segunda-feira, 2 de setembro de 2019

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "I STILL HAVEN'T FOUND WHAT I'M LOOKING FOR"

Resultado de imagem para Gif de U2 I Still haven't Found

"...Ele te elevará para o lugar mais alto 
Ele te levantará quando você chamar 
Ele te dará abrigo da tempestade  
Eu acredito na vinda do Reino 
Quando então pessoas de todas as cores 
Irão se tornar apenas uma 
Você quebrou os elos, soltou as correntes 
Você carregou a cruz 
E com ela toda a minha vergonha 
Você sabe que eu acredito nisso..."

Qualquer música que tenha essa letra poderia facilmente ser classificada no gênero gospel - já que outras tantas que recebem esse rótulo têm construções métricas bem menos espirituais em sua composição -; ainda mais se embalada por falsetes e um backing vocal que parece ter vindo direto do ensaio do coral da igreja.

(Só que não)


Mas trata-se da maravilhosa canção "I Still Haven't Found What I'm Looking For" (Amo!!!), um clássico da banda pop U2 (Amo também!), que nas últimas décadas vem mantendo-se como uma das mais famosas e influentes do mundo. 

Ao comentar a relação da sua música com questões espirituais, os integrantes do U2 lembraram que seu álbum 'The Joshua Tree' (1987) - um dos mais emblemáticos na discografia da banda irlandesa - completou 30 anos em 2017 e eles ainda continuam cantando músicas que fizeram sucesso então.

A história da canção



Vídeo com apresentação ao vivo e tradução da letra

Uma das canções mais lendárias do U2 veio da parceria entre o baterista Larry Müllen Jr. e produtor Daniel Lanois. Após ter co-produzido 'The Unforgettable Fire', o produtor canadense estava de volta para o que seria 'The Joshua Tree'. Nas sessões iniciais, Lanois focou em uma poderosa batida que Müllen tinha criado para uma demo chamada "The Weather Girls". Lanois não gostava muito do resto da faixa, mas ele gostava da batida e encorajou o baterista a continuar trabalhando nela.

O processo continuou, com (o guitarrista) Edge criando uma rústica linha de violão que era compatível com o poder bruto da percussão de Müllen. O guitarrista também tinha uma melodia e um título: "I Still Haven't Found What I'm Looking For" - que era bem confessional, pois Edge passava um conflito sobre sua fé naquele momento. Bono pegou a ideia, e sob a direção de Lanois, começou a trabalhar com temas gospel.
"A música que realmente me atrai é aquela que ou está correndo em direção a Deus ou fugindo dEle", 
disse Bono em entrevista a revista Rolling Stone. E ainda assim, o cantor descreve "I Still Haven't Found..." como 
"um hino mais de dúvida que de fé."

Confessional


Um pouco dessa dúvida talvez tenha sido um produto da inexperiência do U2 na época com as características da música black gospel, um gênero que era distintamente Americano (lembrando que a banda é irlandesa). Musicalmente e na questão da letra, a banda estava tentando se encontrar na música de outras pessoas. 
"Eu lembro que um dos problemas que tínhamos, quando você tem uma canção gospel antiga, é tentar trazer isso para o século, ou momento em que você está," 
lembrou Bono no documentário Classic Albums
"E acho que fizemos isso unindo diversas gravações."
The Edge lidou com a canção de diferentes maneiras, eventualmente chegando em uma combinação de um arpejo cintilante, uma levada mais bruta e uma guitarra que mudava de sinal automaticamente. Enquanto isso, Bono cantava as palavras com o máximo do seu alcance vocal, trazendo as qualidades contemplativas do gospel sem parecer uma imitação. Co-produtores Lanois e Brian Eno, assim como o Edge, fizeram o backing vocal usando uma mesa multipista para fortalecer o som.
"Eu sempre gostei de música gospel e encorajei Bono a buscar alcançar esse estilo,"
Lanois se lembra. 
"Ele está cantando com todo seu alcance vocal e há algo bastante convincente em alguém se esforçando ao máximo. É quase como escutar Aretha Franklin (✟1942/✩2018). Vem sobre você e é impossível não sentir."


Canção inspiradora


De fato, os fãs foram atraídos pela canção, que – como o segundo single do 'The Joshua Tree' – se tornou o segundo single da banda a alcançar o primeiro lugar nos EUA, quando lançado em março de 1987. Apesar de "I Still Haven't Found What I'm Looking For" ter se tornado uma popular e importante canção para o U2, ela também se tornou notável por ter direcionado a banda durante as sessões de 'The Joshua Tree'.
"Eu estava buscando entender o que era tradicional e tentava mudar um pouco," 
Bono admitiu. 
"Essa é a ideia de 'I Still Haven't Found...'. E se tornou a ideia do álbum como um todo." 
Até pessoas que visitavam as sessões esporadicamente ouviam uma performance rápida de "I Still Haven't Found..." como um gosto do que a banda estava tentando criar para seu novo álbum. 

A canção se tornou o alicerce do processo criativo da banda enquanto os garotos irlandeses tentavam misturar a política contemporânea, a música de raiz americana, uma espiritualidade que era sentida fortemente e uma visão cinemática do mundo no caminho da produção do seu próximo LP.

Conclusão


Digamos que "I Still Haven't Found What I'm Looking For" ("Ainda não encontrei o que eu estou procurando") seja uma canção gospel para quem tem o espírito inquieto.

Aos 60 anos, Bono não esconde sua fé cristã e como ela ajudou a moldar sua vida. Recentemente ele participou de um documentário feito por David Taylor, professor de teologia e cultura no Fuller Theological Seminary, da Califórnia, onde o vocalista do U2 falou sobre sua recente peregrinação a Jerusalém e como o amor de Deus mudou sua vida ainda na adolescência.

Também revelou que iniciou o U2

"...tentando preencher o buraco no meu coração com música, com meus companheiros de banda...".
Apenas para chegar à conclusão, anos depois, que
"...a única coisa que podia preenchê-lo é o amor de Deus. Era um grande buraco, mas felizmente Ele oferece um grande amor".
Nada mais a acrescentar, além do comentário que fiz anteriormente, em outros artigos já escritos sobre a obra da banda: sou fã incondicional do U2! Mais que
                                                                            

[Fonte: U2BR; Gospel Prime]
  • A banda Catedral fez uma versão, chamada "Ainda Não Vi", que foi faixa do álbum 'Catedral III', lançado em 1991.

A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário