucedendo dom João Resende Costa. 

Legado 


Dom Serafim foi idealizador do Projeto Pastoral Construir a Esperança, que teve início em 1990. Nomeado cardeal em 18 de janeiro de 1998, recebeu sua investidura cardinalícia nos dias 21 e 22 de fevereiro do mesmo ano, das mãos do papa João Paulo II. Seu sucessor, dom Walmor Oliveira de Azevedo, assumiu o governo da Arquidiocese de Belo Horizonte em 26 de março de 2004. 

Conclusão 


Em telegrama de pesar enviado na tarde desta quarta-feira, 9, a Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Papa Francisco recordou a "paixão missionária" do cardeal Serafim Fernandes. 

O corpo do cardeal Serafim Fernandes de Araújo está sendo velado no Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. As homenagens prosseguem até quinta-feira, 17h, quando o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor, preside a última Missa antes do sepultamento. 

Que ele descanse em paz. Apesar das distinções e até mesmo das divergências teológicas e doutrinárias, nada me impede de sentir grande pesar pelo falecimento desse senhor, reconhecer seu legado e nutrir por ele o devido respeito e consideração. 

[Fonte: Vaticano News´, Dom Total] 

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário