sábado, 26 de janeiro de 2019

LIVROS QUE EU LI - "FORTALEZA DIGITAL", DAN BROWN


Resultado de imagem para Imagem do livro Fortaleza Digital
Antes de começar o artigo, preciso dizer: este é um dos livros mais geniais que já li. Eu provavelmente vou falar isso mais vezes, e vocês têm que acreditar. Não por ser um livro de Dan Brown, que, mais do que um autor, tornou-se uma referência da literatura contemporânea, muito por causa do seu mais famoso título: "O Código da Vinci".

Sobre o autor


Resultado de imagem para Imagem de Dan Brown
Daniel Gehard Brown (Exeter, 22 de Junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro é justamente "Fortaleza Digital". A obra foi publicada em 1998 nos Estados Unidos. A este seguiram-se "Anjos e Demônios" (2000 - a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon), "Ponto de Impacto" (2001). Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller "O Código da Vinci" (2003), mas seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Ele ainda assina "O Símbolo Perdido" (2009), "Inferno" (2013), "Origem" (2017). Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.

Dan Brown mostra nesse livro que não é um autor de uma obra só e sim um gênio da literatura mundial, pois a narrativa dele é sensacional. É um livro indicado para pessoas que gostam de ação e mistério, e conta uma história atemporal.

É bom porque é ótimo


Uma amiga me recomendou esse livro e um dia o vi sendo vendido na promoção de uma livraria popular por quinze reais. Como estava interessado no livro, comprei. A expectativa que eu tinha era grande e o livro a superou. Demorei um pouco para começara a lê-lo (sempre faço isso, é mania mesmo) e para alcançar uma certa parte do livro, mas depois que você chega a essa tal parte, não consegue mais largar. 

Embora não tenha sido o primeiro que eu li desse autor, devorei cada página como se fosse. O modo como ele escreve é simples, com um palavreado fácil e conquistador. E os personagens, ah esses muito são cativantes (até mesmo os vilões)! Ao longo do livro, o autor consegue te fazer pensar milhares de finais diferentes e é impossível saber qual é será o certo.

Quando comecei a ler o prólogo de "Fortaleza Digital" senti uma sensação incrível, pois logo de cara Dan te joga no meio da ação fazendo com que sua curiosidade pelo que estar por vir aumente ainda mais.

Degustação


Na história, Ensei Tankado divulga que criou um algorítimo indecifrável, um código que não pode ser quebrado. A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que tem os melhores criptógrafos do mundo, diz que isso é impossível. E de acordo com a matemática, realmente é. Com isso, eles põe o TRANSLTR (uma máquina que pode quebrar qualquer código) para tentar decifrar o de Tankado. Mas a máquina não consegue.

Tankado divulga que apenas duas pessoas no mundo sabem qual é a chave que pode abrir o arquivo que possui o tal algorítimo inquebrável, ele e mais alguém. E assim que ele é morto, o vice-diretor da NSA manda David Becker para Espanha (local onde Tankado foi morto) para achar o tal código, que obviamente Tankado carregava com ele. Preciso dizer que as melhores partes do livro, pelo menos na minha opinião, são as partes de David na Espanha.

David é um professor universitário e ele namora com Susan- a criptógrafa chefe da NSA. Bela e inteligente, pode-se dizer que ela é a protagonista do livro. Durante o livro, ela fica tentando descobrir quem é a outra pessoa que possui a chave. E ela acha que descobre, e a partir daí a história começa a pegar fogo (em uma parte, literalmente).

O contexto


A história tem foco principal na agência americana NSA que cria um supercomputador que monitora tudo que circula na internet e serve como meio de espionagem para o governo americano. Nada passa despercebido por este equipamento, até que um ex-funcionário da agência que foi demitido alguns anos antes decide criar um programa chamado "Fortaleza Digital" que faz com que esse supercomputador se torne obsoleto, pois o mesmo transforma um simples e-mail em um amontoado de letras sem organização e sem sentido. 

O criador decide leiloar esse programa e aí começa a luta entre "gato e rato", pois o mesmo pode cair em mãos erradas. É no meio dessa correria que se encontra David e Susan, correndo perigos, enfrentando seus medos e sem saber em quem confiar. Com muitas reviravoltas e descobertas que não deixa o leitor largar o livro, pois cada final de capítulo te deixa com mais vontade de passar para o próximo, sem falar no final que é surpreendente. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li.

Conclusão


Como já disse, é o livro mais genial que já li. Foi o primeiro que esse autor publicou, por isso, acredito que os que vieram depois sejam ainda melhores. Afinal, Dan Brown tinha sobre a grande responsabilidade de manter elevado o nível de suas obras. Alguém duvida que ele tenha conseguido? Eu não! Em algumas partes, acredito que propositalmente, a história é meio lenta, e mesmo que a leitura fique mais devagar, não desista do livro! Dan Brown é considerado por muitos um dos autores mais geniais do mundo e lendo apenas um livro dele, eu já entendo o porquê. Seu livro mais famoso, "O Código da Vinci", está entre os 10 livros mais vendidos do mundo e ele está entre os autores mais bem pagos.

Eu não costumo gostar muito desse tipo de gênero, mas esse me pegou de jeito. Pretendo ler todos do autor, então esperem mais resenhas dele aqui no blog.
  • Título: "Fortaleza Digital" 
  • Autor: Dan Brown
  • Lançamento: 1998
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 197
A Deus, o Pai, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
          E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário