quinta-feira, 1 de outubro de 2015

"O JOVEM MESSIAS", VEM AÍ FILME SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” - Lucas 2.52

Não existe nenhuma narrativa extensa sobre a infância de Jesus na Bíblia. E se não está na Bíblia, principalmente nos Evangelhos, não há outra fonte digna de confiança e merecedora de crédito quanto à narrativa da infância de Jesus Cristo narrada nas Sagradas Escrituras. Com essa afirmação quero dizer que não há informação digna de confiança porque os documentos extras bíblicos, que reclamam tal status, e tentam dar conta desse lapso de tempo da infância de Jesus, são bem posteriores aos Evangelhos, e foram influenciados pelo gnosticismo, uma heresia combatida pela Igreja do primeiro século, fundamentalmente por intermédio das cartas apostólicas.

Então, por falta de material sobre a infância de Jesus, muitas são as especulações sobre ela, não contribuindo em nada para o nosso conhecimento sobre o Senhor e a sua história como menino. Ao analisarmos o contexto das passagens que envolvem a infância e a adolescência do nosso Senhor, vemos que Lucas não tem o objetivo de descrever a infância de Jesus numa perspectiva biográfica. Embora haja dados biográficos no conteúdo, os Evangelhos não são relatos preponderantemente biográficos. E não apresenta uma preocupação cronológica com a estruturação das narrativas, embora o escrito lucano seja considerado, entre os Evangelhos, o mais cronológico.

O Evangelho de Lucas narra tudo o que sabemos sobre a infância e a adolescência de Jesus. O objetivo de o evangelista narrá-lo é o de apresentar a paternidade divina de nosso Senhor, pois Ele foi concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo. Nessa narrativa está presente 'o anúncio do anjo Gabriel a Maria sobre o nascimento de Jesus (1:26-38)'; 'a história do nascimento de Jesus e a presença de anjos juntamente com os pastores de Belém (2:1-20)'. 

Nosso Senhor foi uma criança comum, crescendo e desenvolvendo-se como qualquer criança da Antiga Palestina. Assim o texto lucano destaca a humanidade do nosso Senhor desde a tenra infância: 'a apresentação do menino ao Senhor no Templo (2:21 -40)'; 'e a única história do texto bíblico sobre Jesus na adolescência' (2:41-52). Portanto, a narrativa do nascimento de Jesus Cristo está alocada no Evangelho de Lucas como uma introdução de quem é a pessoa do meigo nazareno, destacando sua paternidade divina e a sua característica humana.

Ficção?


A infância de Jesus Cristo será contada em um filme que estreará em breve nos cinemas, apresentando a história do Filho de Deus de um ponto de vista poucas vezes explorado pela cultura popular. O filme se inspira no livro “The Young Messiah” (“o jovem Messias”, em tradução livre), escrito pela autora best-seller Anne Rice [Nascida Howard Allen Frances O'Brien, é estadunidense, de New Orleans. É considerada a rainha dos góticos, por causa da série de livros sobre vampiros que compõem sua obra. Os mais famosos são 'Entrevista com o Vampiro', eternizando o vampiro sedutor Lestat, que no cinema foi interpretado pelo ator Tom Cruise e a saga Crespúlo, que além de best sellers, foram sucesso em suas versões para as telonas.]. O livro mescla os relatos bíblicos a respeito dessa época com pesquisas sobre os hábitos e costumes da região e ficção, supondo situações que se encaixem com a vida adulta de Jesus.

A autora, conhecida por títulos de ficção sobre vampiros, se identifica como uma cristã não-nominal comentou que o filme, assim como o livro, “apresenta uma história de ficção realista sobre o nosso Senhor”. Para Anne Rice, a história escrita por ela “afirma e aceita o magnífico mistério da Encarnação”, e diz que suas fontes para a construção dessa ficção são a “história e os Evangelhos”. Um dos pontos polêmicos apresentados no filme é a operação de milagres por Jesus ainda na infância, coisa que não é narrada na Bíblia. 

O diretor do filme, Cyrus Nowrasteh, comentou que a ideia do filme é apresentar uma suposição que não contradiga a vida e o ministério de Jesus: “Este novo título visa apresentar um retrato realista de Jesus como criança, coerente com o Jesus adulto revelado na Bíblia. Esperamos que as crianças sejam atraídas pela história do menino Jesus e que seja um filme edificante para toda a família”.

O longa-metragem estreia em março de 2016 nos Estados Unidos, aproveitando a Páscoa. De acordo com informações do Brea The Cast, o menino Jesus será interpretado pelo ator Adam Greaves-Neal. O ator Sean Bean, conhecido por trabalhos na saga “O Senhor dos Anéis” e na série de TV Game Of Thrones, participa do filme interpretando o general romano Severus, incumbido de encontrar o Messias para o imperador. É aguardar para ver no que vai dar, mas eu acho que isso não vai prestar.

[Fonte: Omelete]

Nenhum comentário:

Postar um comentário