terça-feira, 17 de maio de 2016

DEVOCIONAL - 3: SOBRE O CÍRCULO DA TERRA

"É Ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos; é Ele que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar." - Isaías 40:22

A descoberta de que a Terra é redonda é considerada uma das maiores conquistas científicas do homem, erradamente atribuída a Cristóvão Colombo. Colombo realmente foi um explorador de grande coragem, mas em seu tempo muita gente já havia migrado para o Novo Mundo.

No que diz respeito à esfericidade da Terra, o mito da "terra plana" da idade média não era o ponto de vista de muitos dos estudiosos da antiguidade. A Bíblia mesmo nunca abrigou este tipo de conceito. Suas poucas referências aos quatro cantos da Terra (veja Isaías 11:12), literalmente significam os quatro quadrantes do compasso.

A passagem que acima apresentamos ganha plena compreensão quando pensamos em termos de uma Terra esférica, com sua forma básica ao nível do mar determinada pela superfície dos oceanos, controlada pela ação da gravidade. A palavra hebraica "khug" basicamente significa círculo. Qualquer seção vertical que passe pelo centro da Terra é um "grande círculo" e qualquer linha "reta"pela superfície dos oceanos é, na verdade, um arco de tal círculo. 

Este é somente um dos muitos "insights" pré-científicos da Bíblia escritos muito antes do surgimento da moderna ciência, prova de que ela foi mesmo inspirada por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário