segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A SÃ DOUTRINA - O JUÍZO FINAL

Quer queiramos ou não, haverá um dia em que todas as pessoas do mundo, independentemente da sua raça, cor, ou religião serão julgadas. Pois todas as pessoas, sob esse aspecto, são criaturas, do Deus Criador dos céus e da terra.

O juízo de Deus está intimamente relacionado com a segunda e derradeira volta de Jesus. E quer as pessoas queiram, ou não; quer elas estejam preparadas, ou não, Jesus irá voltar para colocar fim a este mundo de pecados, e restaurar o planeta ao seu estado original; o de santidade.

Vamos entender isso vendo 11 importantes fatos sobre o Juízo Final: 

  • 1) Jesus colocou o juízo, como estando no futuro:

"Mas Eu vos digo que, de toda a palavra ociosa que os homens disserem, hão-de dar contas no dia do juízo." - Mateus 12:36 

  • 2) Paulo procurou convencer Félix acerca do juízo, como estando no futuro:

"E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei." - Atos 24:25 (grifo meu) 

  • 3) Todos teremos que comparecer perante o tribunal de Deus:

"Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." - 2 Coríntios 5:10 (grifo meu) 

  • 4) Deus vê todas as coisas:

"E não há criatura alguma encoberta diante dEle; antes, todas as coisas estão nuas e patentes, aos olhos daquele com quem temos de tratar." - Hebreus 4:13 (grifo meu) 

  • 5) Deus trará a juízo todas as coisas encobertas:

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." - Eclesiastes 12:13 e 14 (grifo meu)

  • 6) No juízo, Deus terá em consideração até o lugar onde nascemos:

"O Senhor contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali." - Salmo 87:6

  • 7) No juízo, todos os pecados, não confessados, estarão perante os pecadores:

"Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniquidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS." - Jeremias 2:22 

  • 8) Se abandonarmos os pecados pelo arrependimento, eles serão apagados dos registros de Deus: 

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério, pela presença do Senhor." - Atos 3:19 (Grifo meu, ver também 1 João 1:9 e Hebreus 8:12) 
Não posso deixar de comentar. Que Deus maravilhoso o nosso! Os salvos não terão que se deparar com os seus pecados, pois eles estarão confessados e, consequentemente perdoados. Caso contrário, eles não seriam levados por Jesus e Seus anjos, para o céu. 

  • 9) Deus terá registrado no livro memorial os nossos atos de bondade:

"Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome." - Malaquias 3:16 (grifo meu)

  • 10) As pessoas que permanecerem no pecado, terão o nome riscado do livro da vida. 

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. " - Apocalipse 3:5 

  • 11) A mensagem final de Deus para a humanidade reflete o juízo: 

"...Temei a Deus e dai-lhe glória por que vinda é a hora do Seu juízo." - Ap 14:7 

Agora vejamos as fases do Juízo Final, para que possamos ter uma maior compreensão do assunto: 

1ª Fase do Juízo – Investigação ou Pré-Advento 


Este julgamento já começou e vai terminar ainda antes da volta de Cristo. Nesta fase serão julgados as pessoas salvas. Este juízo se dará antes da volta de Jesus, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência, o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: 
"Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." - Ap 22:12 
Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: "E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado." Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação (Yon Kipur) que era um dia de juízo, e transportar para o santuário celestial, como descrito em Hebreus e Apocalipse. Ver Hb 8:1 e 2 e Ap 11:19. Assim compreenderemos melhor o Juízo. 

Em Daniel 9 e Esdras 7; comparados com a história, mostram a data do início dos tais 2300 anos. De 457 a.C. até 1844 d.C., completa o referido período. Eu acredito que em 1844, o nosso Senhor, que é o Sacerdote e Sumo-Sacerdote celestial, começou o juízo de investigação; a começar com os que já morreram salvos, e depois, dentro do tempo de Deus; com os vivos também salvos. Quando Jesus retornar, tudo já estará definido. Os bodes estarão do lado esquerdo e as ovelhas do lado direito. 

Alguém pode dizer que Deus pode realizar o juízo num estalar de dedos, e não precisa de um julgamento de tantos anos, como sugerido, desde 1844 em diante. É verdade, Deus pode; mas, se temos as profecias bíblicas tão bem explicadas, para alguma coisa serve, que é para serem estudadas, compreendidas e obedecidas. Sem contar que Deus gosta de deixar tudo explicado para que ninguém tenha no que acusar Deus. 

2ª Fase do Juízo – De Confirmação 


Este juízo terá lugar durante os mil anos Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4:23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação. 

Em Apocalipse 20:13 e 1 Corintios 6:3, mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Jesus no processo de julgamento dos perdidos, que estarão mortos e inconscientes. Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e a condenação. 
"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo." - Hb 9:27. 
Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, para que os salvos confirmem o amor de Deus e os perdidos possam reconhecer a Sua justiça. 

3ª Fase do Juízo – Executivo 


Esse juízo acontecerá depois dos mil anos. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado. 

Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juízo final. Ver Apocalipse 20:7-15 

É bom salientar também que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e 2 Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje. 

Conclusão


A nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará depois do milênio, novos céus e nova terra. Aqui será a sede do universo todo. Onde reinou o pecado será a sede da justiça e do amor. 

A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e Hebreus 7: 24 e 25. Vivamos a vida com Jesus, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário