quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

CRÍTICAS: COMO LIDAR E SOBREVIVER A ELAS?

Imagem relacionada
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas querem tudo na hora, são muito exigentes e cobram bons resultados o tempo todo - seja no trabalho, na escola, em casa e até (eu diria, e até principalmente) dentro da própria igreja. Mas, nós não somos máquinas! Somos seres humanos e estamos sujeitos a falhas. O problema é que alguns não conseguem entender isso e a única coisa que sabem fazer é nos criticar. Eu mesmo já recebi várias críticas durante a minha vida (como sei que ainda irei receber muitas mais) e acredito que ninguém gosta de ser criticado, principalmente quando esses julgamentos não fazem sentido.

Críticas são inerentes a vida do ser humano. Somos críticos e criticados o tempo todo. Quando criticamos o fazemos sob um olhar de análise e julgamentos de valor. Quando recebemos uma crítica nem sempre sabemos lidar com as palavras, muitas vezes, elas são contra aquilo que gostaríamos de ouvir. Como lidar com as críticas? Como saber ouvir e reter aquilo que é necessário, esquecendo-se do restante? Como criticar construtivamente para ajudar o outro? Como utilizar as palavras certas na hora certa?

Receber crítica é uma realidade em nossa vida e acontece tanto no ambiente familiar até nas relações de trabalho, portanto, é algo inevitável. Creio ser esse um primeiro passo, estarmos conscientes de que o que fazemos, como agimos e reagimos, é observado e interpretado por outras pessoas. É comum lidarmos bem com o elogio e mal com a crítica, mas podemos lidar de maneira positiva ao entender que é uma oportunidade de aprendizado e crescimento na situação. Devemos receber o que é falado com empatia e atitude de respeito, não levando para o lado pessoal e evitar a primeira reação, pois a resposta pode ser movida mais pela nossa emoção do que pela razão. Você conhece alguém que foi mais criticado do que o Mestre Jesus?

As críticas estão aí, então, como lidar com elas?


Quando uma pessoa recebe uma crítica, por mais que não pareça, é normal que ela se entristeça e fique magoada. É por isso que a Bíblia condena aqueles que têm 
"a língua como a da serpente, (pois) veneno de víbora está em seus lábios" (Salmos 140:3). 
Mas é preciso entender que a crítica faz parte da vida, e é muito importante sabermos como lidar com elas. Por isso, quero te mostrar quatro passos que irão te ajudar a lidar melhor com as críticas:

1) Concentre-se no que Deus pensa sobre você


Muitas pessoas são maldosas e só dizem certas coisas porque sabem que irão nos ferir, por isso não fique imaginando o que elas dizem ou pensam sobre você. A Bíblia diz: 
"Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você" (Eclesiastes 7:21). 
Concentre-se no que Deus pensa a seu respeito e sua vida será muito mais feliz! Quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo, nos tornamos filhos amados de Deus e Ele é quem nos defende. Leia o Salmo 37 e você verá que não compensa se aborrecer com as pessoas más.


2) Saiba diferenciar crítica de conselho


Peça a Deus sabedoria para lidar com o que os outros dizem, e saiba diferenciar o que é crítica e o que é conselho. Às vezes, as pessoas nos dizem algo que achamos difícil de ouvir, porém, são para o nosso crescimento, e sem percebermos, podemos desprezar estes conselhos que poderiam nos ensinar algo. A Bíblia diz que a melhor forma de aprendermos com as críticas, é ouvindo, ao invés de retrucar:
"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15:31-33).

3) Obedeça a Deus


Lembre-se de Jesus, que sofreu muitas críticas injustas e, por causa delas, foi levado à cruz. Em vez de se defender de tantas acusações sem sentido e brigar com todos que lhe apontavam o dedo, Jesus preferiu obedecer a Deus e fazer o que Ele mandava. Entenda que muitas pessoas te criticam porque não têm a mesma visão que você. Talvez Deus colocou um sonho somente em seu coração e muitos não entenderão. Isso poderá acontecer com pessoas de sua própria família, como foi no caso de José da Bíblia. Por isso obedeça a Deus acima de tudo e não deixe que nenhuma crítica te impeça de viver os planos do Senhor para a sua vida.

4) Pague o mal com o bem


Quando alguém te criticar, ore a Deus para que nenhuma raíz de amargura brote em seu coração. Geralmente, as pessoas que estão feridas emocionalmente, acabam ferindo as outras mesmo sem querer. Por isso, seja misericordioso e decida retribuir o mal com o bem. Se você sabe o quanto é ruim ser criticado de forma dura, escolha fazer diferente. Quando você ver que alguém cometeu um erro, mostre a ela o que é certo e em seguida a incentive com palavras de ânimo. Isso fará toda a diferença. A palavra de Deus diz: 
"Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura" (Provérbios 12:18).

Conclusão


A liderança está ligada à visão, que é a base para a missão. Um líder não faz isso sozinho, naturalmente está envolvido numa rede de relacionamento com seus liderados. Por isso mantenha uma boa comunicação, saiba ouvir aos que contribuem com honestidade e agregam valor ao desenvolvimento da missão, saiba falar com clareza para que a visão seja compreendida por todos; mantenha a paciência e perseverança focalizando a atenção no que deseja alcançar; aprenda com os erros, não se deixe abater pelas falhas, siga o exemplo de Moisés que ouviu a crítica de seu sogro Jetro sobre pontos frágeis no cuidado com o povo; ame ao próximo, ao ouvir uma crítica ame a pessoa e avalie o que ela fala, ao dirigir uma crítica ame a pessoa, avalie seu desempenho; diga com frequência palavras de apreciação, estímulo e elogio, essas palavras edificam o amor próprio das pessoas; cultive um coração ensinável e humilde; peça sabedoria (Tiago 1:5).

Crítica significa uma apreciação minuciosa, é um exame, uma avaliação que nos faz notar a perfeição ou o defeito de um trabalho e não da pessoa. O problema se encontra nesse fato, em geral avalia-se a pessoa, razão porque muitas têm dificuldade para receber uma crítica, o momento torna-se angustiante, persecutório e em algumas situações depreciativo e humilhante. Como consequência, fazer uma crítica torna-se uma tarefa difícil, pois na maioria das vezes papéis aprendidos são reproduzidos, nesse aspecto investir no ensino é válido: reeducar a pessoa e desenvolver a habilidade de fazer e receber críticas é possível e produz resultados benéficos, cabe a orientação da psicóloga Cristina Orrico; 
"É necessário sensibilidade para perceber quando é possível fazer críticas, lembrando ainda que se deve estar preparado para recebê-las".

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog 
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário