domingo, 2 de junho de 2019

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "OVELHA NEGRA", RITA LEE & TUTTI FRUTTI


Resultado de imagem para Imagem da música Ovelha Negra da Rita Lee


Provavelmente, você já ouviu a expressão "ovelha negra da família". Essa frase bem conhecida no vocabulário popular é inspirada na ovelha de pelos negros, um animal muito diferente daquelas de cor branca que estamos acostumados a ver. Então, quando uma pessoa que foge dos padrões da própria família e até da sociedade, ela é a "ovelha negra da família".

Porém, o significado vai além disso. Geralmente, essa expressão vem carregada com um significado negativo. Além disso, ela está conectada a um conceito racista, pois relaciona o tom de pele negro a um comportamento ruim. Por isso, a próxima vez que usar o termo, tome cuidado para não ser preconceituoso. Na dúvida não use. 

Mas, detalhes "técnicos" à parte "Ovelha Negra" é uma clássica canção do rock nacional. É difícil quem ainda não ouviu ao menos uma vez essa canção na voz da cantora, compositora, atriz, multi instrumentista e escritora Rita Lee. A letra da música é explicitamente autobiográfica e ao ouvi-la, muitas são as pessoas que se identificam com a história contada em forma de música.

'Ovelha Negra' foi lançada em 1975, como uma das faixas do quarto disco solo de Rita, o também clássico álbum "Fruto Proibido", após sua saída do grupo Os Mutantes. A emblemática canção marcou toda uma geração e ainda hoje é considerada uma das músicas mais importantes do rock nacional. 

Ela também é considerada o hino de Rita Lee e provavelmente a mais famosa de sua carreira. Ela foi a canção que a projetou como artista solo e independente, e encerra o disco com um aclamado e memorável solo de guitarra de Luis Sérgio Carlini.

A Letra


                   
 Vídeo clipe original, gravado em 1975 e exibido o programa "Fantástico", da Rede Globo
Levava uma vida sossegada 
Gostava de sombra e água fresca  
Meu Deus, quanto tempo eu passei  
Sem saber 
   
Foi quando meu pai me disse  
Filha, você é a ovelha negra da família  
Agora é hora de você assumir e sumir 
 
Baby, baby  
Não adianta chamar  
Quando alguém está perdido  
Procurando se encontrar 
  
Baby, baby  
Não vale a pena esperar, oh não  
Tire isso da cabeça  
E ponha o resto no lugar 


A história da música


Rita provou a todos que o seu talento era muito maior do que pensavam e conseguiu dar o troco nos integrantes do Os Mutantes com uma canção vibrante, emotiva e que se assemelha a história de muita gente.

'Ovelha Negra' é o hino de quem foi praticamente jogado no mundo e teve que se virar sozinho, sem a ajuda da família, mesmo assim venceu e agora quer mostrar para todos o que conseguiu. Uma canção forte, ainda melhor com a interpretação da rainha do rock nacional.

Com essa canção, a compositora mostrou que ao ser classificada como "ovelha negra" ganha "livre arbítrio" da família para fazer o que quiser. Na canção, o eu lírico reverte a negatividade da expressão e do fato do pai a ter expulsado de casa, para mostrar a grandiosidade de ser diferente dos padrões. 

Rita Lee é considerada a maior rockeira brasileira. Tal reconhecimento veio justamente a partir do lançamento de 'Fruto Proibido', álbum que revolucionou a forma de se fazer rock no Brasil.

A rockeira iniciou sua carreira na banda Os Mutantes. Lá, tocou de 1966 a 1972, quando foi expulsa com a desculpa de que ela não tinha o virtuosismo do rock progressivo pretendido pela banda. A verdade é que após a saída de Rita, Os Mutantes nunca mais fizeram muito sucesso e nem empolgaram um grande público.

Rita Lee ficou arrasada com a expulsão e só foi mostrar que estava recuperada quando lançou 'Ovelha Negra', em 1975. Com essa canção, a cantora e compositora mostrou como se sentiu quando foi expulsa e como se encontrava após 3 anos do ocorrido. 

Rita Lee simplesmente calou a boca daqueles que falaram mal dela e, mesmo tendo sido tratada como uma ovelha negra, alcançou um sucesso maior do que Os Mutantes. O disco "Fruto Proibido" vendeu 200 mil cópias no ano em que foi lançado, um recorde para um disco de rock nacional em uma época bem distante do advento tecnológico.

Conclusão


Rita participou das novelas globais como "Ti Ti Ti" (1985), "Top Model" (1989), "Vamp" (1991), "Celebridade" (2003) e do sitcom "Sai de Baixo". Além de ter sido uma das apresentadoras do programa "Saia Justa", apresentado pela TV fechada GNT e ter apresentado os programa TVLeeZão, e Madame Lee, ambos na extinta MTV.

Rita hoje está afastada da música e se dedicando mais como escritora. Seu último disco de estúdio foi "Reza", lançado em 2012. Rita provou a todos que o seu talento era muito maior do que pensavam e conseguiu dar o troco nos integrantes do Os Mutantes com uma canção vibrante, emotiva e que se assemelha a história de muita gente. 

'Ovelha Negra' é o hino de quem foi praticamente jogado no mundo e teve que se virar sozinho, sem a ajuda da família, mesmo assim venceu e agora quer mostrar para todos o que conseguiu. Uma canção forte e por isso, eterna

Ao Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário