Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem que precisam de uma filosofia de vida; outros entendem que servir a Cristo decorre do comportamento, da moral e da ética.
Quando falamos de obediência, geralmente vêm a nossa mente a ideia de regras, mandamentos, ordens, etc. Jesus disse:
"Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15).
Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?
Analisando e entendendo os contextos
Jesus é enfático com relação aos seus mandamentos:
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama" (14:21); "Se alguém me amar, guardará a minha palavra (...) Quem não me ama não guarda as minhas palavras" (23,24).
Mas, quais são os mandamentos? Ao falar deles, João disse:
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1 Jo 5:3; grifo meu).
- a) Os mandamentos de Deus revelam o seu amor?;
- b) Os homens necessitam dos mandamentos, como sendo essenciais à vida? e;
- c) Os mandamentos não são pesados, ou seja, não são penosos?
Por que os mandamentos revelam o amor de Deus? A resposta é:
"Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo..." (3:23).
O apóstolo João demonstra que cumprir o mandamento de Deus é o mesmo que crer no nome do seu Filho, ou seja, a partir do momento que você ouviu a mensagem do evangelho e creu, cumpriu cabalmente o mandamento de Deus.
Crer em Cristo, ou cumprir o mandamento de Deus é designado também como obediência:
"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade..." (1 Pedro 1:22).
Por meio da obediência à verdade do evangelho (que apresenta o Filho de Deus aos homens) o homem deixa de ser filho da desobediência (Adão)
"Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Colossenses 3:6),
e passa a ser filho de Deus, o que é essencial a nova vida. Segue-se que os homens precisam dos mandamentos de Deus para obter nova vida.
Por que os mandamentos não são penosos?
Diferente daquilo que os homens imaginam, o mandamento de Deus é crer, o que não demanda esforços ou realizações. Se comparado as ordenanças humanas no intento de alcançar a salvação
"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los" (Mateus 23:4),
os mandamentos de Deus são suaves e leves (11:30).
Há aqueles que nomeiam a Cristo de Senhor, mas que não fazem a sua vontade
"Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu mando?" (Lucas 6:46).
Somente aqueles que creem em Cristo como salvador são verdadeiramente seus servos e fazem a vontade dEle
"Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante" (6:47).
Você como cristão deve ter o cuidado para não ser enganado. Há muitos que apregoam que você deve fazer uma 'pseudo' vontade de Deus, ou fazer a 'obra' de Deus. Mas, como você já aprendeu, a vontade de Deus e a obra de Deus é que o homem creia naquele que Ele enviou.
Algumas pessoas perguntaram a Cristo sobre o que fazerem para executarem a obra de Deus, ou seja, o que deveriam realizar para serem servos de Deus, e a resposta de Jesus é clara:
"A obra de Deus é esta: crede naquele que ele enviou" (Jo 6:29).
Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem que precisam de uma filosofia de vida; outros entendem que servir a Cristo decorre do comportamento, da moral e da ética.
Pelas suas ações os homens nunca alcançarão a salvação de Deus, porém, além de serem religiosos, moralistas, formalistas, legalistas, tradicionalista, etc, aplicam-se aos jejuns, celibatos, isolamentos, sacrifícios, meditações, orações, rezas, abstinências, etc, tudo na procura de "agradar" a Deus e/ou de salvação.
Mas, não é isto que Deus preparou para os seus filhos, àqueles que creem no nome do seu Filho. Em Cristo Jesus há liberdade. Aos seus filhos Ele convida que vivamos o presente século de maneira sóbria e piamente
"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente" (Tito 2:12).
Paulo recomenda que os filhos da luz, comportam-se como filhos da luz, porém, não é o comportamento dos filhos da luz que os tornam filhos
"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz" (Efésios 5:8).
Há muitos lideres cristãos que aprisionam os seus seguidores através de ordenanças em nome da obediência ao evangelho de Cristo. Fica o alerta de Paulo: Que ninguém faça de você uma presa, pois já obedecestes de coração a forma de doutrina que lhe foi apresentada (Cl 2:8; Romanos 6:17).
Que ninguém prive você do prêmio tentando sujeitá-lo a ordenanças como não tocar, não provar ou não manusear (Cl 2:18). Que ninguém te julgue pela comida, pela bebida, por dias, por festas, por vestes, pois já estais unidos à Cabeça, que é Cristo.
Após você ter obedecido a Deus por intermédio do evangelho, a única obra que deve realizar é a perseverança, pois a perseverança é a OBRA perfeita da fé (Tiago 1:4), pois quem te guardará incontaminado do mal é Deus (Jo 17:15);
"Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno" (2 Ts 3:3).
É preciso diferenciar obediência a verdade, que é crer em Cristo, do dever de amar os irmãos. O amor aos irmãos não promove a salvação, mas a obediência à verdade promove. Porém, a obediência à verdade leva ao amor fraternal não fingido (1 Pe 1:22; 1 Jo 3:23).
Conclusão
Perguntas e Respostas:
1) O que é obediência a Deus?
R. Crer no seu Filho, o enviado de Deus (1 Jo 3:23).
2) O que é crer?
R. É descansar na promessa de salvação em Cristo. Crer em Cristo, ou cumprir o mandamento de Deus também é designado como obediência:
"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade..." (1 Pe 1:22).
3) Qual a relação entre obediência e os mandamentos do Senhor?
R. Cumprir os mandamentos de Deus é obedecer e obedecer é cumprir os seus mandamentos. Ora, quem obedece a Deus crê nAquele que Ele enviou, e quem obedece crê no enviado de Deus.
4) Você é obediente a Deus?
R. Se você crê em Cristo como salvador conforme diz as escrituras, você é obediente.
5) O que Jesus exige daqueles que lhe chamam 'Senhor, Senhor'?
R. Que façam a sua vontade, que é crer em Cristo conforme diz as Escrituras.
6) Qual é a obra perfeita da fé?
R. Perseverar na esperança proposta. A perseverança é a obra perfeita da fé (evangelho)!
7) O que fazer para executar as obras de Deus?
R. Que creiais nAquele que Ele enviou.
Em síntese: obedecer é igual a crer e crer é igual a ter a liberdade em obedecer e isto fica bem explicado na sequência de textos (e contextos) abaixo:
"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (...) Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. (...) Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (...) E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" (Gálatas 5:1,13,16,17,24,25).
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:14-16).
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário