segunda-feira, 26 de junho de 2017

PASTOR: VOCAÇÃO, CHAMADO MINISTERIAL OU PROFISSIONAL LIBERAL NA FÉ? - 3


Pastor à Luz da Palavra de Deus


Vejamos as principais características que definem um pastor segundo o que define a Palavra de Deus.

01. É um crente chamado, vocacionado e capacitado por Deus para exercer tal missão (todos aqueles que exerceram posições de liderança ou pastoreio no relato bíblico foram chamados pessoalmente por Deus).

02. Sua chamada e vocação são marcadas por um desejo interno, profundo e ardente em cuidar, para Deus e sob Sua direção, de um grupo de crentes por um longo período em locais que ele não escolhe (nota-se isso claramente nos textos escritos por Paulo, Pedro, João e outros escritores neo-testamentários)

03. Sua chamada e vocação são confirmadas pelas pessoas que pastoreia ou que de alguma forma estiveram sob seus cuidados pastorais (A "aceitação" da Igreja com relação às cartas neo-testamentárias e a confirmação de que se tratava de escritos inspirados por Deus [canonicidade] corroboram isso).

04. Sua capacitação se dá através de dons espirituais dados por Deus para bem exercer o ofício e ministério pastoral como, por exemplo: 
  • dom de pastor, de profeta, de mestre e outros que formam um "pacote" capacitando este crente para pastorear (Os dons alistados em Efésios 4:11 são uma prova de que se trata de dons ministeriais ou para liderança na Igreja. O contexto do capítulo confirma isso.).
05. O amor a Deus e ao rebanho de Deus são marcas visíveis neste crente. Sem isso seria impossível pastorear. Isso o move ao perdão, paciência e perseverança incomuns à maioria dos cristãos (O amor dos apóstolos e o amor dos genuínos pastores pelo rebanho e pela Palavra de Deus no transcorrer da história da Igreja são contundentes para corroborar este ponto).

06. Entende que seu pastorado não é uma profissão, mas sim uma missão determinada a ele por Deus. Ele não é um empresário, muito menos um empregado da Igreja. É um ministro da Palavra de Deus. Seu trabalho é fundamentalmente espiritual (A Bíblia em sua integralidade confirma isso).

07. Não possui interesses pessoais acima dos espirituais e ministeriais. Não tem dificuldade em renunciar aos seus prazeres e satisfações pessoais em prol do rebanho do Senhor (as cartas pastorais ensinam largamente esse princípio bíblico da abnegação voluntária).

08. Não busca ostentação e elogios. Não busca enriquecimento material. Busca vidas salvas e libertas para glória de Deus (as cartas pastorais ensinam largamente esse conceito bíblico).

09. Dedica e administra todo o seu tempo, bens, dons e talentos nas prioridades corretas, ou seja, o espiritual sempre está a frente do material. Mas, não significa que descuide do cuidado pessoal ou de sua família. É um lutador que vive para Deus na dependência dEle dentro dos parâmetros já delineados pelas Escrituras, ou seja, entende que é mordomo e prestará contas a Deus de tudo que lhe foi confiado (o Senhor Jesus ensinou isso na parábola dos talentos - Mateus 25:14-30).

10. Dedica-se a oração, pregação, ao estudo e ao ensino bíblico com responsabilidade e temor (as orientações paulinas a Timóteo enfatizam também essa questão).

11. É humilde e reconhece suas limitações. Sabe que mesmo sendo pastor, continua sendo servo (a Bíblia em sua integralidade ensina isso).

12. É pastor de tempo integral. Está ciente que sua vocação e ofício exigem isso (observa-se esse princípio claramente nos ministérios de Pedro, Paulo e demais discípulos. (...) Quem prega a Palavra, que viva da Palavra...).

13. É incansável no cuidado da sã doutrina. Cuida para que os demais irmãos sejam ministrados em todo desígnio de Deus revelado em Sua Palavra (as cartas pastorais enfocam isso).

14. É sustentado por Deus, através da instrumentalidade da Igreja. Vive nesta dependência alegremente. Se for necessário e temporariamente irá "confeccionar tendas", mas sabe que isto não é o ideal bíblico para seu ministério. Irá trabalhar para que sua congregação assim entenda o ministério pastoral (O ministério de Paulo é um bom exemplo disso. Foi obrigado a fazer tendas pela negligência da Igreja com o sustento do apóstolo. É um exemplo do que não é pra ser feito por uma igreja, e não o contrário. O próprio Paulo explica isso em suas cartas.).

15. É consciente que somente os que também são vocacionados, como ele o é ao ministério pastoral, conseguem entende-lo completamente (a Bíblia mostra pelas cartas pastorais que somente um pastor consegue entender outro pastor em todos os aspectos que constituem o ministério pastoral).

16. É consciente que mesmo possuindo dons espirituais não conseguirá pastorear sem a ajuda e direção de Deus. Sabe que quem realiza é Deus.

17. Sabe discernir e alertar o rebanho quando este está em perigo e quando falsos mestres se introduzem nele (Sabe que o Espírito Santo o usa como o atalaia de Deus para a Igreja do Novo Testamento. O princípio ensinado em Ezequiel 33 é aplicável hoje.).

18. Tem consciência que muitas vezes se sentirá solitário e cansado. Mas tem a firme convicção que Deus está com ele e nEle tem suas forças revigoradas pra prosseguir (Não pode negligenciar o dom que há nele dado por Deus. Continua firme fazendo a obra de um evangelista.).

19. Ensina estes itens aos irmãos que pastoreia. (Não tem receio ou medo de "tocar" nesse assunto.).

20. Sabe que desse ensino resultará no bom preparo de outros pastores segundo o coração de Deus.

21. Sabe que nem todos o entenderão.

22. Sabe que Deus o entenderá e apoiará.


Conclusão


Amigos pastores, por amor a Cristo, ensinemos isso ao povo de Deus. Ainda existem muitos pastores fiéis a Deus e dignos de serem chamados de "homens de Deus".

Mudemos a concepção que os farsantes produziram em muitos e propaguemos a verdade e dignidade do santo ministério. Rechacemos os lobos em peles de cordeiros. Honremos Aquele que nos chamou.

A Igreja agradece.

[Fonte - Sites pesquisados: Revista Ultimato, Chamada, CPAD, CACP, Bereianos Apologética e Teologia Reformada]

A Deus toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário