Nesse artigo eu vou falar de um clássico que marcou minha adolescência, assim como, creio eu, a de muitos outros dos da minha geração. "The Outsiders [aqui] Vidas Sem Rumo", é um filme extremamente poético, com fotografia belíssima, interpretações marcantes e uma trilha sonora bem conduzida. Destaque para a canção "Stay Gold" Interpretada por Stevie Wonder e composta por Carmine Coppola (✰1910/✞1991 - avô do ator Nicolas Cage e filho do cineasta Francis Ford Coppola e diretor do longa). Cult nos anos 80 (foi produzido em 1983), o filme lançou atores que viriam a ser astros - alguns estão na ativa até hoje, outros foram lançados no limbo do esquecimento - do cinema hollywoodiano.
Quando o diretor Francis Ford Coppola decidiu adaptar o best-seller adolescente "The Outsiders" (1967, Saraiva, 192 páginas), da escritora Susan E. Hilton para o cinema, criou não só um clássico dos anos 80 como também uma vitrine para novos astros de Hollywood. "Vidas sem Rumo" revelou para o mundo uma safra de estrelas como Matt Dillon ("Drugstore Cowboy" - 1989), Ralph Macchio ("Karatê Kid" - 1983), Patrick Swayze (✰1952/✞2009 - "Ghost, Do Outro Lado da Vida" - , Rob Lowe e Emilio Estevez ("O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" - 1985), C. Thomas Howell ("A Morte Pede Carona - 1986) e o mais bem sucedido de todos, Tom Cruise ("Top Gun, Ases Indomáveis" - 1986, a franquia "Missão Impossível", dentre muitos outros).
Gravado na memória
É difícil falar sobre algo que você gostou na infância ou adolescência porque seu julgamento pode ser manipulado pela nostalgia. Ainda assim, lendo o livro da Susan E. Hinton e revendo o filme do Coppola (Como não gostar de algum filme de Coppola?) posso perceber que "The Outsiders (Vidas Sem Rumo)" é uma história bonita para jovens, na qual qualquer adolescente pode encontrar seu retrato de alguma forma. Até porque a autora o escreveu com apenas 16 anos, o que dá mais autenticidade aos sentimentos dos personagens e às situações que eles enfrentam.
A história
Não é minha intenção dar spoiler, mas sim aguçar seu interesse em ver (e/ou rever) esse filme que, embora não tenha sido um grande sucesso no cinema e ter sido recebido com reservas pela crítica especializada, é, sem dúvida, um super clássico que vale muito a pena assistir.
Em um subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma turma, formada ainda por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam. Os acontecimentos são vistos pela ótica Ponyboy, que gosta de poesia e "...E o Vento Levou".
Conclusão
O que eu mais gostei em "Vidas Sem Rumo" é a forma com as delicadas relações de amizade entre os Greasers são mostradas. Jovens que se unem na desgraça, que superam suas diferenças com respeito, que apoiam uns aos outros em qualquer tipo de situação. A dinâmica entre os irmãos Curtis é muito crível, inclusive as birras infantis de Ponyboy com o irmão mais velho, que levam involuntariamente ao evento trágico que muda o destino de alguns e afeta a todos, forçando o amadurecimento dos garotos. Enfim, pode pegar o saco de pipoca, o refri ou o suco e assistir a essa maravilha da sétima arte com a marca registrada dos brilhantes anos oitenta. Ah, e se tiver oportunidade, não deixe de ler o livro também.
- Caso queira ver o filme completo dublado é só clicar ➫ aqui.
Ficha Técnica:
Título: The Outsiders (Original)
Ano produção: 1983
Dirigido por: Francis Ford Coppola
Estreia: 25 de Março de 1983 (Mundial)
Duração: 91 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama Policial, Romance
País de Origem: Estados Unidos da América
Roteiro: Kathleen Rowell, Marjorie Bowers, S.E. HintonS.E. Hinton, Stephen H. Burum
Produtores: Fred Roos, Gian-Carlo Coppola, Gray Frederickson, Kim Aubry
A Deus, o Pai, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário