Neste artigo, vamos entender o significado do nome GILGAL, um local muito importante descrito na Bíblia - e também o nome do ministério onde eu congrego -, mas que não é conhecido por muito cristãos. Primeiro veremos quais os significados segundo o Dicionário Bíblico:
Gilgal (heb. Haggilgal) = Um círculo de pedras:
- (1) Foi o sítio onde, pela primeira vez, acamparam os israelitas, depois de terem atravessado o rio Jordão. Aqui foram levantadas as doze pedras que tinham sido tiradas do rio, e foram circuncidados aqueles que tinham nascido no deserto – e pela primeira vez se celebrou a Páscoa na terra de Canaã. E no mesmo lugar permaneceu um acampamento durante o primitivo período da conquista (Js 4:19,20; 5:9,10; 9:6; 10:6 -43; 14:6). Foi visitado por Samuel, quando era juiz (1 Sm 7:16). Ali foram oferecidos sacrifícios ao Senhor (10:8; 11:14,15; 13:4-15; 15:12,21) – Saul foi proclamado rei (11:15) – e foi morto Agague, o amalequita (15:33). Àquele lugar se dirigiram os homens de Judá para apresentarem as suas saudações ao rei Davi, pela sua volta a Jerusalém depois da morte de Absalão (2 Sm 19:15-40). Foi ocupado depois da volta do cativeiro (Ne 12:29). No sítio de Gilgal acha-se agora a povoação de Tell Jiljul, distante sete quilômetros do rio Jordão, e 2.400 metros de Er-Riha (Jericó).
- (2) Uma cidade, distante dez quilômetros ao norte de Betel, donde partiram Elias e Eliseu antes da trasladação do primeiro, e para onde voltou Eliseu (2 Rs 2:1 – 4:38). Hoje o seu nome é Jiljilia.
- (3) O ‘rei de Gilgal’ foi derrotado por Josué (Js 12:23). Chama-se agora Jiljulia ao norte de Jope, e distante dez quilômetros de Antipatris. 4. Limite da parte setentrional de Judá, também com o nome de Gelilote, sendo, provavelmente, o mesmo que Gilgal de 1 (Js 15:7 – 18:7).
Elias, Eliseu - Gilgal e a jornada rumo à unção dobrada
2 Reis 2:1 -
"Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu" [grifo meu].
Na época em que Elias iria ser elevado ao céu, e Eliseu estava para receber uma porção dobrada do Espírito Santo, esses dois homens de Deus viajavam por um caminho que os ligava a quatro locais que serão citados abaixo.
A partir dos aspectos físico e geográfico, podemos extrair uma lição espiritual muito importante: se quisermos ser elevados ao céu como Elias, ou receber o Espírito Santo como Eliseu, teremos de percorrer estes quatro estágios da vida, conforme nos são tipificados pelos quatro locais visitados durante a viagem.
Devemos, também, dar início a uma jornada em Gilgal e percorrer toda a trajetória até atravessar o rio Jordão se almejamos ser arrebatados ou esperamos receber o poder do Espírito Santo. Vejamos o que estes quatro lugares podem representar em nossas vidas.
Gilgal, Betel, Jericó e Jordão - lugares de experiências especiais com Deus
Gilgal, tratando com a carne
A palavra Gilgal, em sua etimologia hebraica, significa "removido". A partir de Josué 5:2-9 vemos que a geração dos filhos de Israel que inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada eles estavam entrando em Canaã e logo herdariam sua herança.
Mas antes a velha carne deveria ser removida para que os filhos de Israel pudessem ter uma chance de desfrutar de uma nova vida. O significado da circuncisão, conforme nos é revelado no novo testamento, indica "despojamento do corpo da carne" (Gl 2:11). Vemos nessas duas passagens que Deus aqui retirou do povo de Israel o opróbrio do Egito.
Em Gilgal, Deus retirou a vergonha, tudo aquilo que desqualificava o povo de Israel. Gilgal é lugar de deixar para trás tudo que nos causou vergonha, tristeza, tudo que desmereceu a nossa pessoa. Em Gilgal, amadurecemos, crescemos, tomamos consciência de que passaremos por lutas, mas venceremos à medida que assumimos uma postura madura de não sermos mais meninos.
Tratando o caráter - o princípio para remover a carne
Muitos irmãos supõem que a vitória sobre o pecado é a marca da perfeição. Mas não sabem que é a carne quem peca! Segundo as Escrituras, a carne é condenada por Deus. A carne é tudo que temos ao nascer:
"O que é nascido da carne é carne..." (Jo 3:6).
Ao nascermos tudo que temos provem da carne e isso não inclui apenas pecado, malícia, maldade. Mas também as coisas boas, bondade, sabedoria, habilidade. Uma lição difícil de ser aprendida pelo crente, é que ele reconheça a própria carne.
As vezes passamos por fracassos, privações e provações. Antes de saber o que é a nossa própria carne. O que atrapalha nosso progresso tanto na vida quanto na obra é a carne, poucos irmãos têm consciência de que Deus o convoca a negar a sua própria carne.
No tempo de Josué, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Em Gilgal Deus nos concede entendimento de que a carne deve ser julgada (tratamento de caráter). Deus declara que a carne deve ser lançada fora,que a carne precisa ser circuncidada.
Contexto atual
Gilgal hoje é a igreja, e onde realizamos a circuncisão da carne? No coração, esse deve ser o nosso ponto de partida a expressão mais elevada de vida espiritual, não se encontra apenas na regeneração, santificação ou vitória sobre o pecado. Mas principalmente em negar a própria carne. Aqueles que não estiveram em Gilgal, ainda não deram inicio de fato, á sua jornada espiritual.
Se não aprendermos de fato a negar a carne, não podemos dizer que sabemos o que é uma vida espiritual. Podemos ser zelosos nas boas obras e é possível que até nos sintamos felizes em realizá-las, mas ainda não há revelação clara da vontade de Deus
Romanos 8:8 -
"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."
Josué o altar em Gilgal - a nova geração, o novo pacto
A fim de interpretar corretamente o significado de Gilgal, devemos, primeiramente, compreender o princípio da primeira menção contido nas Escrituras Sagradas. A partir de Josué 5:9, descobrimos que Gilgal é um lugar que significa "removido". Ao ler os versículos 2 a 9, compreendemos que a geração dos filhos de Israel que inicialmente saíram do Egito foi toda circuncidada, ao passo que a geração de israelitas que nasceram depois, no deserto, não o foi.
Naquela época, esta geração estava entrando em Canaã e, logo, herdaria sua herança. Portanto, a velha carne deveria ser "removida"; o opróbrio do Egito precisava ser lançado fora ou removido para que os filhos de Israel pudessem ter a chance de desfrutar uma nova. vida, porquanto o significado da circuncisão, conforme nos é revelado no Novo Testamento, indica "despojamento do corpo da carne" (Cl 2:11).
Quem verdadeiramente reconhece o que é a carne? Quem entende o que quer dizer tratar com a carne? Quem compreende o que quer dizer o julgamento da carne? Conforme dito no tópico anterior, muitas pessoas supõem que a vitória sobre o pecado é a marca da perfeição, mas não sabem que é a carne quem peca! Isto deve ficar bem claro para nós.
No tempo de Josué, Gilgal era exatamente o lugar onde a carne foi despojada e julgada. Para o crente hodierno (Atual; que diz respeito ao dia de hoje e/ou ao tempo recente. Moderno; que reflete o momento contemporâneo), Gilgal simboliza o lugar onde a carne deve ser julgada por meio do entendimento que Deus nos concede. Deus declara que a carne deve ser lançada fora.
Assim, concordemos com Ele. Deus afirma que a carne precisa ser circuncidada. Portanto, sejamos circuncidados no coração. Em nossa jornada espiritual pela vida, devemos, também, "partir de Gilgal" - ou seja, ter o caráter tratado - e negar a carne. Porém, observe, por favor, que isso não especifica o grau de despojamento de alguém, mas simplesmente declara que a carne precisa ser julgada. Um erro frequente cometido pelas pessoas é procurar zelo e boas obras, mas deixar de negar a carne. No entanto, o mais essencial é julgarmos a carne da mesma forma como Deus a julgou.
Amós e a sentença de Deus ao povo pelos pecados cometidos em Betel e Gilgal
Aqueles que não partiram de Gilgal nunca deram início, de fato, à jornada espiritual. Aqueles que não aprenderam a negar a carne não sabem o que é a vida espiritual. Esses indivíduos podem ser zelosos nas boas obras, e é possível que até se sintam felizes ao realizá-las, mas não compreendem a verdadeira vida espiritual.
Cerca de 40 anos antes da destruição de Samaria, Deus enviou Amós para profetizar sobre o fim iminente daquele povo rebelde. Neste livro, Deus mostra seu desgosto com o povo escolhido, o qual recusava a oportunidade de andar com o Senhor.
Amós 4:4 mostra como os israelitas tinham esquecido até mesmo os fundamentos básicos de sua comunhão com Deus:
"Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e multiplicai as transgressões."
Deus escolheu suas palavras sabiamente quando mencionou estas duas cidades, porque Betel e Gilgal representavam a própria essência do relacionamento de Israel com Deus.
Betel significa "Casa de Deus" e era o lugar onde Jacó tinha feito um pacto importante com Deus (Gênesis 28:20-22). Ele ergueu um memorial para marcar aquele lugar, e mais tarde voltou para adorar o Senhor (35:1-15). Ali, Deus prometeu dar a terra de Canaã aos descendentes de Jacó. Betel representava a presença de Deus em Israel.
Gilgal também está intimamente associado com a ideia da relação especial de Israel com o Senhor. Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19, 20). No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta do Egito (5:1-9). O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (14:6). Gilgal, como Betel, representava a presença de Deus entre os israelitas.
No tempo de Amós, porém, estas cidades estavam associadas com o pecaminoso desrespeito a Deus. O que Israel estava fazendo era igual a uma mulher cometendo adultério no dia do aniversário do seu casamento, no mesmo leito que ela compartilha com seu esposo! Israel tinha esquecido tudo o que era especial sobre ser povo de Deus.
Mas, o que precisamos entender é que os erros foram cometidos pelos israelitas E NÃO pelas cidades. Ou seja, Betel e Gilgal - que, posteriormente, foram transformadas em redutos de idolatria - absolutamente nada têm a ver com erros cometidos pelo povo. Não foram as cidades quem contaminaram o povo e sim o povo quem as contaminou com suas essência pecaminosa. Deus os levou a Betel e a Gilgal para tratá-los, foram eles quem resistiram ao tratamento.
Aprendendo em Gilgal
1. Gilgal começou a significar: "O fim da vergonha".
Sim! Em Gilgal a primeira coisa que Deus faz é
"Remover a vergonha da vida deles..." (Js 5:9).
Que tipo de vergonha era essa? Vergonha de cerca de 430 anos de escravidão. Ainda a vergonha do pecado e a vergonha da desobediência. Durante a caminhada pelo deserto o povo deixou claro que por várias vezes estavam acostumados a vida pecaminosa e desobedientes dos Egípcios.
2. Gilgal Veio a significar: "O Renovo Espiritual".
A Espiritualidade estava debilitada pela longa jornada de 40 anos. Em Gilgal tinham a oportunidade de reaverem seus votos e renova-los diante de Deus. (Josué 2).
Note: O Pacto Abraãmico da Circuncisão, fora esquecido por eles desde quando saíram do Egito , isto por cerca de 40 anos. Veja a decisão parte de Josué. Era a forma de purificar o povo e conservar a aliança com Jeová.
O que a circuncisão tem haver conosco hoje? Veja bem! Hoje essa circuncisão é praticada em um ato simbólico, direto no coração, (a fonte das emoções e dos desejos). Assim como Josué - um prefigura do Cristo - propôs a circuncisão ao povo como forma de purificação e renovação da aliança. Jesus faz o mesmo com o seu povo.
3. Gilgal também veio significar: "Lugar de Adoração".
Note: Conforme Josué, capítulo 5:10-12, em Gilgal a adoração ganha um novo sentido, o povo estava parado, e não mais perambulando pelo deserto por conta da rebeldia de seus corações. Veja por que. Em Gilgal celebraram, a Páscoa antes de irem a conquista. Páscoa era simbolo da saída do Egito (ou seja, libertação), em Gilgal ela ganha um novo sentido: conservar o pacto.
Isto era feito de três formas:
- Celebrando com Festas.
- Júbilos expressões de vozes "cânticos".
- Com Muita "Adoração", Eis a razão por que Gilgal passou a significar "Lugar de Adoração". Gilgal veio a significar: "Lugar de Provisão". Durante 40 anos o povo foi provido do Maná (Êxodo 16:8-16). Quando se localizaram na terra, comeram do fruto dela, então o Maná parou de cair. Por esta razão Gilgal simboliza lugar de provisão. Entenda: O Maná era uma concessão, o fruto era obrigação. Logo vale dizer que Jesus é uma concessão a quem O aceitar. Ele mesmo disse: "Pelo pão havereis de trabalhar [isto é provisão]". A Igreja oferece ao crente a disponibilidade de viver honestamente, de seus próprios proventos!
4. Gilgal significa: "Lugar de encontro com Deus".
Este ato trata-se do ultimo provento de Deus, antes de partirem para conquista de Jericó. Estamos nos momentos da estadia do povo em Gilgal. Neste momento Josué é agraciado com a presença do anjo do senhor. Uma representação teofânica de Deus. (conforme Josué 5:14,15). Observe que todas essas coisas aconteceram enquanto o povo residia em Gilgal aguardando a ordem de Deus, para saírem a conquistar as possessões que Ele lhes dera. Então, Gilgal também é um lugar de buscar a Deus.
Conclusão
A Gilgal de época marcou Israel, A Gilgal de hoje cujo pareamento a coloca em posição de Igreja, nos leva as mesmas. Condições de Fim da vergonha do pecado. Significa "O Perdão" alcançado!
A renovação do entendimento mediante a graça. (1 Co 5:17). O foco da exclusividade na adoração. (Jo 4:24,25). Por ter sido criada por Deus, e fundado pelo Cristo, a Igreja é hoje a porta aberta onde o homem realmente pode encontrar Deus.
Enfim, o mesmo ocorre nos dias atuais. As pessoas fazem uma mudança geográfica tentando resolver um problema que é de sua própria essência. Os problemas não estão em Betel, em Gilgal ou em qualquer outro lugar.
A Deus, o Pai, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Muito bom o estudo,vai me ajudar explorar mais pra pregar com mais segurança sobre esse lugar pouco falado,a Gilgal em que Elias eEliseu são separados é a mesma?
ResponderExcluirResponda no email:
wandersonflausino7@gmail.com
Que maravilha de estudo
ResponderExcluirNós Nós trazendo belo conhecimento dos palavra de Deus
Deus continue abençoando você
Ass: Diácono Ivanildo
Deus continuem abençoando ricamente A sua vida família e ministério
ResponderExcluirBoa explicação, valeu.
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