terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PREPARE O BOL$O, SAIU A TABELA DO IPVA 2015

Esta informação interessa aos proprietários de veículos automotores. Saiu a tabela para o IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor - que, teoricamente é pago pelos desgastes causados nas estradas e vias que o governo mantém tão bem conservadas e seguras para a gente trafegar. Por isso que não há reclamações e o número de acidentes diminuem a cada ano. Ops!, desculpe, esqueci que estamos no Brasil. 

Todo ano os proprietários de veículos obrigatoriamente pagam um valor determinado geralmente pelo ano do seu carro e a potência também influencia no valor. Quanto mais potente mais caro o IPVA. Quem tem veiculo sabe da importância de manter em dia o pagamento desse imposto, justamente por que o veiculo fica irregular a partir do momento em que o pagamento não é feito. 

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) divulgou nesta terça-feira (2) a tabela e a escala de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015. Houve uma diminuição média de 3,73% na valor do imposto, que já pode ser pago. Para automóveis utilitários, a redução foi de 3,9%; e, para motocicletas e similares, foi de 4,29%. O subsecretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos, salientou que quem optar pelo pagamento do IPVA em parcela única até a data do primeiro vencimento terá 3% de desconto . 

O valor também pode ser dividido em três parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março do ano que vem (veja tabela com datas abaixo). A escala de pagamento tem início no dia 19 de janeiro, para veículos de placa com final 1 e vai até o dia 30, para automóveis de placas terminadas em 0.

Os bancos já estão recebendo o IPVA a partir desta terça-feira, quando a tabela foi publicada pela SEF. A rede bancária credenciada para receber o imposto conta com Banco do Brasil (incluindo Mais BB e Banco Postal), Caixa Econômica Federal (e casas lotéricas), Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander. Todos os terminais de autoatendimento destes bancos poderão ser utilizados no pagamento do IPVA, sendo necessário apresentar o número do Renavam do veículo. 

O contribuinte também pode emitir a guia de arrecadação no site da SEF, nas repartições fazendárias e nas unidades de atendimento integrado (UAI). Nestes dois últimos, porém, será cobrada uma taxa de R$ 8,17. Os proprietários de veículos adquiridos após 17 de outubro de 2014, que quiserem pagar o IPVA proporcional, também podem emitir a guia no site da SEF, procurar uma repartição fazendária ou um posto UAI.

A taxa de licenciamento de 2015 será de R$ 77,60 e vence no dia 31 de março de 2015. O IPVA de Minas Gerais vai cair pelo sétimo ano seguido. A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou, na manhã desta terça-feira (2), que a queda será, em média, de 3,73% para 2015. Os valores do IPVA estarão disponíveis para consulta no site da SEF, pelo telefone 155, para todo o Estado, e também através de uma aplicativo para dispositivos com Android, iOS e Windows Phone. Os bancos credenciados - Banco do Brasil (incluindo Mais BB e Banco Postal), Caixa Econômica Federal (e casas lotéricas), Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander - já recebem o IPVA a partir dessa terça-feira, 02/12. 

Todos os terminais de autoatendimento destes bancos poderão ser utilizados no pagamento do IPVA, sendo necessário apresentar o número do Renavam do veículo. Segundo Gilberto Ramos, os pedidos de revisão podem ser protocolados na repartição fazendária do município onde o carro foi registrado. O formulário de requerimento está disponível no site da SEF. Veja a tabela conforme a seguinte sequência: 1) Final da placa, 2) Dia vencimento da 1ª parcela ou cota única (janeiro), 3) Dia vencimento da 2ª parcela (fevereiro) 4) Dia vencimento da 3º parcela (março):

1)  1      2) 19 3) 23  4) 23
     2          20     23      23
     3          21     24      24
     4          22     24      24
     5          23     25      25
     6          26     25      25
     7          27     26      26
     8          28     26      26
     9          29     27      27
     0          30      27      27

Com informações do Jornal O Tempo e do site do Detran-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário