quinta-feira, 5 de março de 2015

BEN-HUR, CLÁSSICO DO ÉPICO GANHA REMAKE

Cartaz de divulgação da produção original de 1959

O original


O filme Ben-Hur (Ben-Hur, EUA, 1959), de William Wyler é um dos grandes clássicos do cinema épico. Eu não aprecio o gênero (não tenho paciência, pois geralmente são filmes enormes), mas esse eu consegui assistir todo. O filme foi uma super produção dos estúdios MGM. Os números traduzem o volume: 100.000 figurinos, 8.000 figurantes, 300 sets de filmagens e um estonteante orçamento que, nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. 

Os criadores de Ben-Hur realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos. Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heroica odisseia inclui a escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de um galé em meio à uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo. 

Os prêmios


Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator - a produção ainda faturou a estatueta de Melhor Filme de 1959, com o lendário William Wyler colecionando o terceiro prêmio de Melhor Diretor - e o filme tornou-se recordista de Oscar da história do cinema - 11 estatuetas - Ben-Hur (1959), recordista de Oscars, ao lado de Titanic e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. 

O remake

    Rodrigo Santoro já gravando como Jesus no remake 

Apesar de levar o mesmo nome do filme de Wyler, a refilmagem mostrará uma história diferente, antes do Império Romano tomar Jerusalém, focando nos primeiros anos da vida de Judah Ben-Hur e seu companheiro Messala - além de mostrar um enredo paralelo, com a jornada de Jesus Cristo, até sua condenação por Pilatos, o que deixará o longa mais fiel ao livro de Wallace. O novo Ben-Hur terá no elenco ainda Toby Kebbell (Messala, personagem de Stephen Boyd no filme original), Morgan Freeman (Ildarin, o homem que ensina Ben-Hur a pilotar uma biga) e Pedro Pascal (Pôncio Pilatos). Olivia Cooke e Ayelet Zurer também estão no elenco.

A nova produção


O russo Timur Bekmambetov (O Procurado , Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros ) dirigirá o remake. O novo Ben-Hur tem estreia prevista para 27 de fevereiro de 2016.A MGM anunciou que vai fazer mais uma versão do romance histórico Ben-Hur: A Tale of the Christ, de Lew Wallace. O livro, de 1880, já foi adaptado para os cinemas em um curta Ben Hur (1907), um filme mudo Ben-Hur: A Tale of the Christ (1925) e o mais clássico de todos, o estrelado por Heston.

Rodrigo Santoro


Rodrigo Santoro está prestes a conquistar o maior papel de sua carreira em Hollywood. Ele será ninguém menos que Jesus Cristo. Segundo o site The Hollywood Reporter, o ator brasileiro interpretará Jesus Cristo na refilmagem de Ben-Hur. Jack Huston interpreta o papel principal do príncipe judeu tomado como escravo, e obrigado a se vingar do antigo amigo Messala. Jesus tem um papel importante nesta história, que inclui cenas de pregação e de crucificação. As filmagens já começaram. Falando nisso, 2015 deve ser um bom ano para Rodrigo Santoro: além das filmagens de Ben-Hur, o ator será visto no suspense Golpe Duplo, na biografia Dominion e no faroeste Jane Got a Gun. Dá-lhe, Santoro!

Fonte: Omelete e Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário