Não sei absolutamente nada da fase atual do Ministério de Louvor Diante do Trono. Além da líder, Ana Paula Valadão Bessa, que todos conhecem, não conheço nenhum dos atuais integrantes. O DT para mim acabou no décimo primeiro álbum. De lá pra cá, na minha opinião, só fez piorar tendo se transformado em apenas mais um nome no mercado da música gospel, subjugado unicamente ao contexto comercial. Por isso, tudo o que vou escrever nesse artigo é referente ao que para mim é um dos trabalhos mais marcantes tanto na discografia do grupo, quanto um marco na então nova página da história da música evangélica que começava a ser escrita.
O chamado...
O Diante do Trono tem uma história muito particular. Ele não nasceu da escolha dos seus integrantes, mas de um ideal que Deus tinha plantado no coração de pessoas estratégicas.
Há décadas, várias pessoas que que então integravam o ministério já faziam parte do louvor da Igreja Batista da Lagoinha. Entre eles o maestro Sérgio Gomes, o baixista Roney Fares, a vocalista Soraya Gomes, a saxofonista Renata Leal, o regente Robinho. A jovem Ana Paula Valadão, que segue na liderança do ministério, crescia nos caminhos do Senhor participando das atividades da igreja, como filha do pastor presidente, Márcio Roberto Valadão.
Em outubro de 1997, Ana Paula e o maestro Sérgio viajaram aos Estados Unidos para participar da gravação de um CD e também de um congresso, no seminário teológico onde ela estudou por um ano, após decidir interromper a faculdade de Direito e se dedicar integralmente à vida ministerial. Ali eles viveram momentos decisivos, quando Deus a tratou quanto à convicção do seu chamado.
Conforme seu testemunho, em suas orações Ana percebia que, sempre que abria os olhos, estava orando com os braços e as mãos erguidas em direção à bandeira do Brasil – no local do congresso haviam bandeiras dos países espalhadas pelas paredes. Então ela sentiu claramente que Deus a direcionava para a gravação do louvor congregacional que já acontecia na Lagoinha, a sua igreja.
O começo...
Ana Paula e Sérgio retornaram dos Estados Unidos na mesma época em que os pastores Márcio e Carlos Gomes retornaram da Índia, impactados pela situação das meninas vítimas da prostituição. Ao apresentarem ao pastor Márcio a direção que Deus lhe deu, ele logo aprovou e decidiram investir os recursos advindos do CD na criação e manutenção do Projeto Ashastan - Índia Diante do Trono, que trabalha para a recuperação daquelas meninas.
Com a direção de Deus e a aprovação do pastor Márcio, Ana Paula e Sérgio buscaram formar um grupo com pessoas que já faziam parte do El Shamah, um dos grupos de música da igreja. Nascia assim o Ministério de Louvor Diante do Trono, embora nessa época ele ainda não tivesse este nome e ninguém imaginasse a dimensão que o Senhor lhe daria.
O primeiro disco...
Começaram então os preparativos para a primeira gravação: composição das músicas, arranjos, levantamento da equipe técnica, preparação da igreja. Apesar de cantar desde a infância, Ana Paula ainda não tinha fluência para compor. Quando compôs a música "Não Temas" e cantou para um amigo, que achou a melodia feia. Mas isso não a parou. Tempos depois, veio a canção "Diante do Trono", que deu nome ao primeiro CD e posteriormente ao ministério: "Enquanto tomava banho eu orava. Clamava a Deus com tanta intensidade que passei a chorar e a gemer na Sua presença. Minhas lágrimas misturavam-se com a água do chuveiro. Assim brotava a melodia da música Diante do Trono. Ela nascia do meu interior com uma fluência incrível, e a letra começou a vir aos meus lábios de forma igualmente sobrenatural", conta.
No dia 31 de janeiro de 1998, como um milagre de Deus, o Diante do Trono gravou o seu primeiro CD dentro da própria Igreja Batista da Lagoinha. As músicas "Manancial" e "Aclame ao Senhor" (que é uma versão de "Shout To The Lord", de Darlene Zschech) marcaram o primeiro trabalho, já apontando Nívea Soares e André Valadão como promessas. Durante duas horas, 7.000 pessoas cantaram e dançaram, criando uma nova tendência e legitimando um novo conceito de música no meio cristão.
Diante do Trono, o disco...
Em 1998, o então grupo de pessoas comprometidas com o anúncio da palavra do Senhor se reuniu na Igreja Batista da Lagoinha para gravar o primeiro CD/DVD da série Diante do Trono. Conhecido apenas como Ministério de Louvor da IBL o grupo gravou o primeiro projeto que intitulou o nome do ministério. Com doze músicas, sendo sete de autoria de Ana Paula, o ministério começou a ficar conhecido, principalmente por causa das músicas "Deus de Amor", "Manancial", "Aclame ao Senhor" e "Diante do Trono". Não demorou muito e as músicas do DT começaram a ser cantadas na maioria das igrejas e não faltava mocinhas tentando imitar a voz doce e suave da Ana Paula.
Faixa a faixa
O cd começa com uma música de louvor e exaltação "Quero Celebrar" de Dennis Jernigan (versão Ana Paula), tem um som bem agradável e se torna muito mais animada no coro onde diz: "Celebrai a vida, celebrai Jesus! Celebrai a nova vida! [...] Celebrai a nova vida com Jesus!". Música que nos faz querer celebrar o nosso novo nascimento em Cristo. Muito boa.
A segunda "A Quem Temerei?" é uma composição da própria Ana Paula, e a melhor de louvor e exaltação. Com um ritmo bem animado continua bem, não ficando atrás de "Quero Celebrar".
Mudando um pouco o som, nós ouvimos "Não Temas" que mostra bem o vocal de Ana Paula, acompanhada do backing que conduzem bem a música. Outro toque marcante na música é o solo de bateria. O que teve de baterista tentando fazer igual...
A quarta canção é "Me Libertou" que é o único solo de André Valadão nesse CD. Não considero essa canção muito bonita, mas, o solo de André e o do backing deu um melhorada na estrutura vocal do hino.
No mesmo estilo segue "Se Renovam" é o tipo de canção "passa pra outra que essa não faz falta", mas que acabou "pegando" por causa da letra fácil e refrão tipo chiclete.
"Te Agradeço", outra composição de Dennis Jernigan, se tornou um clássico nas igrejas e ainda hoje é cantada. Não há quem não ouviu a linda primeira parte do hino "Por tudo o que tens feito / Por tudo que vais fazer / Por Tuas promessas e tudo que És / Eu quero Te agradecer / Com todo meu ser / Te Agradeço...".
(Respirando...)
Lembrando que esse cd é da primeira fase do DT, onde reside as melhores canções (em questão de mais conhecidas do grupo). Nessa primeira fase (Diante do Trono, Exaltado e Águas Purificadoras) não havia a tão excessiva exposição da voz de Ana Paula, que embora seja um lindo soprano poderia ter dado mais oportunidades aos outros membros do grupo, como Nívea Soares, André Valadão (ambos seguem carreira solo hoje), Soraya Gomes, Helena Tannure e a nova cantora Mariana Valadão (que tem uma bela voz, mas que durante anos teve que se contentar em ficar no backing ou fazer dueto com a irmã, mas que hoje também se consolidou em carreira solo).
Ahã, continuando...
No sétimo hino encontramos a 5ª composição de Ana Paula nesse cd. "Deus de Amor" - uma das minhas preferidas - fala sobre que mesmo em dificuldades podemos confiar na fidelidade do Senhor.
"Manancial", foi o grande destaque por seguir um tom de ministração que começava a ser comum nas igrejas (tão comum que em muitos casos perdeu a essência e virou fórmula). Teve uma versão remixada no "DT 6 - Quero Me Apaixonar", e é um dueto de Ana Paula e André Valadão. Ficou muito legal na voz dos dois, principalmente com Ana Paula iniciando a canção.
Eu, aliás, tenho um testemunho pessoal com essa canção. Há alguns anos, quando passei por um grave problema de saúde, tendo, inclusive, ficado por 28 dias em coma na UTI da Santa Casa, quando fui até desenganado pelos médicos, voltei do coma ao som do refrão dessa música, cantado por vozes angelicais: "Eu quero ser, como um jardim fechado, regado e cuidado pelo seu Espírito, flua em mim, como um manancial, do meu interior com águas vivas, restaura o meu ser, para o seu louvor." Foi um experiência inesquecível que, obviamente transformou essa canção marcante em minha história com Deus.
"Aclame ao Senhor" é a versão da música "Shout To The Lord". A composição de Darlene Zschech, do Hillsong Music Austrália, ficou belíssima na voz de Nívea Soares acompanhada que formou um trio certeiro com Soraya F. Gomes e Érika Azevedo Costa. Embora seja uma das canções evangélicas mais cantadas no mundo inteiro e tenha ganhado versões na voz de PG e Aline Barros (só para citar os mais conhecidos), essa interpretação de Nívea superou as expectativas.
A próxima faixa é a que Ana Paula conta no seu testemunho acima "Diante do Trono" que veio, então, se tornar o nome do ministério de louvor.
"Quão Grande És Tu" - canção maravilhosa na voz de Soraya Gomes - e "Adoramos o Cordeiro", traduções/versões de Ana Paula para composições dos ministros Shannon Fogal Wexelberg e Dennis Jernigan, respectivamente, fecham o álbum com chave de ouro. São canções de adoração que cumprem sua função: ministrar ao coração de Deus!
Indicadíssimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário