domingo, 9 de julho de 2017

ACONTECIMENTOS - OS 40 ANOS DA IURD: DO CORETO AO TEMPLO DE SALOMÃO

Era manhã do dia 9 de julho de 1977, um sábado, e algumas pessoas que moravam no bairro da Abolição, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, presenciavam uma movimentação diferente, pois aquela era a data marcada para um nascimento planejado e especial: o do primeiro templo da Igreja Universal.

Após acordar, o bispo Edir Macedo (líder e fundador da Universal, na época pastor), colocou o seu melhor terno e, de pronto, dirigiu-se até a antiga avenida Suburbana, no número 7.248. Estava eufórico e ao mesmo tempo feliz, afinal, “Deus havia atendido às súplicas dele”.

Do coreto...


A combinação de um conjunto de práticas, aparentemente conflitivas, além da capacidade de ousar e inovar, sempre, têm sido características marcantes deste que pode ser considerado um dos principais fenômenos do campo religioso brasileiro: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Já no início de suas atividades, demonstrava ruptura e inovação quanto aos lugares de culto. 

Começando pela pregação solitária de Edir Macedo, em um coreto, na cidade do Rio de Janeiro, em 1977, passando logo depois pela ocupação do espaço de uma antiga funerária, estrategicamente a IURD buscava romper com os modelos convencionais de templos evangélicos, avançando inclusive para espaços antes considerados profanos pelo tradicional pentecostalismo, como cinemas, casas de shows e praças esportivas. 

... para a funerária; da funerária...


O antigo galpão de uma funerária foi o local escolhido para acolher cerca de 225 pessoas na reunião inaugural. Após a inauguração, a igreja recebia mais de 400 pessoas durante as reuniões diárias.

No volume 1 da autobiografia “Nada a Perder”, o bispo Edir Macedo conta detalhes dos dias que antecederam o nascimento da primeira Universal. Leia abaixo:
“Dias antes, passamos as madrugadas cuidando do mínimo para o funcionamento do imóvel. Pintamos as paredes, descascamos o chão, consertamos os banheiros, produzimos uma limpeza geral. Os marceneiros contratados a custo de mão de obra encerravam os últimos ajustes do altar e do púlpito. Os bancos de madeira, comprados em prestações a perder de vista, estavam posicionados para receber o novo público.”

Dona Geninha


Mas esse sonho só se tornou possível porque dona Eugênia, conhecida como dona Geninha, mãe do bispo Macedo, o ajudou a alugar o espaço da antiga funerária, colocando como garantia o seu único apartamento, que ficava no bairro de Fátima:
“Ela assinou e fomos em frente. No dia 9 de julho de 1977 foi realizado o primeiro culto na Igreja da Bênção, que dois anos mais tarde mudaria definitivamente de nome para Igreja Universal do Reino de Deus. Apesar da diferença de placa, instituiu-se internamente esse dia como data oficial do nascimento da Universal.” – trecho retirado do livro “O Bispo – A história revelada de Edir Macedo”.

...aos templos e catedrais; dos templos e catedrais...


Catedral da Fé, sede da IURD, no bairro
de Lourdes, área nobre em Belo Horizonte-MG
Após 3 anos da inauguração da primeira Universal, outras igrejas começaram a ser abertas, no Rio de Janeiro, São Paulo e por todo o Brasil, e depois, pelo mundo. Hoje, são milhares de templos.

O aluguel de grandes espaços outrora ocupados por lojas e supermercados – nas ruas e avenidas de maior movimentação das médias e grandes cidades brasileiras – era mais um sinal de que buscava atingir essencialmente as massas, em suas necessidades mais prementes em um contexto urbano marcado por instabilidade, crise e violência. 

A partir da segunda década, uma nova estratégia: a construção de suntuosos templos, com capacidade para abrigar confortavelmente milhares de pessoas, chamados de catedrais. A significativa presença de adeptos oriundos das classes econômicas mais elevadas, exigindo um espaço de maior conforto e acomodação, pode ter sido um dos motivos. Porém, mais do que isso, para a IURD era o momento de tornar visível a eficácia de sua mensagem ancorada na chamada “teologia da prosperidade” - que apregoa o sucesso econômico mediado pela fé cristã. 

A ostentação e o poderio econômico do capital acumulado - transfigurado em bênção divina por uma economia de oferenda –, buscavam demonstrar aos fiéis uma coerência entre o discurso e a prática. Também correspondem a esse propósito, o montante de R$ 680 milhões investidos na recém edificação do templo de Salomão, em São Paulo.

... ao Templo de Salomão


Esse templo inaugurado em 31 de julho de 2014, é o alter-ego de Edir Macedo que simbolicamente apresenta apropriações e ressignificações de práticas vinculadas a outros segmentos religiosos, sobretudo, judaísmo, catolicismo e protestantismo. Em relação ao judaísmo, há tempos que a IURD promove, por exemplo, excursões à Terra Santa, levando petições e oferendas dos fiéis por meio de um rito denominado “fogueira santa de Israel”. 

Nesse procedimento, ao invés de sacrifícios de animais como pressupunham os escritos bíblicos na antiguidade, são oferecidos bens materiais, tais como casa, carro e outros valores econômicos. Esse rito de oferendas passa a ser, agora, redirecionado para o Templo de Salomão, visto que no imaginário religioso uma pequena porção da Terra Santa foi transplantada para a capital paulista. 

Além do que, uma significativa quantidade de símbolos e objetos foi inserida na ornamentação do referido templo, possibilitando aos fiéis um contato mais direto com o corolário descrito nas escrituras bíblicas. Desse modo, reedita-se uma prática com significativa representação para a fé monoteísta: se o muçulmano deve ir ao menos uma vez na vida a Meca, o judeu a Jerusalém, o cristão iurdiano agora deverá fazer o mesmo, em São Paulo.

A peregrinação da "Arca da Aliança"


Outra faceta apoteótica de Edir Macedo é a peregrinação da réplica oficial da "Arca da Aliança", do Templo de Salomão aos templos sedes da IURD. 

Braços levantados e olhares comovidos, muitos deles envolvidos em lágrimas. Milhares de fiéis lotando os espaços, para acompanhar a passagem da chamada “Arca da Aliança”.

À medida que a arca vai adentrando o local, várias pessoas se esforçam por tocá-la. Explica-se: o objeto, tido como sagrado pelos religiosos cristãos, é considerado “a presença de Deus”. Trata-se de uma réplica da arca original que, segundo a Bíblia, adornava o antigo templo de Salomão.

A cópia da arca foi uma das principais atrações da cerimônia em que um novo templo, como o mesmo nome, foi inaugurado em São Paulo pela Universal, em julho de 2014. Depois da inauguração, a arca foi posta pela igreja em peregrinação, sendo levada a templos de várias cidades brasileiras.

‘Renovação de fé?’ 


De acordo com a tradição cristã, a arca simboliza o restabelecimento de uma aliança entre Deus e a humanidade, que havia sido “quebrada” quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso.
“O objetivo deste evento é trazer essa renovação de fé para que Deus venha abençoar estas cidade”, 
defende Macedo.

A IURD X a Igreja Católica (e outras igrejas evangélicas): “guerra santa”


Em relação ao catolicismo, o Templo de Salomão passa a ser mais uma eficaz estratégia na disputa pela conquista do capital simbólico do campo religioso brasileiro. Desde seu surgimento, o movimento iurdiano nunca escondeu suas três maiores ambições: 
  1. ser detentora do maior meio de comunicação de massas no Brasil, 
  2. eleger um presidente da República pertencente à IURD e, finalmente, 
  3. tornar-se a maior igreja no Brasil, substituindo, para isso, o catolicismo. 
O novo templo é mais um passo intencionado na busca dessa grandeza, pois, como noticiado, constitui-se no maior espaço religioso do País, quatro vezes maior do que o Santuário Nacional de Aparecida. Além disso, ao construir um centro de adoração com tal suntuosidade ornamental, o movimento iurdiano reaproxima seu discurso de grande parcela do catolicismo, afeita às romarias e peregrinações a locais sagrados.

Em relação ao protestantismo, o templo de Salomão representa uma ressignificação de temporalidade histórica. Práticas de indulgências – oferta de perdão e milagres em troca de valores financeiros – combatidas pelo movimento que deu origem ao protestantismo no século XVI, são agora repaginadas em uma moderna versão “protestante” de indulgências, tornando imprescindível o pagamento pela bênção divina ali ofertada. 

Outro aspecto, é a riqueza simbólica que ornamenta o templo. Naquele ambiente, o imaginário católico de veneração às imagens é mantido por meio da devoção aos objetos dispostos como ícones no ato de devoção. Desse modo, ali é possível vivenciar a fé evangélica sem deixar de ser católico; agregar novos elementos culturais, sem que se perca a identidade de origem.

Por tais aspectos - numa trajetória iniciada em um coreto, passando pelo espaço de uma funerária, para finalmente chegar ao requinte do Templo de Salomão - a IURD parece promover simultaneamente duas reconversões históricas da fé protestante-evangélica: ao judaísmo e ao catolicismo. Isso sem contar as mesclagens sincréticas oriundas das religiões afrodescendentes como: a sessão do descarrego - culto de exorcismo com cenário que lembra muito os centros espíritas, dentre outros, como a distribuição de objetos tidos como “milagrosos”. Nessa alquimia do inusitado e da inovação, talvez resida um dos segredos do fenômeno iurdiano.


O segredo do $uce$$o

Edir Macedo revela o segredo dos 40 anos da Igreja Universal

por Edir Macedo Bezerra
para Folha de S.Paulo 
Qual é o segredo do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus? 
Essa é uma das perguntas que mais ouvi nos últimos 40 anos. Em 9 de julho de 1977, de dentro de uma antiga funerária no subúrbio do Rio de Janeiro, quando pregava para algumas poucas pessoas que ali compareciam, ninguém poderia imaginar que estávamos iniciando um dos maiores movimentos de fé e de solidariedade que, rapidamente, ganharia o Brasil e se espalharia pelo mundo.

7.157 templos e catedrais

Enfrentamos preconceitos e injustiças. Lutamos contra tentativas de cerceamento praticadas por quem não aceita que é o homem que escolhe a fé que atende a suas aspirações, não a fé ou igreja que escolhem o homem.

Por outro lado, parte dos nossos agressores talvez não conheça o verdadeiro trabalho da Universal e o resultado dele na vida das pessoas.

Por exemplo, no estímulo aos nossos 9 milhões de fiéis para que busquem o sucesso profissional e o conforto material que merecem.

Nossos 7.157 templos e catedrais instalados em todos os Estados e no Distrito Federal e nossas 2.857 igrejas no exterior são campo fértil para encontrar gente que se reencontrou com a vida e hoje prospera.

Na união de homens e mulheres solitários, ajudamos na busca do verdadeiro amor que estabelece casais e forma famílias, por intermédio da Terapia do Amor.

Resgatamos dependentes do inferno do vício. Somente em 2016, foram mais de 55 mil auxiliados por nosso programa Vício Tem Cura.

Acolhemos moradores de rua, em um total de 560 mil atendimentos por ano, em nossos 
Anjos da Madrugada. Ressocializamos detentos em todo o Brasil. Entre os presos e seus familiares, fazemos mais de 837 mil atendimentos por ano pelo programa social Universal nos Presídios.
Amparamos 56 mil mulheres vítimas da violência doméstica com nosso programa Raabe.

Mobilizamos milhões de jovens carentes ou sem perspectiva na busca de um futuro como cidadãos de bem com a Força Jovem Universal.

Ofertamos afeto e atenção a 386 mil idosos abandonados por suas famílias com o programa Calebe.

A força para realizar tanto vem de uma só fonte: da Palavra.

Os professores, verdadeiros esteios de nossa sociedade, sabem o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos.

Assim formam médicos, que exercem a arte da cura; forjam engenheiros nas mais variadas vertentes; arquitetos que projetam casas, pontes e cidades.

As palavras dos professores também concebem políticos e governantes que criam, fiscalizam e executam leis para beneficiar a população.

Mas se a palavra de um professor forma aqueles que desenvolverão nações e feitos incríveis, o que dizer da Palavra de Deus, do que Ela pode fazer na vida daqueles que A praticam?

Essa Palavra nunca volta vazia. Ela se cumpre, exatamente como está escrito, independentemente da passagem do tempo. Ela é eficaz.

Pois bem: é por causa d'Ela que a Universal trabalha. E é por isso que tem superado todo tipo de adversidade e chegou até aqui com relativo sucesso.

Sucesso por ter atravessado fronteiras, superando barreiras de diferentes línguas, costumes, culturas, religiões, sociedades ultraconservadoras e muito mais.

O êxito, no entanto, é relativo. Ainda há muito o que se fazer para divulgar essa Palavra mundo afora. E esse é o nosso principal foco.

Essa Palavra é o poder das Sagradas Escrituras fluindo como o vento do Espírito na transformação de vidas recuperadas em todos os sentidos. A Palavra de Deus é a razão para termos chegado até aqui. E é por causa dela que temos a certeza de que vamos atingir muito mais.

Aos 40 anos de existência, nós, da Universal, dedicamos tudo isso a Deus e à Sua Palavra.

Estamos firmes na certeza, absoluta, de que o Céu e a Terra passarão, mas as Palavras do Altíssimo não hão de passar (Mateus 24:35).
 
  • Esse texto foi publicado originalmente na Folha com o título “O segredo da Universal”. 

Conclusão

Eu sou a Universal


Atualmente, a Igreja Universal do Reino de Deus, contabiliza 320 bispos e 14 mil pastores que pregam em 7.157 templos para 7 milhões de seguidores no Brasil. Outros 2.857 estão à disposição e dois milhões de fiéis em 100 países.

Veja abaixo um pouco da trajetória da igreja em 40 anos:
  • Universal abre seu primeiro templo, num galpão onde funcionava uma antiga funerária, no subúrbio carioca.
  • Lança “Orixás, Cablocos e Guias: Deus ou Demônios?”. O livro chegou a ter a venda suspensa por ordem judicial, acusando de degradar religiões afro, mas um tribunal superior reverteu o veto. Segundo Edir, Traz “a verdade cristalina sobre os espíritos malignos”. Começa a guerra da IURD contra as religiões afrodescendentes.
  • Compra a Rede Record, hoje Record TV.
  • Bispo Macedo passou 11 dias na prisão, acusado de ser “charlatão”, curandeiro e estelionatário, como narra em autobiografia.
  • Em 1995, no feriado de 12 de outubro, data em que a igreja católica celebra nacionalmente o dia da senhora Aparecida, considerada pelos católicos a santa padroeira do Brasil, a população brasileira se refere, ainda hoje, a um episódio controverso - chamado de “o chute na santa” - quando o então bispo da IURD Sérgio von Helde, proferiu insultos verbais e físicos contra uma imagem da santa, durante o programa matutino O “Despertar da Fé”, transmitido pela Rede Record. O bispo protestava contra o caráter do feriado nacional de 12 de outubro. O episódio acirrou uma verdadeira batalha com a Rede Globo defendendo o lado da igreja católica. No mesmo ano a emissora exibe a minissérie “Decadência”, de Dias Gomes, onde o ator Edson Celullari interpretava um pastor corrupto, com referências explícitas ao líder da IURD, além de exibir reportagem especial no programa “Globo Repórter” com o bispo Edir Macedo ensinando aos seus pastores como tirar dinheiro dos fiéis. Ambos os vídeos ainda estão disponíveis na internet.
  • Em 2012 apresentadora Xuxa Meneghel venceu o processo que movia desde 2008 contra a Folha Universal, jornal da IURD. Na época da acusação, a publicação afirmou que a apresentadora tinha “pacto com o diabo”. Após sua demissão da Globo em 2015, a apresentadora foi contratada pela Record e se tornou umas das principais no elenco da emissora de Edir Macedo. É vida que segue.
  • No dia 31 de julho de 2014 foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do Templo de Salomão, um marco histórico para a Igreja Universal.
  • A ex-presidente Dilma e o então vice-presidente Temer inauguram o Templo de Salomão.
  • A trilogia “Nada a perder”, que conta a trajetória de Macedo é lançada em 2012 e se torna um best seller.
  • Marcelo Bezerra Crivella, sobrinho de Macedo e ex-bispo da IURD, conquista nas eleições de 2016 a prefeitura do Rio de Janeiro, pelo partido PRB (Partido Republicano Brasileiro).
  • Começa a ser rodado em 2017 o longa metragem “Nada a Perder - Parte 1”, trazendo o ator Petrônio Gontijo no papel de Edir Macedo, com lançamento previsto para fevereiro de 2018.
  • Os Correios lançam selo comemorativo dos 40 anos da IURD.
Há poucos dias, a igreja Universal foi homenageada em sessão solene do Congresso Nacional, solicitada pelo deputado Márcio Marinho (PRB-BA) e pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que presidiu a sessão. O evento contou com a presença de milhares de pessoas.

E, com certeza, há um templo da Universal bem pertinho de você. 

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário