quarta-feira, 4 de maio de 2016

O QUE "É" UMA IGREJA?

A pergunta que dá título ao artigo pode parecer ter uma resposta óbvia, mas não é bem assim. Essa pergunta abre um leque para várias respostas. A primeira coisa que precisamos fazer é entender a etimologia da palavra. 

Você já ouviu alguém falando que igreja é no original ekklesia significa "chamados para fora" (inclusive, eu próprio já falei isso), então "a igreja é um povo chamado para fora do_____ (inclua aqui tudo o que a pessoa não concorda: mundo, sistema religioso, parede e por aí vai)". O problema é que a raiz de uma palavra nem sempre fornece o significado no tempo em que foi usada. 

Por exemplo, entendemos hoje gentileza como cortesia, mas no latim gentilis era quem pertencia à mesma família ou clã. Então, apesar de algumas vezes útil devemos tomar cuidado com o "significado oculto da raiz da palavra". Veja o que Robert Cara [Dr. Robert J. Cara é diretor acadêmico e professor de Novo Testamento no Reformed Theological Seminary. Robert também é pastor na Associate Reformed Presbyterian Church.], em artigo bem interessante chamado "Cuidado com o Significado Oculto da Raiz de uma Palavra", escreve sobre ekklesia:
"No grego, mais do que no português, muitas palavras são uma combinação de duas outras palavras, mas geralmente o estudo etimológico do porquê e de quando essas palavras foram combinadas é completamente desconhecido pelo autor do Novo Testamento. A palavra grega ekklesia, que é geralmente traduzida por 'igreja', é uma combinação das palavras 'chamar' e 'fora'. Contudo, os dicionários gregos acadêmicos não dão a definição de 'os chamados para fora' para a palavra ekklesia, porque ela não está sendo usada dessa maneira no Novo Testamento. Embora seja teologicamente verdadeiro que cristãos tenham sido chamados para fora do mundo pecaminoso para ser a igreja, essa verdade não é derivada da palavra ekklesia. Semelhantemente, no inglês moderno a palavra butterfly (borboleta) é claramente composta das palavras butter (manteiga) e fly (mosca), mas isso não nos ajuda a entender melhor o inseto."
Este foi um exemplo rápido de erros referentes ao significado na raiz da palavra. No artigo "Cuidado com o Significado Oculto da Raiz de uma Palavra", Robert Cara trabalha outras falácias etimológicas (etimologia?), como o famoso "pecado é errar o alvo".


A Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã traz a seguinte definição para igreja:


No Novo Testamento, "igreja" traduz a palavra grega ekklēsia. No grego secular, ekklēsia designava uma assembléia pública, e este significado ainda foi mantido no NT (Atos 19:32, 39, 41).

No Antigo Testamento hebraico a palavra qahal designa a assembléia do povo de Deus (e.g. Deuteronômio 10:4; 23:2,3; 31:30; Salmos 22:23), e a LXX (Septuaginta), a tradução grega do AT, traduz esta palavra por ekklēsia e synagōgē, igualmente. Até mesmo no NT, ekklēsia pode significa a assembléia dos israelitas (At 7:38; Hebreus 2:12); mas, à parte destas exceções, a palavra ekklēsia no NT designa a igreja cristã, tanto local (e.g. Mateus 18:17; At 15:41; Romanos 16:16; 1 Coríntios 4:17; 7:17; 14:33; Colossenses 4:15) quanto universal (e.g. Mt 16:18; At 20:28; 1 Co 12:28; 15:9; Efésios 1:22).

É interessante notar que algumas das pessoas que enfatizam o "chamados para fora" são também contra a reunião dos crentes em um prédio para cultuar a Deus. Contudo, como o uso do termo ekklēsia mostra, a igreja é uma assembléia (ou seja, uma reunião) e a igreja em Atos se reunia sim em locais fechados para cultuar a Deus, orar e ouvir a Palavra.

Conclusão

Tentando simplificar


Após a análise acima, deixando de lado os imbróglios sobre a etimologia da palavra, vou fazer uma definição simples do que é "ser" igreja na forma de perguntas e respostas.

  • O que significa a palavra "igreja"?

A palavra grega significa uma "assembleia" (At 7:38; 19:32,39,41).

  • Deus tem mais que uma igreja?

Não. Ela é chamada "Igreja de Deus, que Ele adquiriu para Si pelo sangue do Seu próprio Filho" (At 20:28 - Versão Bíblia de Jerusalém).

  • Que tipo de pessoas formam a Igreja?

Só um tipo: pecadores, sejam eles judeus ou gentios, que, diante de Deus, se arrependeram de suas obras más e, pela graça, creram no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, tendo sido selados pelo Espírito Santo (At 20:21; 2 Co 1:22; Ef 1:13).

  • Irá algum deles se perder? 

Impossível! Pois, Deus "nos elegeu nEle [em Cristo] antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor"; e, portanto, "não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção" (Ef 1:4; 4:30) - grifos meus.

  • O que formam, em cada localidade, os membros desta única Igreja? 

Juntos, eles formam localmente parte daquela única Igreja. Por exemplo: "...à igreja de Deus que está em Corinto..." (1 Co 1:2). É o que conhecemos como conceito de igreja local.

  • Quando a igreja foi mencionada pela primeira vez?

O Senhor Jesus disse: "...sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18).

  • Quando ela foi realmente formada?

No dia de Pentecostes (50 dias depois de haver o Senhor Jesus ressuscitado de entre os mortos), quando o Espírito de Deus desceu e batizou os crentes individuais em um corpo, unindo-os, como um organismo vivo, a Cristo, sua cabeça exaltada nos céus (At 2).

  • A quem foi primeiro revelado o segredo de que a Igreja estava, como algo vivo, conectada a Cristo?

A Saulo de Tarso: "Saulo, Saulo, por que ME persegues?" (At 9:4). Saulo, ao perseguir os cristãos, estava, na verdade, perseguindo a Cristo, a cabeça. A doutrina lhe foi revelada mais tarde (grifo meu).

  • Qual é o relacionamento dos cristãos com Cristo?

Até Deus haver chamado o apóstolo Paulo (anteriormente, Saulo de Tarso), nunca tinha sido revelada, aos filhos dos homens, a verdade que pecadores, tanto judeus como gentios, que creem no Senhor Jesus Cristo, são agora feitos membros vivos daquilo que é chamado "Seu corpo", do qual Ele é a Cabeça (Ef 3:1-6). Trata-se de uma união viva (1 Co 6:17). Juntos, esses escolhidos formam a Igreja que Cristo amou e pela qual entregou-Se a Si mesmo. Como objeto de Sua afeição, ela é chamada de Sua noiva. Nós, que cremos, somos Seu corpo e Sua noiva.

  • O que Cristo fez pela Igreja?

Ele amou-a "e a Si mesmo Se entregou por ela" (Ef 5:25).

  • O que Ele está fazendo agora por ela?

Alimentando-a e cuidando dela; está nos santificando e limpando de uma maneira prática, neste mundo, pela aplicação, em nossas almas, da Palavra de Deus (Ef 5:26,29).

  • O que Ele logo irá fazer por ela?

Apresentá-la "a Si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível", a tão esperada noiva que Ele ama (Ef 5:27).

  • Qual é o destino da Igreja?

Ser eternamente amada por Ele, e, na companhia do Senhor Jesus, ser o instrumento para demonstrar a glória do próprio Deus (Apocalipse 21:1-2,9-11)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário