quinta-feira, 4 de julho de 2019

ESPECIAL ORAÇÃO - 3) COMO DEVO ORAR?

Imagem relacionada
A oração não é simplesmente um ato religioso, uma doutrina ou uma terapia. Mas então por que Orar? Mas, qual o significado da oração? Qual sua importância? Como orar?

O que a oração não é?


Às vezes é proveitoso entender algo por aquilo que esse algo não é. Vamos fazer isso com a oração a fim de entende-la um pouco melhor.

Em primeiro lugar, oração não é mágica, uma espécie de palavra ou gesto que garante o resultado que esperamos. Quando reduzimos a oração a uma "mera mágica", nós trivializamos Deus, criamos uma imagem e conceito caricato de Deus. Quando Jesus Cristo nos ensinou que, se pedíssemos em Seu nome, Ele atenderia ao nosso pedido (João 14:13), Ele certamente estava falando de algo muito mais profundo do que apenas fórmulas ou receitas que, magicamente, conduzem a um resultado. Ele estava falando de Seu caráter como padrão e referência para a oração eficaz.

Além disso, a oração não é algo que depende de um comportamento extra, melhor, ou de uma espiritualidade extra. Não é algo que depende de nós. A Bíblia é clara em afirmar que na face da Terra 
"...não há um justo sequer..." (Romanos 3:10). 
Ao contrário, a bondade de Deus depende exclusivamente de Sua graça (Efésios 2:8).

Em terceiro lugar, a oração não é algo que pode ser facilmente compreendido. De fato, não podemos sistematizar, prever ou condicionar o modo como Deus trabalha (João 3:8). Podemos até partilhar com Deus nossas expectativas quanto às nossas orações, mas o modo como Ele responderá depende de Seu poder, Sua criatividade, Sua vontade. 

Nosso Pai celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades, das quais nada sabemos. Os que aceitam como princípio dar lugar supremo ao serviço de Deus verão desvanecidas as perplexidades e terão caminho plano diante de si.

Conversar com Deus


Muitas pessoas consideram a oração um processo de mão única. Por causa dessa compreensão, trinta segundos ou um minuto de monólogo insosso é suficiente para começar ou terminar o dia. Afinal, orar é apenas dirigir a palavra ao Criador do Universo. Nada pode ser mais mentiroso do que este conceito da oração como processo de mão única.

Na verdade, a oração é um processo comunicacional de mão dupla, descrito cabalmente por Davi: 
"De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando" (Salmo 5:3). 
Dois aspectos podem ser destacados da expressão davídica a respeito da oração: falamos a Deus e Ele nos fala. Essa verdade foi também realçada pelo profeta Jeremias: 
"Invoca-me, e te responderei" (33:3). 
De modo que a oração é uma conversa com Deus, que requer tempo e disposição. Mas, como ouvir a voz de Deus?

Jesus, nosso maior exemplo de um homem de oração


Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender aos pés da cruz a lição de arrependimento e humilhação.

Os "passos" da oração eficaz

Como ouvir a voz de Deus? 


Para esta pergunta a resposta é simples e direta: Precisamos dedicar tempo de qualidade e quantidade à oração; nesse processo, certamente nossa disposição será melhorada. Só assim teremos condições de discernir a voz de Deus.

O que conversar com Deus?


No processo de iniciar uma amizade com Deus, muitos cristãos enfrentam este dilema: 
"Não consigo orar durante muito tempo. Um ou dois minutos são suficientes; não tenho mais assunto para isso…". 
Creio que esta é a realidade de muitas pessoas. O que fazer?

No processo de formação e cultivo do discipulado, a Bíblia ocupa lugar fundamental. Então, sugiro que, além de tratar de questões particulares da vida, a oração deveria se sustentar num diálogo baseado na Palavra de Deus. E podemos fazer isso de diversas formas. Uma delas é fazendo perguntas a Deus, e permitindo que o Espírito Santo nos responda mediante a Escritura.

Vamos praticar isso: após ler o capítulo ou versículos escolhidos para seu culto pessoal, comece uma conversa com Deus fazendo-lhe as seguintes perguntas:
  • O que o Senhor está querendo me dizer neste texto que acabei de ler?
  • Por que o Senhor me está dizendo isso?
  • De que modo o ensinamento de hoje se aplica à minha vida?
  • Como posso praticar e incorporar à minha vida os ensinamentos que aprendi hoje na Sua Palavra?
As perguntas acima se constituem nos elementos de nossa conversa com Deus. E as respostas exigem raciocínio e tempo. Cuide para que as resposta não sejam meramente subjetivas, mas que se fundamentem no texto lido, e "traduzido" a nós pelo mesmo Espírito Santo que o revelou ao escritor bíblico. 

E lembre que a oração é um processo comunicacional de mão dupla: falamos a Deus e Ele nos fala. Não permitamos que a oração seja tão rápida e apressada a ponto de deixarmos Deus, o nosso Criador, falando sozinho, enquanto nós Lhe damos as costas, porque não aprendemos a dar-Lhe tempo de qualidade e quantidade.

Os benefícios da oração


Antes de nos dedicarmos a qualquer coisa, nos perguntamos; o que eu ganharei fazendo isso? É natural querermos saber se orar realmente vale a pena, ou se não estaremos simplesmente desperdiçando o nosso tempo. Vamos ver 8 Maravilhosos Benefícios Da Oração, e espero que você se sinta motivado a construir uma vida de oração diária.
  • 1. Oração permite que nossa mente pense nas coisas do alto "Nas coisas de Deus", não só nas coisas dessa terra.
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Colossenses 3:2).
A oração é a maneira da nossa mente se concentrar e focar nas coisas do Reino de Deus. Isso porque a oração eleva nossa mente das preocupações terrenas para a vontade de Deus, para nossas vidas.
  • 2. A oração permite que Deus execute sua vontade perfeita.
A instrução de Jesus em Mateus 6:9-13 não é apenas uma oração para recitar, mas uma padrão de oração que leva a vontade de Deus.
"Pai nosso, que está nos céus, p teu nome seja santificado; Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu".
Quando nossa mente começar a pensar nas coisas que são da vontade de Deus, somos capazes de responder á vontade de Deus e expressá-la através de nossa oração.
  • 3. A oração nos leva ao Santo dos Santos para receber a graça de Deus.
Outro beneficio da oração e tocar o "trono da graça".
"Vamos, pois, avançar com ousadia ao trono da graça, para que possamos receber misericórdia e achar graça para uma ajuda oportuna" (Hebreus 4:16).
Através da oração entramos no Santo dos Santos e desfrutamos do fluir da graça de Deus em nossas vidas. A graça de Deus flui como um rio que vem de seu trono direto para nosso ser.
  • 4. A oração carrega sua "bateria espiritual" para viver sua vida cristã.
Quando oramos, recarregamos nossa "bateria espiritual". Afinal a vida cristã é como um brinquedo com bateria? Sim, precisamos recarregar nossa "bateria espiritual", se não fizermos isso, não teremos o poder necessário para realizar nossas funções no Reino Deus, e nem força para continuar nos caminhos de Deus até o final. Nossa oração é nossa conexão com a "fonte de carga".
  • 5. A oração leva-nos a ter comunhão com Deus.
A Oração permite que nosso espirito tenha contato com o espirito de Deus.
"Deus é Espirito e aqueles que o adoram o adorem em espirito…" (Jo 4:24)
  • 6. A oração renova-nos para o novo homem.
Significa que sempre que entramos em contado com o Senhor, somos transformados conforme a sua vontade, cada momento que passamos em oração na presença de Deus, temos nossa vida transformada e revestida das características de Deus e do fruto do seu Espirito assim nos transformando em um novo homem renovado pelo seu Espirito.
"E que sejais renovados no espirito da vossa mente e vestisse do novo homem…" (Ef 4:23,24).
  • 7. A oração permite que a paz de Cristo habite em nossos corações.
"E que a paz de Cristo habite em seus corações, aos quais também vocês foram chamados em um só corpo, e sejam gratos" (Cl 3:15).
Nossa oração preserva a paz em nossa vida matrimonial, familiar, cristã etc. Uma paz que excede todo o entendimento e que vem do próprio Deus aos nossos corações.
  • 8. A oração permite que a palavra de Cristo habite em nós abundantemente.
"Que a palavra de Cristo habite em vós ricamente em toda a sabedoria…" (3:16).

Conclusão


Com nossa leitura bíblica em harmonia com nossa oração, nós ganhamos a compreensão mental da Bíblia, e com a oração essa palavra se torna vida dentro de nós. A palavra de Deus se torna "Espirito e Vida" para todo cristãos (Jo 6:63).

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário