sexta-feira, 22 de abril de 2016

22 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA TERRA

"Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a aos filhos de Adão!" - Salmo 115:16 [ VKJ]
No livro do Gênesis (2:15), quando Deus recriou a terra, ele a colocou sobre a responsabilidade de Adão. Essa responsabilidade ainda cabe a todos os descendentes de Adão que habitam na Terra, entretanto, infelizmente, eles têm negligenciado tão grande responsabilidade.

O Dia da Terra foi criado pelo então senador norte americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril. Entretanto, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do então senador Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

Como e quando surgiu


No dia 22 de abril de 1970, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.

O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembrou o senador, "mas funcionou."

A data tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Este dia que surgiu como um movimento universitário, converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis.

Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas.

Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufacturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Contudo...


Mais de quarenta anos depois da primeira comemoração do Dia da Terra, este planeta está na mesma ou pior. O excesso de produção e de consumo parece ser a maior das "doenças" e a que provoca o resto dos males do mundo.

Por todo o país decorrem atividades que comemoram o Dia da Terra, assinalado mundialmente, a partir de 1990, no dia 22 de Abril.

Conclusão


Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra. A Terra é nossa casa, vamos conservá-la e tratá-la com muito amor e carinho. Neste Dia da Terra vamos pensar e agir em favor de nosso planeta. O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.
Altere os seu hábitos se quer continuar a festejar este Dia da Terra tão importante, o nosso planeta está nas nossas mãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário