terça-feira, 16 de outubro de 2018

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - CURSOS TÉCNICOS NO LINHARES EM 2019




Durante muito tempo, o curso técnico sofreu com um estigma no Brasil. Ele era reservado para os jovens que não conseguiram passar no vestibular ou que não achavam que tinham capacidade para fazer mais. Mas esse pensamento está ultrapassado: hoje, o mercado de trabalho está atrás de mais profissionais técnicos e, muitas vezes, eles podem ganhar mais e ter mais oportunidades do que quem é formado em uma universidade.

Enquanto o mercado de trabalho se desenvolve, mais exigente ele fica. Dessa forma, quanto mais sofisticado e arrojado estiver o cenário de empregos, mais ele precisará de profissionais devidamente qualificados. No Brasil, contudo, é difícil para que os trabalhadores consigam acompanhar as novas demandas do mercado. Em outras palavras, o brasileiro tem dificuldade de se inserir nesse novo contexto uma vez que não lhe são concedidas muitas oportunidades.

De maneira geral, o principal problema da nossa situação é em relação ao estudo. E muitos fatores estão envolvidos: o ensino público é muito concorrido, a graduação é um curso mais demorado, muitos profissionais saem do Ensino Médio sem acesso a mais educação, e os problemas vão crescendo.

Por conta disso, é preciso entender, mais do que nunca, a importância do curso técnico. Principalmente para os jovens que não puderam dar continuidade aos seus ensinos na rede pública, não podendo fazer uma graduação. Isso porque o ensino técnico é, hoje em dia, conhecido como o caminho mais curto para o mercado de trabalho, além de aumentar as perspectivas, posteriormente, de um ingresso no ensino superior.

Como é um curso técnico?


Ao contrário da universidade, o ensino no curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho. Ele ensina a exercer uma função específica e necessária no mercado da região. Por ser tão focado, um curso técnico costuma durar um ou dois anos, e o custo é bem mais baixo do que o de uma universidade. Ele é, sem dúvidas, o caminho mais curto entre o Ensino Médio e o mercado de trabalho.

Fazer um curso técnico é uma ótima opção para quem quer ou precisa ingressar rapidamente no mercado. Se não for seu caso, ele também é excelente para quem ainda não decidiu sua profissão, porque você pode aprender um novo ofício e, quem sabe, se descobrir durante o curso. Depois de começar a trabalhar, pode investir na universidade! E o técnico é uma boa ideia também para quem está mudando de área ou reforçando um conhecimento que adquiriu na prática. Muitas vezes, você já sabe o que é necessário, mas precisa de um diploma para provar isso. O curso técnico é uma ótima ideia!

A fim de oferecer mais oportunidades para tantos trabalhadores que estão atrás de estudo e querem se capacitar para entrarem no mercado de trabalho, as instituições de ensino vêm trabalhando para aumentar a oferta desse tipo de ensino. Não é à toa, portanto, que vê-se um claro crescimento na quantidade de cursos técnicos no Brasil nos últimos cinco anos. Recentemente, inclusive, muitos têm encontrado no curso técnico uma maneira de evitar a crise. Nesse aspecto, o ensino técnico é o trampolim para que novos empreendedores alcem seus voos.

Com toda essa movimentação, espera-se uma boa mudança no cenário brasileiro ao longo dos anos. Primeiramente, veremos mais e mais profissionais sendo capacitados já depois do Ensino Médio, aumentando o número de jovens no mercado de trabalho e, consequentemente, reduzindo a taxa de desemprego nessa faixa da população. Em segundo lugar, espera-se que aumente o número de pessoas no Ensino Superior, já que são muitos os estudiosos que acreditam que os cursos técnicos funcionam como pontes para uma futura graduação.

Recepção no mercado de trabalho


E quem pensa que esse é um processo demorado engana-se. Profissionais com formação técnica já possuem bom reconhecimento dentro do mercado de trabalho, o que os prepara para uma carreira mais estável, além de abrir mais portas para o estudo e para um desenvolvimento constante. Segundo especialistas, hoje, pesquisas mostram que 80% dos alunos com formação técnica têm conseguido boas colocações e melhor reconhecimento nas empresas públicas e privadas. 

Muitos setores estão sempre à procura de novos profissionais técnicos – às vezes, mais do que a região consegue suprir. É o caso da construção civil, que anda abrindo muitos cursos pelo Brasil. Isso acontece devido ao grande volume de obras sendo realizadas nos últimos tempos. O mesmo acontece com os setores de serviços e de turismo. Mas esses não são os únicos setores: o mercado sempre precisa de mais profissionais de eletrônica, refrigeração, gastronomia, informática e uma série de outras especialidades.

Quanto ao salário do profissional recém-formado, ele pode variar entre R$ 900 e R$ 2000, podendo ser mais do que isso em algumas especialidades. A maioria dos estudantes já termina o curso técnico com um emprego garantido e com oportunidades para crescer na empresa em que foi contratado.

Conclusão


Em suma, fazer um curso técnico traz muitas vantagens. Você pode começar no início do Ensino Médio, em uma escola profissionalizante (como SENAI e SENAC, por exemplo); no segundo ano, fazendo um curso técnico a parte da escola; ou depois de já ter se formado, inclusive, você pode fazer um curso técnico ao mesmo tempo em que faz um curso superior e/ou após a conclusão de um curso superior. Não há idade nem pré-requisito. Você só tem que estar disposto a estudar e aprender!

Mais rápidos, mais baratos, com reconhecimento do MEC e abrindo muitas portas para você, os cursos técnicos podem ser a solução que você estava procurando para dar um passo adiante. Pensando nesse novo contexto do mercado profissionalizante, a Escola Estadual Geraldo Jardim Linhares deu início no ano de 2016 ao ensino técnico.

Pioneira na região carente e de alta vulnerabilidade social, numa investida pelo aprimoramento da educação, cultura e socialização da comunidade, a escola iniciou sua inserção ao ensino técnico completamente gratuito com uma turma de Informática e três de Administração. Os formandos dessas primeiras turmas - dentre os quais está este que vos escreve - irão concluir os cursos no fim desse ano de 2018. 

Com um corpo docente formado por profissionais altamente capacitados e qualificados, conhecedora "do caminho das pedras" e vencidos todos os desafios comuns ao ensino público, a Escola aumentará seu portefólio e em 2019, além desses dois cursos, ainda disponibilizará outros dois, de Logística e Segurança do Trabalho. 

Então, não perca tempo e conheça agora mesmo quais opções estão disponíveis para você. E boa sorte. 😉
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

2 comentários:

  1. Estimado Leonardo, parabéns pelo artigo.
    Neste link constam os 27 cursos, ofertados pela rede estadual de ensino de MG, bem como a grade curricular.
    http://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/parceiro/educacao-profissional

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia Léo. Parabéns superando sempre as expectativas.

    ResponderExcluir