segunda-feira, 8 de abril de 2019

08 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Imagem relacionada
Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo e as suas causas podem ser as mais variadas, desde motivos externos – como o ambiente ou os hábitos – até fatores internos, como as características geneticamente predeterminadas.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer – lembrado em 8 de abril - foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas. No Brasil, apenas em 2016, foram estimados mais de 590 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) – números que demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.
 
A Roche é uma das das organizações em saúde engajada em levar informações de qualidade para a sociedade, reconhece a importância desta data para a conscientização da população sobre o impacto da doença, ao mesmo tempo em que foca seus esforços na constante pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos que irão ajudar os pacientes com câncer a viver mais e melhor. 

Mudança de hábitos


De acordo com o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais , por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, seja fazendo caminhadas ou aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou mesmo cuidando da casa ou do jardim. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade. 

Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator primordial na prevenção do câncer parar de fumar. O fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo e isso faz com esse hábito seja um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Você também deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – o consumo dessas substâncias, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Se você misturar bebidas com cigarro, as chances de o câncer aparecer são maiores ainda. 

Mulheres devem ter cuidados especiais para prevenir o câncer 


Para elas, valem alguns cuidados a mais na prevenção de cânceres ginecológicos:
  • Câncer de colo de útero - a vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau são as estratégias indicadas.
  • Câncer de ovário - exemplos de práticas que podem ser usadas, desde que com orientação e indicação médica, são o uso de anticoncepcionais orais e as cirurgias ginecológicas (laqueadura tubária e histerectomia).
  • Câncer de mama - não pode ser prevenido, mas é possível diagnosticá-lo precocemente. Para isso, é recomendável que a mulher se consulte regularmente com seu ginecologista e esteja atenta a qualquer alteração nas mamas. Além disso, mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia periodicamente. Para as mais jovens, o ginecologista pode utilizar de outros exames para avaliar a saúde das mamas.
No Brasil, o câncer também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. 

Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:
  • câncer de pele;
  • câncer de próstata;
  • câncer de mama;
  • câncer de cólon e reto;
  • câncer de pulmão;
  • câncer de estômago.

Conclusão

Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer


O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

Esta data é um lembrete àqueles que enfrentam essa realidade, uma oportunidade para ressaltar que existem soluções para o controle e combate do câncer, e ainda que a prevenção está ao alcance de todos.

Datas como esta são fundamentais para chamar a atenção de toda população. O alerta para o problema, a esperança de cura e o apoio da família e amigos são ingredientes essenciais para vencer esta luta.


A Deus, o Pai, toda glória! 
E nem 1% religioso. 

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário